Banco de Projetos

URAÍ, RENASCENDO, EDUCANDO E PRESERVANDO

Ano / Edição: 2013
Município: Uraí
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

Secretaria Municipal de Educação Cultura e Turismo

Diagnóstico

Promover a conscientização das novas gerações em proteger o meio ambiente e o patrimônio público faz-se necessário e urgente, tendo em vista as consequências da falta de desta conscientização deseja-se despertar o processo de formação e informação, orientando para o desenvolvimento da consciência crítica sobre as questões ambientais, a fim de minimizar os danos causados pela falta de sensibilidade. O educador é fundamental, pois tem em suas mãos a oportunidade de formar cidadãos conscientes da importância da preservação, desenvolvendo o senso crítico através do diálogo e mudanças de atitudes.

Descrição

O desenvolvimento de projetos/atitudes de preservação ambiental faz parte do plano de metas da atual gestão da Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Uraí-Pr. A meta proposta busca o desenvolvimento de ações que contribuam para o desenvolvimento de projetos de educação ambiental e preservação do patrimônio público, desenvolvidos pelas escolas e educadores da rede municipal de ensino, com a inserção da comunidade uraiense. Diante disso observamos a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento e formação de cidadãos conscientes.

Objetivos

Gerais:

Desenvolver uma política de gestão ambiental, voltada para a formação de cidadãos conscientes de suas atitudes perante o meio ambiente, estimulando nas crianças o respeito ao meio ambiente e patrimônio público, mostrando a importância da sua participação no cuidado e reconhecer-se como um indivíduo natural e que a Natureza é extremamente importante para a sobrevivência de todos.

Específicos:

 Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos acerca dos temas que envolvem meio ambiente e cidadania incluindo a sua importância e o cuidado para as futuras gerações.  Despertar nas crianças a consciência da importância da preservação do meio ambiente.  Estimular e educando para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza.  Atingir de forma gradativa a escola como um todo, os familiares e a comunidade, quanto a valorização do que a natureza nos oferece;  Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza;  Sensibilizar o corpo discente de que o que é público não é apenas responsabilidade do governo e sim de todos  Compreender a existência de normas, valores e convenções sociais.  Ter atitudes de valorização, de manutenção e preservação de espaços coletivos e do meio ambiente.  Valorizar o cuidado do ambiente e patrimônio público para a qualidade da vida humana.

Metas a atingir:

Despertar e conscientizar as crianças sobre a importância da preservação ambiental e estimula-los a atitudes de valorização, de manutenção e preservação de espaços coletivos e do meio ambiente.

Cronograma

Físico:

O projeto teve início no mês de junho com a sua divulgação, no mês de julho foram enviados os regulamentos a todas escolas e centros municipais de Educação Infantil, iniciando neste mesmo mês sua execução pelos professores. A entrega do projeto à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo será no final do mês de outubro, sendo a Cerimônia de Premiação dos melhores trabalhos no mês de novembro.

Financeiro:

Serão necessários recursos financeiros para a compra de materiais escolares diversos para o desenvolvimento dos projetos nas escolas e centros municipais de educação infantil e quanto à premiação, a Secretaria de Educação, Cultura e Turismo está solicitando doações.

Orçamento:

-

Beneficiários Diretos:

Conscientização da comunidade escolar (alunos, pais e funcionários) sobre a importância da preservação ambiental e patrimônio público para a qualidade de vida de todos.

Beneficiários Indiretos:

Conscientização da comunidade Uraiense sobre a importância da preservação ambiental e patrimônio público para a qualidade de vida de todos.

Resultados:

Espera-se com o presente projeto promover ações voltadas a uma formação de cidadãos conscientes de seu papel perante a preservação ambiental e do patrimônio público, estabelecendo com isso uma sistemática de ação, que possa servir de referência para uma gestão formadora e de integração com a comunidade.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos