Banco de Projetos

Prêmio Gestor Público Paraná

Agudos de Portas Abertas

Ano / Edição: 2020
Município: Agudos do Sul
Função de Governo: Administração

Diagnóstico

Atualmente, o avanço acelerado das tecnologias da informação exige que o Estado conduza seus trabalhos e oferte seus serviços de maneira eficiente, moderna e integrada. Nesse contexto, a utilização de recursos tecnológicos, de processos, informação e dados é um componente essencial para oferecer serviços de qualidade e acessíveis.

Descrição

Trata-se de um canal de comunicação centralizado e de simples acesso, acessível, usual e integrado, provendo de forma eficiente o acesso às informações e solicitações acerca dos serviços públicos prestados em âmbito municipal. Para os gestores públicos, um meio centralizado de disseminar estas informações, centralizar pedidos e obter informações da avaliação dos serviços pelos usuários, possibilitando, desta forma, uma melhoria contínua nos serviços oferecidos.
No aplicativo o munícipe realiza o preenchimento de um formulário (criado de acordo com a necessidade de cada serviço), ao preencher e enviar as informações corretamente a sua solicitação será destinada ao Secretário e demais administradores responsáveis por aquela categoria ou serviço, ao receber a solicitação ela já será respondida imediatamente alterando seu status de “Nova solicitação” para “Em andamento”, “Declinada” ou Concluída. É possível interagir com o solicitante com troca de informações via texto, solicitando e encaminhando arquivos (PNG, JPG, PDF, EPS, AI etc…)

Objetivos

Gerais:

Ofertar ao cidadão uma interface simples e intuitiva, pensando na acessibilidade de serviços através de interfaces menos burocráticas e mais usuais, como o uso de aplicativos através de celulares.

Específicos:

- Divulgar informações a população com mais facilidade;
- Desburocratizar o acesso aos serviços públicos;
- Evitar o atendimento presencial, em tempos de pandemia;
- Promover maior acessibilidade aos serviços públicos;
- Estabelecer meios de comunicação eficazes entre o cidadão e o Poder Público.

Metas a atingir:

- Disponibilizar informações sobre a prestação dos serviços públicos municipais;
- Proporcionar o acesso a todos os serviços públicos através do aplicativo;
- Ouvir, registrar e resolver as denúncias/reclamações em um único meio;

Cronograma

Físico:

1ª Etapa – Licitação do serviço e desenvolvimento do aplicativo (concluída);
2ª Etapa – Inclusão dos serviços públicos no aplicativo e capacitação de servidores para utilizá-lo como mecanismos de trabalho; (concluída)
3ª Etapa – Divulgação da ferramenta para a população e utilização dos serviços (realizada, porém é continua);

Financeiro:

Desenvolvimento do aplicativo, R$ 6.850,00, data 17/12/2018 (anual)
Gerenciamento do aplicativo, R$ 7.800,00, data 01/07/2019 (anual)
Manutenção do App para 08 meses R$ 1.299,00 (mensal)

Orçamento:

Desenvolvimento do aplicativo, R$ 6.850,00, data 17/12/2018 (anual)
Gerenciamento do aplicativo, R$ 7.800,00, data 01/07/2019 (anual)
Manutenção do App para 08 meses R$ 1.299,00 (mensal)

Beneficiários Diretos:

População em geral, cerca de 09 mil habitantes (usuários de serviços públicos, pais, alunos, produtores rurais, MEI’s, comerciantes, etc).

Beneficiários Indiretos:

Além dos beneficiários direitos, temos os indiretos como: fornecedores e prestadores de serviços do município, etc.

Resultados:

Desde que o aplicativo foi lançado em média 160 serviços tornaram-se acessíveis a população:
Agricultura: 8 Serviços; Agudos crescendo com você: 3 serviços; Alistamento Militar: 3 serviços; Armazém da Família: 1 serviço; Assistência Social: 6 serviços; Atendimento Fiscal: 11 serviços; Câmara Municipal: 1 serviço; Coleta de Lixo: 5 serviços; Consultório Móvel: 2 serviços; Controle de Animais: 8 serviços; Controle Social: 12 serviços; Covid-19: 10 serviços; Diário Oficial: 1 serviço; Educação: 7 serviços; Espaço do Trabalhador: 5 serviços; Esporte: 4 serviços; Eventos Municipais: 1 serviço; Iluminação Pública: 1 serviço; INSS: 1 serviço; Itinerário de Ônibus: 3 serviços; Legislação: 1 serviço; Licitações 1 serviço; Meio Ambiente: 7 serviços; Obras e Urbanismo: 6 serviços; Ponto de Táxi: 1 serviço; Saúde: 15 serviços; Servidor Público: 6 serviços; Transparência: 14 serviços; Transporte Escolar: 4 serviços; Notícias; Solicitações gerais; Telefones úteis.

Nesse período tivemos o total de 713 solicitações e cadastrados 874 usuários.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

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