Banco de Projetos

Projeto Cuidar e Educar

Ano / Edição: 2020
Município: Pérola
Função de Governo: Assistência Social

Diagnóstico

O MUNICÍPIO DE PÉROLA POSSUI TRÊS CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL – CMEIS, DOZE DE OUTUBRO E RECANTO FELIZ EM PERÍODOS PARCIAIS E MENINO JESUS EM PERÍODO INTEGRAL.
EM 2018, A FILA DE ESPERA PARA ATENDIMENTO EM PERÍODO INTEGRAL DE CRIANÇAS DE 06 MESES A 3 ANOS DE IDADE, ULTRAPASSAVA O NUMERO DE 200 CRIANÇAS. DIANTE DESTE QUADRO DOS LIMITES DA ESTRUTURA DE GESTÃO MUNICIPAL E AINDA, APÓS RECOMENDAÇÃO DO MINISTÉRIO PUBLICO DA COMARCA DE PÉROLA, ATRAVÉS DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO Nº 002/2018, QUE ALERTAVA A GESTÃO PARA PROVIDENCIAR AÇÕES IMEDIATAS PARA REVERTER ESSA SITUAÇÃO, FOI ENTÃO QUE O GOVERNO MUNICIPAL SE PRONTIFICOU EM BUSCAR SOLUÇÕES QUE PUDESSEM SUPRIMIR ESTA NECESSIDADE. A PARTIR DAI SURGIU A PARCERIA ENTRE A SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E O CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, RESPALDADO PELO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO E O APOIO INCONDICIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO, PARA A CRIAÇÃO DO PROJETO CUIDAR E EDUCAR, COM A FINALIDADE DE ATENDER PRINCIPALMENTE AS CRIANÇAS DE FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL E REDUZIR SIGNIFICATIVAMENTE A LISTA DE ESPERA. COM A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO, A META ERA OFERECER 60 NOVAS VAGAS PARA CRIANÇAS DA FAIXA ETÁRIA DE 1 ANO E 6 MESES A 3 ANOS DE IDADE, EM TRANSIÇÃO E PREPARAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. A TRIAGEM DA LISTA DE ESPERA FOI REALIZADA PELA EQUIPE TÉCNICA, ASSISTENTE SOCIAL E PSICÓLOGA. O SUCESSO E ASSERTIVIDADE DO PROJETO FORAM TÃO IMEDIATOS QUE LOGO NO PRIMEIRO ANO DE EXISTÊNCIA, FORAM OFERECIDAS 84 VAGAS, PARA AS CRIANÇAS DO MUNICÍPIO, SUPERANDO A META INICIAL DE 60 VAGAS. EM RAZÃO DISSO O GOVERNO MUNICIPAL GARANTIU PARA O ANO DE 2019, A PERMANÊNCIA DO PROJETO EM PÉROLA ATENDENDO DO PROJETO, 82 CRIANÇAS, COM A POSSIBILIDADE DE ABERTURA DE NOVAS VAGAS DE ACORDO COM A NECESSIDADE E A VULNERABILIDADE SOCIAL. DURANTE ESSE PERIODO AS EQUIPES TECNICAS SE MOBILIZARAM JUNTO A GESTÃO PARA PENSAR EM NOVAS ESTRATÉGIAS FOI REALIZADA EM 2019 UMA REESTRUTURAÇÃO DOS SERVIÇOS E O PROJETO PASSOU ATENDER AS CRIANÇAS EM PERÍODOS PARCIAIS DOBRANDO O NUMERO DE ATENDIMENTOS, SENDO QUE O MUNICÍPIO ATINGIU A META ESPERADA ZERAR A FILA DE ESPERA NA REDE DE EDUCAÇÃO INFANTIL REESTRUTURANDO OS SERVIÇOS ATUALMENTE NOSSOS CMEIs ATENDEM TODAS AS NOSSAS CRIANÇAS, OU SEJA, AS CRIANÇAS PARTICIPANTES DO PROJETO CUIDAR E EDUCAR EM SUA MAIORIA EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE FINANCEIRA DURANTE MEIO PERÍODO PERMANECEM NO CMEIs E NO PERÍODO OPOSTO FREQUENTAM O PROJETO RECEBENDO OS ESTÍMULOS NECESSÁRIOS PARA SEU DESENVOLVIMENTO.

Descrição

ESSE PROJETO ATENDE APROXIMADAMENTE 80 CRIANÇAS DE 1 ANO E 6 MESES A 4 ANOS DE IDADE NO CENTRO MUNICIPAL DE ATENDIMENTO A INFÂNCIA ATRAVÉS DA SECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA DAS 06H45 MINUTOS AS 17H45 MINUTOS. A EQUIPE É COMPOSTA POR 1 COORDENADORA, 1 PROFISSIONAL ATENDENTE AO PUBLICO, 02 PROFESSORAS, 16 CUIDADORAS MONITORADAS, 01 MERENDEIRA, 02 ZELADORAS, ALÉM DO APOIO TÉCNICO DE 1 PSICÓLOGA, 01 ASSISTENTE SOCIAL E 1 NUTRICIONISTA.

Objetivos

Gerais:

OFERECER ATENDIMENTO INTEGRAL AS CRIANÇAS DE 1 ANO E 6 MESES A 4 ANOS, DAS FAMÍLIAS VULNERÁVEIS FINANCEIRAMENTE, QUANDO OS PAIS TRABALHAM FORA DE CASA, A FIM DE MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DAS FAMÍLIAS E CONSEQUENTEMENTE DA POPULAÇÃO.

Específicos:

1- ASSEGURAR ESPAÇOS DE REFERENCIA PARA O CONVÍVIO GRUPAL, COMUNITÁRIO E SOCIAL E O DESENVOLVIMENTO DE RELAÇÕES DE AFETIVIDADE, SOLIDARIEDADE E RESPEITO MÚTUO.
2- GARANTIR A CONSTRUÇÃO DAS NOÇÕES DE COMPORTAMENTO, PERMITINDO RICAS E VARIADAS INTERAÇÕES SOCIAIS.
3- PROPICIAR ATIVIDADES QUE VISEM O DESENVOLVIMENTO DE UMA BOA PERCEPÇÃO E DISCRIMINAÇÃO VISUAL, TÁTIL, VISOMOTORA E COORDENAÇÃO MOTORA.
4- DESENVOLVER ATIVIDADES QUE PROMOVAM A DEFINIÇÃO DA IDENTIFICAÇÃO DA CRIANÇA, SUA INTEGRAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO E AUTOESTIMA.
5- ACOMPANHAR O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS COM O INTUITO DE EDUCAR E CUIDAR
6- ORGANIZAR DIFERENTES ESPAÇOS COM BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS COM A MEDIAÇÃO DE UM CUIDADOR.

Metas a atingir:

1- QUE TODOS OS ENVOLVIDOS (COORDENADORES, APOIADORES, PROFESSORES, ESTAGIÁRIOS, PSICÓLOGOS, ASSISTENTES SOCIAIS, E GESTOR) NO PROJETO ESTEJAM Á DISPOSIÇÃO PARA A DISCUSSÃO, COOPERAÇÃO E EXECUÇÃO DO PROJETO.
2- QUE A SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PROPICIE AMBIENTE E ESPAÇOS APROPRIADOS PARA AS CRIANÇAS, RECONHECENDO COMO ESPAÇO PARA CUIDAR E EDUCAR QUE FAVOREÇA A CONQUISTA DE AUTONOMIA E ESTIMULE O DESENVOLVIMENTO DAS RELAÇÕES SOCIAIS E DE NOVAS COMPETÊNCIAS, MEDIANTE AS SITUAÇÕES MEDIADORAS.
3- ESPERA-SE QUE AS CRIANÇAS ATENDIDAS SEJAM BEM CUIDADAS E EDUCADAS, A FIM DE POSSIBILITAR A CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS, E EXPERIÊNCIAS QUE VALORIZEM OS PEQUENOS PROGRESSOS DA CRIANÇA EM RELAÇÃO A SI MESMO E AO GRUPO EM QUE ESTÁ INSERIDO

Cronograma

Físico:

Prédio situado na Rua Anita Garibaldi em Pérola, 1616 Centro CEP 87540-000. Composto por 5 salas espaçosas e ventiladas para as atividades com as crianças, 1 sala de vídeo, 1 brinquedoteca, 1 refeitório amplo, 1 cozinha, coordenação, sala para os monitores, estagiários e professores, banheiro para funcionários, 2 banheiros amplos para as crianças, além de quadra de esportes e área externa.

Financeiro:

Os Recursos Financeiros utilizados no Projeto são Recursos exclusivos do Município sem co-financiamento estadual, federal ou iniciativa privada.

Orçamento:

: Recursos Próprios do Município realocados no Fundo da Infância e da Adolescência

Beneficiários Diretos:

APROXIMADAMENTE 85 CRIANÇAS, ATENDIMENTO DA NECESSIDADE DE 85 FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL QUE PRECISAM TRABALHAR FORA DE CASA E NÃO TINHAM COM QUEM DEIXAR SEUS FILHOS. ALÉM DA CRIAÇÃO DE 21 NOVAS VAGAS DE TRABALHOS OCUPADAS PELA EQUIPE.

Beneficiários Indiretos:

EMPRESÁRIOS E FORNECEDORES LOCAIS.

Resultados:

Atendimento integral das crianças aguardavam na fila de espera por atendimento pela rede de educação. Durante o período de 2018 foram atendidas 84 crianças, em 2019 foram atendidas 81 crianças e em 2020 apesar dos grandes desafios enfrentado pelo país foram atendidos 72 crianças no momento as atividades foram suspensas por medida de segurança e proteção frente a pandemia COVID 19.

Anexos

Documentos Anexados:

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