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NÚCLEOS DE ATENDIMENTOS À EDUCAÇÃO: ATUAÇÃO, MEDIAÇÃO, DESCENTRALIZAÇÃO E APROXIMAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Ano / Edição: 2020
Município: Araucária
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

A rede pública de ensino do município de Araucária é formada por 79 unidades educacionais, sendo 35 escolas do Ensino Fundamental, 39 CMEI da Educação Infantil e 5 Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs). Atualmente, são atendidos 18.240 estudantes, divididos entre as modalidades de Educação Infantil, 6.051 educandos, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), 11.221 estudantes, Educação Especial, 719 estudantes realizam contraturno escolar nos CMAEEs, além dos estudantes atendidos nas Salas de Recurso Multifuncionais e 108 estudantes na Educação de Jovens e Adultos. Cada uma dessas unidades, que se localizam tanto na região urbana quanto na área rural, possui seu próprio escopo de especificidades, tornando-se imprescindível que seja aplicado um olhar singular às necessidades locais.
A partir da constatação desta pluralidade de demandas, a SMED percebeu que era necessário dividir o atendimento pedagógico por núcleos e portanto, definiram-se cinco assessoras pedagógicas para acompanhar as demandas de cada um dos cinco núcleos organizados no final do ano de 2018. Tal medida resultou em um atendimento diferenciado e exclusivo às unidades, seus docentes, estudantes e à comunidade do entorno escolar.

Descrição

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Araucária – PR, localizado na Região Metropolitana de Curitiba, tem população estimada em 143.843 habitantes (BRASIL, 2020) e é considerado o 13º município brasileiro do estado do Paraná mais populoso. Com relação à educação, a taxa de escolarização, de 6 a 14 anos de idade, é de 97,4 %, com IDEB dos anos iniciais do Ensino Fundamental em 5,6 e anos finais do Ensino Fundamental em 4,5 na Rede Pública.
O município de Araucária possui uma rede pública de ensino formada por 35 unidades escolares, instaladas nas áreas urbana e rural, que atendem aproximadamente 12 mil alunos, desde a Educação Infantil (Infantil 4 e 5) aos anos finais do Ensino Fundamental. Conta ainda com 37 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), que atendem exclusivamente crianças do 0 a 5 anos (creche e pré-escola) e 05 Centro Municipais de Atendimento Educacional Especializado - CMAEEs, ultrapassando o número de 18 mil crianças/estudantes. Cada uma dessas unidades possui suas próprias especificidades, que demandam atenção diferenciada. Foi justamente a percepção de tais demandas que levou a Secretaria Municipal de Educação (SMED) a dividir o atendimento pedagógico por núcleos. Até então, o atendimento ocorria de forma centralizada. O acompanhamento do trabalho feito pela SMED se dava de forma geral, para todas as unidades, entretanto ações que funcionavam em certas escolas não se aplicavam a outras, justamente por não haver um olhar pessoal, dirigido com exclusividade às unidades escolares, seus docentes e estudantes e à comunidade às quais pertencem. A partir da criação dos núcleos, foram destinadas assessoras para acompanhar as demandas das unidades, tanto de forma presencial quanto remota neste período de pandemia.
Essas assessoras de núcleos empreendem ao realizar o atendimento descentralizado compreendido como uma novidade relacionada à política pública de concretização da educação, implementando uma inovação no ensino público municipal de Araucária. A Secretaria Municipal de Educação pensando em uma maneira efetiva de fazer parte de todo o processo pedagógico, por meio dessa mediação descentralizada via assessoras de núcleos de Educação, vem possibilitando a compreensão das demandas dos profissionais da educação, estudantes e também dos seus familiares. Para isso, cada núcleo foi dividido observando as regiões e o porte de estudantes de cada Unidade Educacional, buscando assim, atender suas especificidades e demandas. Atualmente, os núcleos contam com cinco assessoras, que juntamente com a comunidade escolar desenvolvem um trabalho no intuito de pleitear o melhor desenvolvimento pedagógico. Isto acontece por meio das Mediações In Loco nas Unidades Educacionais e também em reuniões pontuais presenciais ou virtuais, nas quais os profissionais das Unidades Educacionais são ouvidos na intenção de mediar situações, desde as mais corriqueiras, até as mais complexas.
Além disto, as assessoras de núcleos realizam inclusive Formações In Loco, quando solicitado pela Unidade Educacional e indicado pela Equipe Diretiva e Pedagógica, podendo atender toda a comunidade escolar ou somente um grupo específico conforme a necessidade. No ano de 2019 as assessoras de núcleos também desenvolveram formações continuadas para a rede de professoras de Araucária. Outra função também exercida pelas assessoras de núcleos em 2019, foi a organização e logística das avaliações externas, das formações dos Profissionais da Educação incluindo o Seminário, Semana Pedagógica do município, entrega de materiais pedagógicos para as Unidades Educacionais e seleção criteriosa de livros literários.
Em 2020, a Organização Mundial da Saúde decretou a pandemia do novo coronavírus, desafiando o mundo a se reinventar e se adaptar a uma nova realidade. Todo o processo já estabelecido em relação a estrutura educacional já vivenciada pela Secretaria Municipal de Educação de Araucária, precisou ser reinventada. As Mediações In Loco permanecem conforme a necessidade, mas, de maneira geral, foram alteradas para reuniões online, pois, o trabalho presencial de atendimento aos estudantes de toda rede substituído pelo trabalho remoto. As assessoras de núcleos participaram de toda reorganização do processo pedagógico e logístico relacionado ao trabalho remoto que os professores iriam desempenhar para atingir os estudantes de toda rede. Com toda a necessidade de mudanças, houve também alteração das demandas, tais como: orientação da mediação que as Equipes Diretivas e Pedagógicas fazem constantemente com os Professores e toda a comunidade escolar, elaboração juntamente com a Equipe de Formação Continuada de Araucária de protocolos de atividade pedagógicas para que os(as) professores(as) possam utilizar como sugestões de orientação do seu trabalho ou até mesmo para que os mesmos enviem o conteúdo na sua integralidade como Atividades Remotas dos estudantes, organização de formulários para levantamento de dados junto às unidades, dentre outras. As assessoras de núcleos também vem participando de Lives de Formação Continuada para professores(as) como mediadoras dos respectivos palestrantes ou dos espaços de debate (chats) dos momentos de formação.

Objetivos

Gerais:

Descentralizar e aproximar o atendimento às Unidades Educacionais, verificando suas demandas diárias de trabalho e auxiliando nas necessidades específicas de cada espaço, buscando o melhor desenvolvimento pedagógico.

Específicos:

Aproximar a gestão da Secretaria de Educação por meio dos Núcleos aos gestores e a comunidade escolar;
Agilizar o atendimento às demandas evidenciadas;
Atender as necessidades dos profissionais individualmente por meio de mediações in loco e virtualmente;
Realizar reuniões por núcleos com os gestores e equipes pedagógicas;
Mediar situações entre SMED e Comunidade Escolar, inclusive na resposta às Ouvidorias;
Responder a questionamentos via WhatsApp, internet e telefone no período de afastamento social e atividades remotas;
Proporcionar momentos de formação continuada in loco ou virtual;
Colaborar na elaboração dos Protocolos de Atividades Remotas, propondo encaminhamentos possíveis para o período de afastamento das aulas presenciais.

Metas a atingir:

Qualitativas

Garantir a divulgação e acesso às informações de forma plena a todos os profissionais que compõem o quadro de educação do município de Araucária;
Aproximar a comunidade escolar da Secretaria Municipal de Educação;
Conhecer e atender de forma diferenciada cada comunidade escolar;
Fortalecer as equipes de trabalho da Secretaria Municipal de Educação;
Empreender minimizando o tempo de averiguação e resolução de possíveis dificuldades encontradas nas unidades educacionais, visando a melhoria da qualidade do processo de ensino aprendizagem.


Quantitativas

Atender diariamente as direções e equipes pedagógicas, bem como os demais profissionais das 35 unidades educacionais do município, mediando as demandas com os diversos Departamentos da Secretaria Municipal de Educação.

Cronograma

Físico:

Anexo
Escolas Municipais de Araucária contempladas

35

Profissionais Atendidos

1821
*( Anexo 2)

Estudantes assegurados:

Alunos Fundamental I: 10.240
Alunos Fundamental II: 1.015
Total Alunos Fundamental:11.255
Total Alunos do Infantil nas Escolas: 518
Total Alunos EJA: 128
Total Alunos Multifuncionais: 239
Total Alunos Suporte Pedagógico: 1.689

Turmas garantidas

Infantil IV e V: 35
Ensino Fundamental I: 470
Ensino Fundamental II: 35
Educação Especial: todas as que tem demanda.

Financeiro:

Sem custos adicionais, apenas com servidores da própria rede e transporte.

Orçamento:

O município não tem acréscimo de gastos, a não ser manter a folha de pagamento com a disponibilização das servidoras e o veículo abastecido.

Beneficiários Diretos:

Profissionais da Educação e estudantes das unidades educacionais do município de Araucária.

Beneficiários Indiretos:

Famílias e sociedade em geral.

Resultados:

Como resultado preliminar, podemos apontar que, intencionalmente, a Secretaria do Município de Araucária vem se aproximando por meio desse trabalho das Unidades Educacionais e de seus Profissionais, de maneira ativa e participativa, fazendo parte intrinsecamente de todo o processo pedagógico, de maneira ainda mais efetiva nesse período de atividades remotas onde o novo traz muitas incertezas e esse trabalho de aproximação faz toda a diferença.
Além disso, houve um aumento substancial na proficiência em Língua Portuguesa e Matemática como resultado preliminar do SAEB que ocorreram também por conta das mediações e formações in loco mais constantes e próximas dos profissionais de cada uma das unidades educacionais realizada por cada uma das Assessoras dos Núcleos que acabavam resolvendo os problemas e demandas de forma mais eficiente e rápida.
Finalmente, na questão estrutural também foi visto uma melhoria efetiva, real e ágil na resolução dos problemas e nas ações por conta das necessidades de melhorias estruturais apontadas pelos profissionais das unidades educacionais. Afinal, as Assessoras eram acionadas conforme a necessidade de melhoria ocorria e esta já iniciava toda a tratativa interna junto aos departamentos necessários para a resolução dos problemas indicados por cada unidade.

Anexos

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