Banco de Projetos

Escola de Sentimentos

Ano / Edição: 2020
Município: Nova Tebas
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

Sabemos que as crianças lidam diariamente com as emoções, visto que estão em constante processo de conhecimento de mundo e de si mesmo. Sentem raiva, alegria, tristeza, frustração e reagem a esses sentimentos de muitas maneiras, ficam eufóricas, gritam, ficam bravas e, por vezes, o fazem de maneira inapropriada. A necessidade de saber identificar, entender, reconhecer e comunicar as emoções é bastante destacada no trabalho com as competências socioemocionais e tais habilidades são de suma importância para o processo de desenvolvimento saudável e integral das crianças. Então devido o grande número de encaminhamentos médicos e psicológicos, surgiu a idéia de se trabalhar de forma coletiva e produtiva com as crianças, para ajudá-las a lidarem com seus sentimentos e emoções. Temos como objetivo principal resgatar sentimentos em que se encontram adormecidos ou até mesmo esquecidos pelas pessoas, e principalmente pelas crianças, mostrar a possibilidade de controle e expressão desses sentimentos, fazer com que seja despertado e vivenciado sentimentos bons, tais como alegria, carinho, afeto, amor, e controlar os sentimentos ruins, tais como raiva, angustia, o medo. Sempre visando o bem estar integral do ser humano. Desenvolvemos a promoção e a prevenção da saúde por meio de atividades lúdicas e recreativas.

Descrição

O Projeto Escola de Sentimentos é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, nas dependências dos Pólos do Programa Academia da Saúde, as atividades são desenvolvidas em contra-turno escolar pela equipe da Academia da Saúde, equipe Multiprofissional, vigilância epidemiológica e sanitária, Equipe Saúde Família, o projeto conta com encontros semanais, toda segunda-feira das 13:30 às 15:00 no Pólo Academia da Saúde de Catuporanga, para as crianças daquela comunidade, e toda quarta-feira das 13:30 às 15:00 no Pólo Academia da Saúde de Nova Tebas, atendendo o total de 98 crianças de de 5 a 14 anos de idade, com atividades programadas voltadas para o despertar de sentimentos bons, as boas condições de vida, a importância de sabermos que existe um Deus que cuida de nós, e que nos ajuda a sermos melhores a cada dia, todo encontro conta com um plano de ação, onde podemos dar seqüência lógica nas atividades. As atividades são desenvolvidas pela equipe formada por Profissional de Educação Física, Nutricionista, Fisioterapeuta, Assistente Social, Psicólogo, Enfermeiros, ACS, Equipe de Vigilância em Saúde.

Objetivos

Gerais:

Resgatar sentimentos que se encontram adormecidos, mostrar possibilidades de controle e expressão desses sentimentos sejam eles bons ou ruins. Trabalhara o auto cuidado na infância.

Específicos:

• Promoção e prevenção da saúde por meio de atividades lúdicas e recreativas;
• Desenvolver a cooperação entre os mesmos;
• Noções de espaço global;
• Coordenação motora;
• Ritmos;
• Dança;
• Desenvolver as habilidades sentimentais e emocionais;
• Promover o cognitivo e o sócio-afetivo;
• Promover atividades de vínculos familiares;
• Fortalecer aspectos psicológicos individuais e coletivos;
• Desenvolver atividades que estimulem os hábitos alimentares saudáveis;
• Fazer com que seja despertado e vivenciado sentimentos bons e controlados os sentimentos ruins;
• Prevenção de agravos e danos a saúde;
• Levar a palavra de Deus para as crianças;

Metas a atingir:

- Levar o Projeto para o 3° Pólo do Programa Academia da Saúde na localidade de Poema;
- Aumentar a grade de atividades para as crianças;
- Ampliar horários de atividades.

Cronograma

Físico:

Segunda-feira - Pólo Academia da Saúde de Catuporanga - 13:30 às 15:00.
Quarta-feira - Pólo Academia da Saúde de Nova Tebas - 13:30 às 15:00.

Financeiro:

Não existiram custos adicionais de recursos humanos, visto que os profissionais são do quadro funcional do município.

Orçamento:

Os valores a serem gastos com o projeto Escola de Sentimentos constam na dotação orçamentária do município.

Beneficiários Diretos:

98 crianças entre 5 a 14 anos de idade, pais e professores.

Beneficiários Indiretos:

Indiretamente toda a população é beneficiada com o desenvolvimento e estabelecimento de habilidades fundamentais das crianças. Além das crianças percebe atenção especial para as famílias e a sociedades que indiretamente irão ter benefícios com estas atividades.

Resultados:

Os resultados positivos do “Projeto Escola de Sentimentos” aparecem encontro após encontro, pois por meio das atividades desenvolvidas, os técnicos responsáveis conseguem ver a melhora no comportamento das crianças, mudança de atitudes e o mais importante é saber que eles tem mudado em suas residências com suas famílias, onde o feedback das famílias vem por meio de um grupo de whatsapp, em forma de depoimento de mudanças de atitudes da criança porque aprendeu no projeto, nesse grupo são postadas as fotos e a explicação da atividade do dia, e muitas vezes alguma atividade ou brincadeira para desenvolverem com os pais, o que são de grande importância, nota-se também uma melhora no desempenho escolar, em seus comportamentos com a sociedade e sem contar o numero mínimo de encaminhamentos para atendimento psicológico.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos