Banco de Projetos

Não jogue Lixo Plante Flores

Ano / Edição: 2020
Município: Jardim Alegre
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM ALEGRE

Diagnóstico

Este projeto teve início no ano de 2018 quando a Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Prefeitura Municipal e Escolas municipais aderiram ao Projeto "Não jogue lixo plante flores" da professora Sirlei B. S. Augusto, na época regente do 5º ano. Desde então o projeto é aplicado sempre no segundo semestre do ano escolar, buscando apresentar aos alunos maneiras de preservar a Natureza, cuidar do Meio Ambiente e viver de maneira sustentável. Durante esses meses os alunos das escolas municipais , com a cooperação da comunidade em geral, produzem e participam de várias atividades que os conectam com os temas acima apresentados. Algumas parcerias são de extrema importância e já se consolidaram, nos dois últimos anos de aplicação, como a oferta de mudas de flores e árvores, ornamentais e frutíferas, pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente, Prefeitura Municipal, que contribuiu na construção de canteiros, adequação de locais de lazer e paisagismos do município. Outro destaque é a visitação anual a Aldeia indígena Kaingang de Manoel Ribas, onde enfatizamos a interação com a natureza e com os povos que ali vivem. Assim é possível proporcionarmos às crianças uma ampla visão de seu papel como cidadão do futuro, a importância da natureza na sua vida e o cuidado com sua cidade e residencia.

Descrição

O projeto é desenvolvido durante o ano letivo, porém somente no segundo semestre começam as atividades extra sala. No início são apresentados textos, vídeos e trabalhos em sala sobre a importância de cuidar do meio ambiente, da água e da limpeza de nossa cidade. Atividades de seminários e exposições de cartazes são feitas por professores de acordo com suas turmas durante o primeiro semestre. Passeios pela comunidade visando conscientizar sobre os cuidados e limpezas dos terrenos baldios são tema de trabalhos em grupo com os alunos. Visita a Prefeitura e prefeito municipal, a Companhia de Saneamento do Paraná, Sanepar, para aprender sobre cuidados com a água também são temas em sala de aula. A partir do mês de julho começam as visitas a Canteiros de mudas, a Aldeia indígena Kaingang, a passeios por chácaras e sítios onde os próprio alunos aprendem e/ou mostram como vivem em meio a natureza e como aproveitam e cuidam do que ela lhes oferece. Os cuidados com plantas, animais e água são temas para discutir em sala de aula. Também são feitas distribuições de mudas de árvores e flores para a comunidade, enfatizando sempre o slogan "Não Jogue Lixo Plante Flores", em determinado momento do mês de setembro são adesivados carros na praça da Igreja, cada adesivação é premiada com uma muda de flor de Cravinha ou Amor-perfeito. Os adesivo confeccionados pela Secretária Municipal de Educação já são constantemente vistos em muitos carros dos munícipes. No desfile de 7 de Setembro um bloco é destaque especialmente para Apresentação do Projeto "Não Jogue Lixo Plante Flores", onde novamente são feitas a adesivação de carros e pessoas com bottons, e entrega de mudas de flores e árvores à comunidade. Coreografias de dança, com os temas acima relacionados, são ensaiadas e apresentadas a comunidade no desfile. Por fim, o dia da árvore, 21 de setembro, encerra o projeto do ano com a entrega de mudas de árvores para os alunos. Para o ano de 2021, o projeto também aplicará na Escolas Municipais o plantio de mudas e floreiras feitas com pneus e materiais reciclados.

Objetivos

Gerais:

Possibilitar as crianças o conhecimento da importância dos seu papel como protetor e defensor da Natureza e do Meio Ambiente e gerador de ações de melhorias ao seu local de residência , ou seja a conscientização da necessidade da construção de uma cidade mais florida e colorida, que harmonize com seu nome: “Jardim Alegre”.

Específicos:

• Informar sobre a importância do paisagismos e cuidado com o meio ambiente;
• Desenvolver no aluno, através do contato com a natureza, um novo olhar para o ambiente ao seu redor;
• Promover a educação ambiental para uma sadia convivência do ser humano com a natureza, dando prioridade para a limpeza de terrenos e construção de jardins e jardineiras sustentáveis;
• Desenvolver ações profissionais, em parceria com órgãos competentes, que permitam o aluno identificar os tipos de solo, tipos de plantas, o preparo da terra, dos canteiros, o revolvimento e adubação da terra, o regar, a conservação, etc.;
• Viabilizar parcerias na execução e continuidade do projeto com Departamento de Meio ambiente, Escolas municipais e estaduais e comunidade.
• Proporcionar aos alunos possibilidades concretas de desenvolver suas habilidades e criatividades na execução de jardins, jardineiras, canteiros, etc.
• Buscar junto a comunidade, prefeitura e comércio meios de criar uma cidade mais colorida e florida. (novos canteiros e floreiras e paisagismos em nosso município e reforma dos antigos.).
• Apresentar trabalhos e ações desenvolvidas pelos alunos em desfile de 7 de setembro.
• Adesivar casas e carros com o slogan do projeto "Não Jogue Lixo Plante FLores!"

Metas a atingir:

Nossa meta sempre foi atingir o máximo de pessoas possível, se não 70% da população municipal, no que diz respeito a conscientização da importância, da preservação e cuidados com a natureza e meio ambiente e, principalmente, focando no cuidado com o nosso município e a limpeza de nossas ruas e terrenos.

Cronograma

Físico:

Processo licitatório pregão número 76/2018. Fornecedor de mudas de flores Gelson Sedor Plenes.
Mudas de árvores produzidas no canteiro Municipal. Sem despesas.

Financeiro:

20 caixas de Cravina e 20 caixas de Amor-Perfeito, com 15 unidades.

Orçamento:

Caixas de flores R$ 14,99 cada total R$ 599,60.

Beneficiários Diretos:

Alunos, Professores e demais profissionais da Educação.

Beneficiários Indiretos:

Munícipes, comunidade escolar (pais, conselhos, associações e demais membros da Sociedade Civil Organizada).

Resultados:

Observa-se que o município de Jardim Alegre nestes dois últimos anos , graças a gestão atual e em parceria com escolas e comunidade, em prol da limpeza e cuidado com nossa cidade está mais limpa, arborizada, florida e 100% com luz de LED.

Anexos

Banco de Projetos