CACOV-19: Cuidando da nossa gente em tempos de Pandemia.
Ano / Edição: 2020
Município: Nova Tebas
Função de Governo: Saúde
Diagnóstico
Estado de calamidade pública ocasionada pela Pandemia do Novo CoronaVírus.
Descrição
A Central de Atendimento ao Covid-19 foi implantada no âmbito da Secretária de Saúde e foi organizada em seis setores diferenciados onde todo o atendimento e acompanhamento de pessoas é realizado por telefone e mensagens de texto via WhatsApp: Setor 1: Coordenação Geral, onde são realizadas todas as ações de analises de dados, planejamento, monitoramento, e divulgação dos Boletins Epidemiológicos e medidas de mitigação da disseminação do vírus. Setor 2: Orientações e Medidas, realiza a triagem médica/enfermagem via telefone para orientação a população sobre a prevenção, sintomas e as medidas que devem ser tomadas; Setor 3: Monitoramento de isolamento domiciliar, monitora os casos de isolamento domiciliar por contato telefônico a cada 48 horas por profissionais capacitados, e reforçam a orientação de sempre reportar à equipe de saúde, que acompanha o caso, o surgimento de algum novo sintoma ou piora dos já existentes; Setor 4: Monitoramento de quarentena, setor onde é observado se os pacientes de quarentena estão cumprindo as determinações do protocolo dirigidos pelo profissional de endemias ao serem colocados nesta condição. Setor 5:Denúncias de contágio social, atende a demandas das denúncias resultantes para possíveis casos suspeitos ou contatos com casos positivos, bem como os que receberam visitas de pessoas de áreas com grande número de casos confirmados de Covid-19. Setor 6: Atendimento domiciliar, acolhimento das demandas da população, onde os profissionais Médico/enfermeiros devidamente capacitados e paramentados realizam o atendimento domiciliar e se necessário for encaminhar o paciente para um estabelecimento de saúde com transporte adequado. Os recursos humanos da CACOV-19 são os profissionais que foram realocados dentro da Secretária de Saúde evitando a contratação de novos funcionários. Com um espaço disponível para discussão relacionados a pandemia iniciou-se vários trabalhos que foram instituídos no município: 1. Comitê Gestor do Plano de prevenção e Contingenciamento em Saúde da COVID-19 – Comitê Extraordinário CV19: de caráter deliberativo, e com competência extraordinária para acompanhar a evolução do quadro epidemiológico do novo coronavírus. Formado por membros representantes de todas as secretarias da atual gestão; 2. Estudo e elaboração do Plano de Ação Contingência a Covid-19: esse documento propõe a integralidade das ações na prevenção e monitoramento da doença, bem como na assistência à saúde da população novatebense e visa conferir efetividade aos atos emanados pelas autoridades sanitárias; 3. Barreiras intermunicipais: as barreiras foram instituídas a fim de evitar e retardar a contaminação da população pelo Sars-Cov -2 enquanto o município se organizava para enfrentar a pandemia; 4-Caderno de Medidas Restritivas Sanitárias: com o fim das barreiras intermunicipais esse documento foi elaborado com normas e medidas restritivas ao funcionamento do comércio em decorrência da necessidade de modelar o distanciamento social e ao mesmo tempo manter adequado o funcionamento dos mais variados tipos de estabelecimentos comercial em Nova Tebas. Esse caderno possui em seu objetivo nortear fluxos de atendimentos afim de garantir a saúde do trabalhador e da população que busca pelos serviços prestados nos respectivos comércios. 5. Equipe de Fiscalização Sanitária do Comércio: Instaurada com a finalidade de orientar e monitorar a aplicação das normas do Caderno de Medidas Sanitárias Restritivas no comércio; 6. Equipe Sentinela: grupo de trabalho que tem por finalidade orientar e monitorar os domicílios que recebem visitas de outros municípios, igrejas, filas de bancos e lotéricas; 7. Farmácia Móvel: implantada a fim de diminuir o fluxo nas UBS, evitando a exposição dos usuários a aglomerações e favorecendo o acesso ao medicamento por todos em locais próximos a suas casas.
Objetivos
Gerais:
Instituir a organização e a infraestrutura do SUS para o enfrentamento da situação de Pandemia de Covid-19; bem como oportunizar a população um canal de atendimento as suas dúvidas, atendimento a denúncias de contágio social, bem como a efetivação de um serviço de qualidade dentro da Atenção Primária a Saúde.
Específicos:
• Investigação epidemiológica;
• Intervenção sanitária;
• Monitoramento de casos suspeitos e confirmados do Novo CoronaVírus;
• Prevenção da disseminação do Vírus;
• Busca ativa de casos suspeitos;
• Instituir no âmbito municipal espaço de discussão relacionado aos efeitos e consequências da pandemia;
• Garantir o acesso aos meios de comunicação online;
Metas a atingir:
• Reduzir o impacto da pandemia de COVID-19;
• Diminuir o número de casos suspeitos e confirmados;
• Conter a morbidade e mortalidade pelo Sars-Cov-2.
Cronograma
Físico:
De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h30min as 17h00min.
Financeiro:
Recursos Humanos já existentes na Secretaria Municipal de Saúde.
Orçamento:
Os custos ocasionados com a Central se dão pelo quadro de Recursos Humanos já existentes.
Beneficiários Diretos:
100% da população Novatebense.
Beneficiários Indiretos:
Profissionais de Saúde que desempenham um trabalho de prevenção á saúde na linha de frente ao enfrentamento a Covid-19.
Resultados:
Com os trabalhos realizados pela equipe que atua na Central de Atendimento ao COVID-19 (CACOV-19) a cada dia há um aumento da população na procura desse canal sanando as dúvidas e anseios, de forma acolhedora correspondente a orientação e atendimento ágil da Equipe da Vigilância em Saúde e Equipe da Atenção Básica para com os casos de síndromes respiratórias.