Banco de Projetos

Programa Visão Solidária: optometria contra a cegueira evitável.

Ano / Edição: 2020
Município: Marialva
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

Com ações planejadas na pré execução do programa os vereadores Luciano da Silva Dário e Onésimo Bassan através do requerimento 07/2020 recebem a resposta através do ofício 114/2020 que a fila de espera é de 935 pessoas, sabemos que estes usuários do Sistema Único de Saúde são pessoas desprovidas financeiramente para fazer um consulta particular e como a demanda é grande na cidade cidade, estado e Brasil a espera é de meses e até anos. A OMS calcula que 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados se houvesse diagnóstico da visão precoce e o tratamento adequado, o programa vem de encontro para resolver este diagnóstico nada favorável na fila de espera.

Descrição

Seu escopo é atender essa grande demanda no atendimento primário da visão com as consultas, e em casos específicos encaminhando para o oftalmologista que é o medico da visão. A principal ação a ser devolvida é cadastrar o bacharel em optometria que atenderá "VOLUNTARIAMENTE" neste programa, o optometrista é bacharel em optometria e profissional da área visual NÃO MÉDICO, e é indicado pela organização mundial de saúde para estar na linha de frente combatendo a cegueira evitável no mundo. O local de atendimento deste Usuários do SUS podem ser as Unidades Básicas de Saúde, Pronto Socorro Municipal ou as Escolas Municipais como contempla a lei 2366/2020. Para a execução do “Programa Municipal Visão Solidária: Optometria contra a cegueira evitável” poderão ser firmadas parcerias e convênios com universidades, escolas, empresas privadas, comércio, indústria, sociedades de classe, entes da sociedade civil organizada, entidades governamentais e não governamentais. Os recursos e equipamentos serão fornecidos pela equipe de bacharéis em Optometria que atenderam uma vez mensalmente "GRATUITAMENTE" sem onerar os cofres públicos, pois o chefe do executivo Victor Martini, o legislador Vereador Luciano Dário, e os optomestristas entendem que o recurso devem ficar nos cofres públicos para o investimento em ações de combate ao COVID19. Parece incrível, mas é real e esta acontecendo em Marialva. A abrangência e os beneficiários do programa são todos que estão na fila de espera do SUS esperando meses por uma consulta.

Objetivos

Gerais:

O Objetivo geral da lei 2366/2020 que institui o programa visão solidária: optometria contra a cegueira evitável em si é atender esse publico que esta meses na fila aguardando um exame de vista, haja visto que muitos dos casos a cegueira é evitável e seus sintomas são assintomáticos e diminuir o tempo na fila de espera no Sistema Único de Saúde.

Específicos:

Os atendimentos já estão acontecendo 1 vez por mês de forma organizada e agendada pela equipe municipal da saúde conforme o cronograma, todos os protocolos de segurança estão sendo obedecidos conforme o decreto municipal que norteia as ações de combate ao covid_19.

Metas a atingir:

Haverá reuniões dos envolvidos no programa para eventuais ajustes e uma melhor execução, pois o programa se trata de uma AÇÃO INOVADORA NO BRASIL nas politicas públicas na saúde visual, assim sendo com estas reuniões haverá uma melhor eficacia meses a meses objetivando a meta a se atingir que é diminuir ou até zerar a fila do SUS no quesito atenção primária da área visual nos próximos 10 meses.

Cronograma

Físico:

No dia 2 de julho 2020 (quinta-feira) no Pronto Atendimento central da cidade teve o inicio da programa e 72 pessoas foram atendidas por 3 bacharéis optometristas que se cadastraram para atender "VOLUNTARIAMENTE" , a meta é nos próximos 10 meses diminuir drasticamente a fila do SUS no que tange ao atendimento primário da visão.

Financeiro:

A secretaria municipal não terá óbice financeiro pois equipamentos e os profissionais bacharéis em OPTOMETRIA atendem e trazem seus equipamentos "GRATUITAMENTE." Devido o sucesso e repercussão nas mídias sociais, WebTvs, sites e programas de televisão. O Programa visão solidária esta sendo espalhado com seu projeto de lei por municípios, estados e no Brasil, pois os legisladores se atentaram a sua eficácia.

Orçamento:

R$0,00

Beneficiários Diretos:

Os beneficiários são aqueles que estão no cadastro na secretaria municipal da saúde aguardando a consulta para visão e estes são de todos os bairros e distritos do município. Devido o momento da pandemia mundial causado pelo COVID19 os atendimentos estão ocorrendo no Pronto Socorro Municipal por ter melhor estrutura e ser mais amplo para manter o distanciamento social. Marialva consta em seu ultimo censo feito pelo IBGE (2010 ) 31959 pessoas e uma estimativa (IBGE _2019) de 35496 pessoas.

Beneficiários Indiretos:

Os dados coletados para este atendimento são colhidos nas UBS (unidades básicas de saúde) instaladas nos bairros do município e distritos, após essas coletas os dados são enviados a secretaria municipal de saúde no Setor agendamento que posteriormente ligará informando o dia, o hora e local para o atendimento do programa. O programa esta sendo centralizado no P.A. como já exposto e por se tratar de uma ação de alcance municipal e não de um bairro especifico fica a principio inviável mensurar impacto indireto, porém o direto é 935 pessoas até o momento em nossos cadastros.

Resultados:

Com já exposto anteriormente o referido programa esta em execução mensalmente, e reuniões avaliativas serão feitas periodicamente para avaliar, replanejar e restruturar as ações e locais específicos de atendimento.

Anexos

Banco de Projetos