Banco de Projetos

Estradas do Crescimento

Ano / Edição: 2020
Município: Mandaguari
Função de Governo: Agricultura

Diagnóstico

Mandaguari é um município essencialmente agrícola e de extrema importância para a economia do Estado do Paraná. Situado em uma localização privilegiada, entre as cidades de Maringá, Apucarana e Londrina, possui características essencialmente agrícola, onde as estradas rurais do município, cerca de 530 km, encontravam-se bastante danificadas, pois ficaram por muitas gestões esquecidas, sem qualquer melhoria ou manutenção, fazendo com que muitos produtores e seus familiares, já desanimados, desistissem de investir em suas propriedades pela grande dificuldade de acesso à zona rural, havendo cada vez mais a evasão no campo.

Descrição

O Programa foi idealizado devido à necessidade e apelo da população, produtores e trabalhadores rurais e como incentivo a produção agricola.
Diante disso a gestão municipal iniciou um trabalho de recuperação das estradas que, inicialmente em alguns trechos foram colocados pedras irregulares e posteriormente foram substituídas pela brita devido o custo e a velocidade da recuperação.
Utilizando uma moto niveladora realizou em 100% das estradas a correção do traçado original, abertura, nivelamento do leito e abaulamento a fim de não parar águas da chuva com posterior construção de caixas de contenção de água e lombadas. Sobre a área nivelada é aplicada uma cobertura com cascalhos fornecidos pelos proprietários de imóveis rurais da região a ser recuperada por meio de contrato de permuta entre o poder executivo e produtores, amparado pela lei 2885/2017. Após a compactação dos cascalhos vem a aplicação de brita mista usinada, sendo distribuído o material sobre o leito e posterior compactação.
O material aplicado tem um custo bem menor em comparação ao asfalto, boa durabilidade e boa aceitação pelos produtores, pois não perde as características de uma estrada rural.
Para a realização destes trabalhos o município tem sido agraciado por emendas e convênios que contemplaram a aquisição de diversos equipamentos para a área rural, a exemplo, 1 moto niveladora, 1 pá carregadeira, 1 escavadeira hidráulica, 2 retro escavadeiras, 3 tratores, 1 rolo compactador, 2 caminhões caçambas e diversos implemento agrícolas, e por último, recentemente, recebemos da Receita Federal um Cavalo Mecânico que muito contribuirá, para levar alguns desses maquinários aos locais a serem recuperados.
O processo de recuperação é diário e compensador pelos resultados que vem sendo percebidos, pois traz conforto, segurança e satisfação dos usuários que, cada dia mais vem freqüentando ás áreas rurais do município de Mandaguari.

Objetivos

Gerais:

Melhorar a malha viária das estradas rurais do município de Mandaguari, para facilitar o escoamento da produção agrícola, o deslocamento dos insumos para produção, a boa trafegabilidade de ônibus escolares, a prestação de serviços aos agricultores e, consequentemente, promover a melhoria de vida dos moradores das áreas rurais, ou seja, proporcionar melhores condições de acesso tanto para os munícipes, quanto para visitantes.

Específicos:

Planejar, de forma objetiva, a execução de investimentos em estradas rurais com maior aproveitamento de recursos financeiros disponíveis, dando prioridade às estradas principais e vicinais, trazendo agilidade e conforto a todos os usuários das estradas rurais de Mandaguari, atraindo as mais e mais pessoas para a área rural.

Metas a atingir:

- Recuperar a maior extensão possível de estradas;
- Contemplar todas as comunidades rurais com estradas em excelente trafegabilidade;
- Melhorar a qualidade de vida dos produtores e trabalhadores do campo;
- Incentivar a ampliação da produção agrícola;
- Incentivar novas culturas;
- Valorizar a zona rural.

Cronograma

Físico:

Realizou-se um mapeamento de toda a área rural do município, através de um levantamento de suas estradas, do estado de conservação e trafegabilidade, além da observância e apontamento de quais delas são principais.
O projeto iniciou com a instalação em alguns trechos de pedras irregulares, material com indiscutível durabilidade, porém, com lentidão para a execução. Após a substituição do material, até a presente data foi possível contemplar com as britas, cerca de 100 km de estrada, em aproximadamente ano de trabalhos.
Por se tratar de projeto de possível execução, a disponibilização financeira determinará a velocidade em que o projeto estará 100% realizado, ficando assim, posteriormente, apenas a manutenção a ser feita.

Financeiro:

Os gastos com o Programa estão previstos no orçamento anual da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, com recursos próprios.
Como as larguras das estradas são variáveis, a espessura do material utilizado também varia de acordo com a base a ser depositada, ao custo de R$ 30,00 a tonelada deste material.
Está previsto também os gastos com pessoal e óleo diesel para os maquinários.

Orçamento:

Os recursos para a execução do projeto são próprios do município

Beneficiários Diretos:

Moradores, estudantes, trabalhadores das áreas rurais, feirantes, família dos produtores.

Beneficiários Indiretos:

Todos os cidadãos que possuem ou não atividades ligadas ao meio rural, sejam visitantes ou moradores, pela facilidade de acesso às propriedades rurais, pela facilidade e agilidade na entrega de insumos e retirada da produção, e o município por ter um melhor resultado no setor primário e mantendo as famílias na área rural.

Resultados:

Após a implantação do Programa “Estradas do Crescimento”, Mandaguari contempla, em sua maioria, estradas rurais em boas condições de conservação, com superfície de rolamento de satisfatória trafegabilidade, o que representa redução de custos operacionais de máquinas e veículos que por elas transitam. Tal redução incide não só diretamente nos custos finais dos produtos transportados como gera muita economia para os cofres públicos, visto que os gastos em manutenção são muito menores. Além da importância econômica, as estradas beneficiadas pelo Programa proporcionaram ao município o aumento da segurança rodoviária, a integração demográfica e territorial, a elevação do nível de renda do setor primário, e o aumento do grau de acessibilidade às áreas mais restritas, permitindo que a população rural exerça seu direito de ir e vir conseguindo, assim, desfrutar de serviços de saúde, educação, lazer e do comércio.Com a técnica aplicada no Programa “Estradas do Crescimento”, utilizamos menos cascalhamento (recurso natural escasso) e aumentamos a durabilidade das estradas, facilitando também a manutenção, pois o desgaste destes materiais é localizado e com pouca necessidade de reposição.
Com esta readequação, automaticamente, houve um incitamento ao turismo rural, turismo religioso e à pratica de exercícios, como o ciclismo, na área rural do município, onde diversas pessoas, tanto do município como de toda região, têm percorrido muitos quilômetros em estradas rurais, para a visitação à Capela Sagrada Família, localizada no Km 14 da Estrada Alegre, um importante patrimônio histórico e religioso que foi revitalizado e se tornou ponto turístico e que também traz ao conhecimento de todos os produtos locais bem como a diversidade da cadeia produtiva agrícola de Mandaguari..
Essa movimentação de moradores locais e de cidades vizinhas ,movimenta as estradas rurais, seja de bicicleta, caminhando, com carros baixos, entre outros, são provocados devido à qualidade dos serviços realizados pelo Programa “Estradas do Crescimento”. Além de incitar os produtores rurais a buscar novas formas de empreendimentos, procurando a Secretaria de Agricultura e Secretaria de Comércio e Meio Ambiente para expor os produtos da ROÇA na beira da estrada para venda o que se torna mais um atrativo para todos os que passam nestas estradas.

Anexos

Banco de Projetos