Banco de Projetos

AVALIAÇÃO DE ALTERAÇÕES DE INDICADORES DE QUALIDADE DE VIDA PARA IDOSOS APÓS IMPLEMENTAÇÃO DO AMBULATÓRIO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA DO CONSÓRCIO METROPOLITANO DE SAÚDE DO PARANÁ

Ano / Edição: 2020
Município: Curitiba
Função de Governo: Saúde

Administração Indireta:

CONSÓRCIO METROPOLITANO DE SAÚDE DO PARANÁ - COMESP

Diagnóstico

O cuidado de condições crônicas pode exigir um tempo curto, longo ou permanente de responsividade, sendo estimado que 85% da carga das doenças no Brasil seja oriunda de condições crônicas. Uma solução para esta falha no SUS é a quebra da noção que apenas a redução das filas de espera será a melhora da qualidade dos atendimento, visto que assim nem sempre os resultados serão mostrados, decorrente disso há a sugestão do modelo baseado na tríade de suavizar o fluxo de atendimento, alternativas tecnológicas e o modelo de delegação utilizando da multiprofissionalidade para o cuidado.

Descrição

Esse projeto é um estudo unicêntrico, longitudinal, de âmbito regional, conduzido a partir de 2019, acerca dos fatores de risco, indicadores de saúde gerais e das DCNT na população da região metropolitana de Curitiba. Serão coletados sistematicamente dados pela equipe do CEP, como dados antropométricos, registro de exames laboratoriais realizados dentro das linhas guia do estado do Paraná, dados socioeconômicos, escores de risco cardíaco, de fragilidade, escalas de saúde em geral.

Objetivos

Gerais:

Os objetivos são a identificação epidemiológica dos pacientes do grupo escolhido, avaliando seus riscos, polifarmácia, evolução e possibilidade de expansão do projeto.

Específicos:

Fazer levantamento dos pacientes ativos em acompanhamento no Centro de Especialidades do Consórcio Metropolitano da Secretaria de Saúde do Paraná. Avaliar de forma qualitativa se houve uma alteração dos indicadores de saúde nos pacientes que foram encaminhados para receberem acompanhamento no CEP. Obter dados para promover a expansão do Consórcio de Saúde, demonstrando seus resultados e sua viabilidade.

Metas a atingir:

Melhora nos indicadores de qualidade de vida e escalas utilizadas na população geriátrica.

Cronograma

Físico:

Foram coletados dados de pacientes atendidos no cep de 24 de janeiro de 2019 e 2 de abril de 2020

Financeiro:

Não houve previsão orçamentária para a execução deste projeto

Orçamento:

Não houve previsão orçamentária para a execução deste projeto

Beneficiários Diretos:

Pacientes idosos frageis que fazem acompanhamento na rede de atenção ao idoso, da região metropolitana de Curitba

Beneficiários Indiretos:

Secretarias Municipais de Saúde, cidadãos da região Metropolitana de Curitiba

Resultados:

Com o estudo foi obtido um n=367, possibilitando a avaliação de padrões da epidemiologia dos pacientes, avaliando questões de sexo, idade e município de origem, sendo avaliados a ocorrência de retornos e questões de queda, além de contar com resultados que demonstraram significativa melhora em sua evolução baseando-se nos quesitos de estado mental, sociabilidade, características de avaliação físicas e mobilidade. Dados relacionados a escala geriátrica de depressão (GDS) e estado de fragilidade tiveram uma piora significativa em seus valores. O Índice de Massa Corpórea (IMC) apresenta um crescimento que pode ser relacionado a uma melhora nos quadros de sarcopenia. Foi verificado uma alta incidência de polifarmácia no segmento avaliado, tanto no momento de consulta inicial quanto em momento de retorno.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos