Banco de Projetos

INCUBADORA DE PROJETOS CULTURAIS

Ano / Edição: 2020
Município: Paranavaí
Função de Governo: Cultura

Administração Indireta:

FUNDAÇÃO CULTURAL DE PARANAVAÍ

Diagnóstico

Paranavaí é um grande celeiro cultural, sua cadeia produtiva de cultura engloba profissionais, artísticos e fazedores culturais de diversas áreas. A cidade vem promovendo uma efervescência cultural grande nos últimos anos, vinda principalmente das ações da Fundação Cultural de Paranavaí, órgão público municipal. Visando ampliar a oferta de atividades culturais gratuitas à população, o campo de trabalho para artistas, fazedores e produtores culturais, a Fundação promove tanto eventos, cursos e festivais quanto Editais de Apoio à Cultura, por meio de seu Fundo Municipal de Cultura, tais editais visam principalmente que os agentes e produtores culturais construam projetos onde executam seu fazer artístico e cultural, tenha uma fonte de renda e promovam ainda mais a cadeia produtiva da cultura no município.
No entanto, apesar deste primeiro diagnóstico de grande potencialidade no setor cultural com uma gama grande de agentes culturais (artistas e fazedores de cultura), poucos projetos são submetidos a editais de fomento, sobretudo referente a editais do município. No último edital municipal de apoio à Cultura, edição de 2019, um valor de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) foi disponibilizado, por meio do Fundo, para a premiação de projetos, e apesar das oficinas de capacitação, das reuniões setoriais de preparação, poucos foram os projetos submetidos ao edital e nem todos puderam ser aprovados, dado a não clareza dos projetos, a dificuldade do proponente em desenvolver sua ideia criativa em um projeto , assim somente R$ 42.000,00 foram usados do total disponibilizado. Em uma pesquisa rápida na plataforma SALIC da Lei Federal de Incentivo a Cultura, no Versalic portal de visualização de projetos – apenas 6 projetos foram submetidos ao longo dos anos – 2013-2018, pelo município de Paranavaí, sendo 4 destes de iniciativa de agentes ligados a Fundação Cultural, na plataforma do SISPROFICE do Governo do Estado, em relação ao principal edital o PROFICE, considerando todas as edições, apenas 2 projetos, do mesmo proponente de Paranavaí, aparecem.
Diante deste diagnóstico, é que surgiram nos gestores da cultura perguntas como: Como potencializar o empreendedorismo nestes agentes culturais? Como ajudar esses fazedores de cultura a ser os agentes de seu próprio empreendedorismo? Além dos eventos e ações promovidos pela municipalidade, como colaborar para que o fazedor de cultura empreenda seu potencial criativo, organize seu produto, faça seu projeto, coloque suas ideias criativas no papel e consiga empreendê-las? Como cumprir com uma das missões da Fundação Cultural de Paranavaí, estabelecida em seu Sistema Municipal de Cultura, que é de incrementar a economia criativa do município, fazendo com que esses fazedores locais submetam seus projetos a editais públicos e privados, incluindo os do município, consigam seu financiamento, fortaleçam a cadeia produtiva, gerando emprego e renda, e assim seja um empreendedor cultural se beneficiando e beneficiando a população com seu trabalho.
Assim nasceu a necessidade da criação da INCUBADORA DE PROJETOS CULTURAIS, mais do que oficinas e cursos temporários de preparação, era preciso um espaço permanente onde fazedores de cultura, de diferentes linguagens, e nível de conhecimento, pudessem estudar, preparar suas ideias, se ajudar mutuamente numa rede coletiva, receber a assessoria de técnicos da Fundação Cultural que também estariam aprendendo, ter acesso a ferramentas, desenvolver suas potencialidades, sua autoestima, entre outros. A Fundação Cultural de Paranavaí, implanta a Incubadora, usando sua equipe para a mediação dos trabalhos, sabendo de que era necessário dar passos pequenos, que iam desde ajudar esse fazedor a construir e escrever seu currículo, a pensar em sua ideia a partir de seu fazer, a desenvolver os objetivos e justificativas de seu projeto, até o acesso a editais, e formas de financiamento.

Descrição

A Incubadora de Projetos Culturais propõe um espaço de permanente capacitação técnica por meio de pesquisa e estudos coletivos. Buscando pela qualificação de artistas e empreendedores culturais para a construção e elaboração de projetos e conquista de financiamento público e privado, em âmbito municipal, estadual e federal. A incubação oferece deste modo, um grande suporte, colaborativo e produtivo, para transformar as ideias em projetos, desenvolver um processo emancipatório para todos os envolvidos nessa cadeia produtiva da Cultura, fortalecendo as artes e a geração de riquezas a partir da criação de produtos artísticos e culturais. A Incubadora iniciou suas atividades em dezembro de 2019, com um convite aos fazedores de cultura que desejassem se integrar a ela, suas reuniões se fortaleceram ao final de janeiro de 2020, após os recessos de final e início do ano. Durante o período da Pandemia por conta do Covid 19, mantem seus encontros por meio de videoconferências. Se concretiza por meio de encontros semanais, em geral as terças-feiras, com cerca de duas horas de duração, onde ocorre os estudos, os exercícios práticos, as discussões, o compartilhamento de ideias, as leituras de editais. Há também atendimentos individualizado para aprofundamento das iniciativas e necessidades individuais dos participantes. Cada membro tanto constrói passo a passo seu projeto, a partir de sua ideia, com a ajuda dos demais membros, como também a incubadora constrói projetos coletivos que envolvam os participantes e suas habilidades e áreas.

Objetivos

Gerais:

Fomentar a cultura local, promovendo a capacitação técnica e o empreendedorismo dos fazedores de cultura, por meio da gestão pública e do estudo coletivo, visando beneficiar a população de Paranavaí e região com mais iniciativas culturais, com diversidade cultural e acessibilidade e beneficiar a gestão cultural do município no alcance de seus objetivos de garantia e manutenção dos direitos culturais, com ampla demanda de projetos onde os recursos públicos destinados a área possam ser aplicados a favor da comunidade e de forma democrática, transparente e qualitativa.

Específicos:

- Criar e disponibilizar, por meio de uma iniciativa de gestão pública, um espaço de permanente estudo, pesquisa para desenvolvimento de ideias, elaboração de projetos, assessoria e capacitação técnica.
- Potencializar a cadeia produtiva da cultura em âmbito local e regional.
- Potencializar a integração do poder público e sociedade civil com valores de colaborativismo, estudos, empreendedorismo, inovação, competitividade, qualidade, ética, parceria, profissionalismo e respeito à diversidade cultural.
- Realizar estudo e análise de editais abertos, leis, plataformas online e outros;
- Conectar artistas e empreendedores culturais no trabalho em conjunto e colaborativo;
- Desenvolver competências criativas e empreendedoras para artistas, produtores e agentes culturais incentivando a troca de experiências e a qualificação profissional, a fim de criar novos arranjos criativos locais conectados em redes;
- Buscar a captação de recursos para os projetos desenvolvidos;
- Apresentar os projetos contemplados por meio das ações coletivas da Incubadora;
- Incentivar Articulação para realização de projetos, participação em eventos, redes de colaboração, dentre outros;
- Incrementar a economia criativa no município de Paranavaí e região;
- Colaborar e intensificar a geração de emprego e renda por meio da Cultura;
- Beneficiar a população de Paranavaí e região com mais iniciativas culturais, com diversidade cultural e acessibilidade;

Metas a atingir:

- Manter o calendário de encontros semanais da Incubadora, permanente e ativos, sem previsão de interrupções, afim dos desenvolvimentos dos estudos e construções de projetos;
- Formação de público apreciador de arte e cultura, através de novos projetos e com incentivo à produção e ao mercado cultural.
- Oferecer oportunidades de trabalho e crescimento profissional a artistas e grupos ligados a todos os segmentos culturais
- Ajudar na criação de projetos individuais e coletivos que beneficiem a comunidade;
- Aumentar quantitativamente a inserção de projetos criados pelos participantes da Incubadora e através de seus estudos, em editais públicos e privados;
- Fazer com que os recursos municipais da cultura e do Fundo de Cultura voltados para editais e recebimentos de projetos sejam usados em sua totalidade, e que por isso cresça anualmente, beneficiando a população com mais acesso a cultura e a sua diversidade.
- Incentivar que os membros da incubadora tenham ao menos um projeto a cada ano, inseridos e aprovados na Lei de Incentivo Federal, afim de buscar capitalização dos recursos junto a empresas ou indústrias locais e para submeter a editais para estes fins;
- Incentivar e colaborar para que os membros da Incubadora criem projetos coletivos, para a realização no município, que contemplem a população de Paranavaí e os espaços da cidade como equipamentos culturais, praças, parques, bosques, comunidades rurais, bairros e outros.
- Incentivar a profissionalização e a troca de tecnologias e linguagens artísticas entre os produtores culturais, artistas e demais fazedores da cultura.
- Disponibilizar a partir de agosto de 2020, a SURUQUÁ Produtora de Áudio e Vídeo, criada pela Prefeitura de Paranavaí como ferramenta no fomento a cultura, afim de que os membros da incubadora possam utilizá-la para a produção de seus projetos.
- Disponibilizar, junto a outras secretarias do município, assessoria jurídica e técnica, referente a direitos autorais, registros de obras e outros a todos os membros da incubadora.

Cronograma

Físico:

Início das atividades da Incubadora em dezembro de 2019; Encontros semanais para estudos e preparação, as terças-feiras das 9h às 11h com possibilidade de alteração e acréscimo de dias de acordo com a necessidade e demanda, sem previsão de termino dos encontros já que a Incubadora é um projeto permanente; Preparação para a inscrição de projetos em editais públicos e privados no decorrer do ano de 2020 e sequencialmente nos próximos anos; Inserção até outubro de 2020 de um projeto por membro da incubadora na Lei Federal de Incentivo e assim por consequência nos anos seguintes; Divulgação ao final de cada ano, dos projetos inseridos aprovados ou capitalizados por colaboração da Incubadora; Divulgar com frequência, por meio das mídias sociais, as ações da incubadora para receber, a qualquer tempo, novos integrantes.

Financeiro:

O projeto se enquadra nos princípios de economicidade e eficiência com o uso e otimização de equipamentos e recursos humanos já existentes na Prefeitura de Paranavaí por meio da Fundação Cultural. De acordo com orçamento do município para a Cultura.

Orçamento:

Os valores a serem gastos já constam na dotação orçamentária do município, estando inseridos no cotidiano da Fundação Cultural como o uso de materiais de expediente, material visual digital, internet, equipamentos da produtora, e outros que não onera o erário.

Beneficiários Diretos:

Artistas, gestores, agentes e fazedores culturais, gestão pública, mercado cultural; Profissionais que necessitem de apoio para o desenvolvimento de seus produtos ou serviços culturais; Empresas que atuam na cadeia produtiva da Cultura e da Arte.

Beneficiários Indiretos:

A população de Paranavaí com cerca de 88.374 habitantes (dados do IBGE), que se beneficiará com o aumento de produção cultural de qualidade e gratuidade, assim como as comunidades dos Municípios da região de Paranavaí, do Paraná e também do restante do país. Mercado cultural local e regional, juntamente com as pessoas jurídicas e físicas interessadas em patrocínio, doações e isenções de seus impostos por meio das leis de incentivo.

Resultados:

Os primeiros resultados obtidos na realização do projeto foi com o encontro e a reunião de artistas e fazedores de cultura interessados em se aprimorarem e participarem ativamente da Incubadora de Projetos Culturais, já sendo uma média de 13 participantes ativos, sendo alguns destes representantes de grupos o que faz com que todos os resultados alcançados e conhecimentos produzidos sejam multiplicados, formando um networking entre os mesmos e a equipe da Fundação Cultural, fomentando a realização de projetos para a cultura, fomentando o crescimento intelectual tanto dos participantes quando dos profissionais da gestão pública que integram e mediam a incubadora, e posteriormente fomentando ações do gênero em outras cidades, e ações provenientes das construção dos projetos que alcançarão toda a população. Nota-se também que a produção escrita, e os conhecimentos dos participantes já são maiores e melhores do que quando do início dos trabalhos, onde alguns não tinham nem ao menos um currículo ou o conhecimento de como compô-lo. Além de que o índice de satisfação e interesse dos participantes tem aumentado com o decorrer dos trabalhos e ações (ver depoimentos em anexo de alguns membros. Os primeiros projetos já começaram a ser esboçados e alguns no presente momento já em fase de conclusão para serem inseridos na plataforma SALIC para avaliação. No edital do município, realizado em 2020, neste período de Pandemia, para conteúdo digital, houve uma melhora considerável, por parte da clareza na descrição de suas propostas, por parte dos participantes da incubadora e de seus pares, fazendo com que o Festival Cultura em Casa tivesse uma qualidade alta de trabalhos e praticamente todo o recurso disponibilizado utilizado. Membros da Incubadora também submeteram projetos, por meio da Incubadora, em dois editais público abertos neste período da pandemia, um Estadual e um Federal (Funarte), que estão em fase de habilitação. Como os trabalhos da Incubadora de Projetos Culturais estão em sua fase inicial acredita-se que os resultados crescerão ainda mais, com um verdadeiro avanço na produção cultural do Município.

Anexos

Banco de Projetos