Cinco Marias
Ano / Edição: 2020
Município: Bandeirantes
Função de Governo: Educação
Diagnóstico
Bandeirantes, é um município brasileiro do estado do Paraná, localizado na região Sul do Brasil. Sua população conforme a estimativa do IBGE de 2019, é de 31.367 habitantes. A Rede Municipal de Ensino é composta por 19 Instituições Escolares, sendo 08 Centros Municipais de Educação Infantil e 11 Escolas de Ensino Fundamental, onde destas, 02 (duas) são de tempo integral, totalizando 3.054 alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino de 2020.
Em tempos de Coronavírus a educação das crianças de um modo geral atua com grandes avanços tecnológicos nos últimos tempos de pandemia onde todos devem manter o isolamento social seguindo as recomendações da Secretaria da Saúde. No entanto a tecnologia digital precisa servir como apoio para as crianças desta geração, mas não protagonista no processo de aprendizagem.
Em virtude, a Escola Municipal Diógenes Eisenhut Pessoa de Vasconcelos, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Bandeirantes oferece aos educandos uma didática diferente que diz respeito a jogos e brincadeiras, com propósitos pedagógicos e alinhados nos componentes presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Independente do caminho a ser seguido, algumas ações podem ajudar a Rede Municipal de Ensino a concluir os desafios enfrentados perante a pandemia.
Brincadeiras e jogos ofertam experiências de uma aplicação de um resgate de um meio de estimular os interesses referente as emoções e afetividade. Brincando as crianças aprendem a interagir em si e retrata a representação da própria realidade, o brincar da própria criança.
Ao decorrer desta proposta curricular, a escola está criando oportunidades para as crianças ampliarem seus conhecimentos do mundo físico e sociocultural, além de dinamizar o aprendizado desenvolvendo habilidades como a autonomia, a liderança, a criatividade e a responsabilidade o contexto social.
Descrição
Cinco Marias, pipoquinha ou belisco, é um jogo também conhecido como "brincadeira dos cinco saquinhos", ou "das cinco pedrinhas", que devem ter tamanhos aproximados. No caso dos saquinhos, são de tecido, de mais ou menos 3 por 4 centímetros, com enchimento de areia, farinha, grãos de arroz ou feijão.
Regras do jogo:
1.Jogar todos os saquinhos no chão (ou outra superfície) e pegar um deles sem tocar nos demais; jogar para o alto o saquinho escolhido, enquanto pega um dos outros quatro que estão no chão, e sem encostar nos restantes; segurar o saquinho na volta, com a mesma mão, antes que ele caia no chão; repetir o mesmo para cada um dos quatro saquinhos.
2.Novamente, jogar os cinco saquinhos no chão e pegar um, sem tocar nos restantes; repetir a etapa anterior, só que agora de dois em dois saquinhos.
3.Repetir tudo, mas desta vez pegando um saquinho e depois os três restantes ao mesmo tempo.
4.Jogar os saquinhos, pegar um, jogá-lo para o alto, pegar os quatro saquinhos restantes de uma só vez e em seguida pegar o saquinho que estava no ar sem deixar cair nenhum.
5.Na última etapa, jogar os cinco saquinhos no chão e pegar um sem tocar nos demais; com a outra mão, formar um túnel por onde os quatro saquinhos restantes deverão ser passados, um de cada vez, enquanto o saquinho escolhido estiver lançado ao ar.
6.Ganha quem passar todas as fases.
Observação: Se o jogador tocar num dos saquinhos que estão no chão, que não seja o escolhido para a execução da jogada, ou deixar algum deles cair da mão, passará a vez ao próximo jogador.
O presente trabalho foi dividido em três etapas:
No primeiro momento, os profissionais da escola confeccionaram os saquinhos (tecidos que foram fornecidos através da Secretária de Educação) e distribuídos para as turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Como o projeto se encontra em andamento, no segundo momento os próprios alunos com o auxílio de seus familiares, confeccionarão seus próprios jogos, estimulando o resgate da brincadeira cultural que contribuirá para aprendizagem com postura empreendedora . Será realizada uma competição entre os educandos, onde aquele que confeccionar mais jogos de Cinco Marias receberão uma premiação que levará a participar da terceira etapa, representando os alunos da Escola Municipal Diógenes Eisenhut Pessoa de Vasconcelos.
No terceiro momento, será realizado um Drive Tour na frente da escola, com o intuito de comercializar os jogos, onde a renda arrecadada será revertida para os próprios alunos após retornar as aulas presenciais. Para abranger o atual projeto, serão convidadas outras Instituições de Ensino Municipal com o objetivo de alcançar o maior número de educandos, mantendo o resgate de uma das brincadeiras tradicionais e cultivando o repertório cultural da criança em tempos onde a tecnologia tomou espaço das brincadeiras tradicionais.
Em vista dos conceitos apresentados no diagnóstico, o projeto Cinco Marias foi idealizado objetivando o ensino ao empreendedorismo como uma forma lúdica de aprendizagem.
O ensino do empreendedorismo aonde todas as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de forma transdisciplinar presentes em todas as áreas de conhecimento que foram definidas a partir dos direitos éticos, estéticos e políticos assegurados pela Diretrizes Curriculares Nacionais e de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida no século 21. Conforme José Dornelas “empreender é o ato de realizar sonhos, transformar ideias em oportunidades e agir para concretizar objetivos, gerando valor para sociedade. ”
O projeto também buscou inserir pais e filhos trabalhando juntos para uma maior aproximação entre os membros das famílias, visando apontar a didática pela afetividade, assumindo como o principio da aprendizagem.
Objetivos
Gerais:
Brincadeiras e jogos da cultura popular presente no contexto comunitário local e regional, e formar estudantes com conhecimentos, habilidades e atitudes empreendedoras capazes de transformar ideias em soluções inovadoras, que poderão gerar benefícios e prosperidade para si e para sociedade.
Específicos:
1- Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer a abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
2-Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
3- Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, suas identidades, suas culturas e suas potencialidades, sem preconceito de qualquer natureza.
4- Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade e flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
5-(EF12EF01)Experimentar, fruir, compreender e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário local e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas, valorizando o trabalho coletivo e enfatizando a manifestação do lúdico.
6- (EF12EF02)Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares, do contexto comunitário local e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.
7- (EF12EF03)Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário local e regional.
8- (EF12EF04)Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras, jogos e demais práticas tematizadas na escola, produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-las na escola e na comunidade.
Metas a atingir:
1- Inserir o empreendedorismo na escola.
2- Resgatar jogos e brincadeiras com o intuito de desenvolver objetivos e habilidades empreendedora e inovadora.
3- Realizar um Drive Tour de crianças empreendedoras.
Cronograma
Físico:
22 a 31 de novembro de 2019 - planejamento de atividades e construção do Plano de Ação para 2020. Junho/2020- Desenvolvimento da atividade proposta no plano de ação, revertendo para a contribuição de aprendizagem e saúde mental das crianças em tempos de pandemia. Julho/2020- Oferta da atividade e desenvolvimento da proposta no projeto Cinco Marias.
Financeiro:
Recurso livre.
Orçamento:
LOA - 3870/2019
Beneficiários Diretos:
Alunos, professores, direção, equipe pedagógica e demais profissionais da educação.
Beneficiários Indiretos:
Comunidade Escolar (pais e órgãos colegiados).
Resultados:
Após iniciar o trabalho dos alunos pelo Projeto Cinco Marias da Escola Municipal Diógenes Eisenhut Pessoa de Vasconcelos, foi constatado que a Comunidade Escolar, Secretária de Educação, familiares e crianças mobilizaram recursos necessários para implementação de um projeto inovador. Assim contribuindo para um resultado satisfatório no âmbito escolar.