Banco de Projetos

A Capacitação para o Desenvolvimento Econômico

Ano / Edição: 2020
Município: Marechal Cândido Rondon
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

O conceito de educação ao longo do tempo vai se modificando em face das necessidades de uma sociedade que evolui. Tendo em vista essa dinamicidade, os projetos educacionais precisam evoluir também. Na sociedade atual busca-se cada vez mais uma formação ampla que forme alunos/cidadãos capazes de gerenciar a própria vida enquanto estudante e, mais tarde, depois de adultos, como profissionais atuar em uma sociedade cada vez mais carente de comprometimento e ética.
O município tem um desenvolvimento forte na área do cooperativismo com algumas cooperativas atuando como Copagril, a cooperativas de crédito, a Cercar – Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento Econômico e outras grandes empresas como Agrícola Horizonte, Alibra, Sooro entre outras. Pensando nisso, a gestão municipal entende que incentivar uma educação empreendedora é importante visto que esse cenário empresarial forte e de crescimento das grandes empresas faz crescer em volta outros empreendimentos menores, muitas vezes familiares, que dão suporte a alguns setores nas grandes empresas, por exemplo, a terceirização de serviços de limpeza, de segurança e até alimentação fornecida aos funcionários. Tendo isso em vista, é preciso ter no município pessoas preparadas para empreender e atender essas demandas gerando renda e impostos.
O projeto vem de encontro a essa necessidade porque de forma lúdica já começa a trabalhar com as crianças de 6 a 10 anos esses conceitos de empreendedorismo e postura proativa frente as demandas existentes, primeiro como forma de autoconhecimento mas já com o objetivo de formar adultos ativos frente às necessidades sociais, além da capacitação para adolescentes e adultos com cursos profissionalizantes.

Descrição

O Projeto de Educação Empreendedora é divido em cinco eixos, destaca-se este projeto guarda-chuva o município articulou o envolvimento de diversas entidade e instituições envolvidas no desenvolvimento das ações:

Educação Empreendedora na rede municipal de ensino
O programa JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos do SEBRAE foi desenvolvido em 12 escolas municipais de Marechal Cândido Rondon que atendem a uma clientela que abrange as faixas etárias de quatro até 10 anos de idade. Sendo assim, o foco não foi impactar à curto prazo os pequenos negócios, mas sim desenvolver um comportamento empreendedor a médio e longo prazo.
A educação empreendedora objetiva atingir toda a comunidade escolar por meio do autoconhecimento desenvolvido pelos alunos que participam e acabam influenciando as famílias. Por meio do programa e suas metodologias o aluno acaba conhecendo melhor o meio que está inserido, que produtos seriam preferencialmente consumidos, de onde vem, de que são produzidos, o custo da matéria-prima e da mão de obra, enfim toda a cadeia de produção e comercialização.
Quando todos esses conceitos deixam de ser intuitivos e passam a fazer parte do conhecimento do indivíduo ele se torna um diferencial para sua atuação na sociedade.
No município, durante estes quase dois anos trinta e oito professores se capacitaram e aproximadamente novecentos e quarenta alunos tiveram a oportunidade de trabalhar com a metodologia do programa. No entanto, trabalharam de forma indireta todas as equipes das escolas com as merendeiras, coordenadoras, direção e, de forma geral, as APMFs (Associação de Pais, Mestres e Funcionários).
A meta do município é que a médio prazo esse comportamento empreendedor desenvolvido na escola possa impactar diretamente os pequenos negócios já existentes com um consumo consciente e, futuramente, com jovens empreendedores apostando em produtos mais sustentáveis além de rentáveis.

Preparação de Adolescentes para o Mercado de Trabalho - Vara da Família, Infância e Juventude
Com o objeto em oportunizar aos adolescentes melhores condições e preparo para sua inserção no mercado de trabalho. Os parceiros: Secretaria de Educação, de Industria e Comércio e de Ação Social do Município de Marechal Cândido Rondon; JCI; ACIMACAR; ISEPE Rondon; NEDDIJ; SENAI; ROTARY CLUB; Núcleo Regional de Educação; CREAS e Conselho Tutelar.

Capacitação profissional - Programa Capacita Marechal
O Município realizou a compra das capacitações profissionais do SENAC, SESI/SENAI, para atender a demanda de capacitação profissional ao mercado de trabalho.
Com a parceria como o Instituto Federal do Paraná – IFPR, com duração de dois anos.

Concurso de vídeo amador para alunos de nonos anos. (município realizou o transporte dos alunos)
Com o objetivo de disseminar a cultura empreendedora entre jovens adolescentes, a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) promove o concurso de vídeo amador com o tema “Empreendedorismo”. O concurso integra as ações programadas para os eixos de atuação em comemoração ao cinquentenário da entidade, neste caso, educacional.

Capacitações empresariais aos MEIs
O programa Cidade Empreendedora do Sebrae oferece capacitações aos empresários.

Objetivos

Gerais:

Melhorar a qualidade do ensino oferecido às crianças matriculadas no ensino fundamental;
Estimular a criatividade e o pensamento crítico no estudante para traçar plano e resolver problemas;
Oferecer capacitação ao corpo docente para atuar com a metodologia de trabalho do JEPP;
Desenvolver o Programa JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos em turmas de primeiro, segundo e terceiros anos nas escolas municipais;
Proporcionar ao aluno experiências educacionais em que ele possa se autoconhecer e atuar em coletividade;
Estimular a médio e longo prazo a criação de novos negócios a partir do comportamento empreendedor desenvolvido pelo programa;

Específicos:

Desenvolver a economia local através da formação de obra especializada, preparando as crianças, adolescentes e adultos para o mercado de trabalho.

Metas a atingir:

Gerar a autoestima nos alunos atendidos pela Vara da Família, Infância e Juventude, desenvolver o empreendedorismo nos alunos das escolas municipais e ofertar mão de obra qualificada ao mercado de trabalho rondonense.

Cronograma

Físico:

Ano todo em 2019 - O Projeto de Educação Empreendedora é divido em cinco eixos, destaca-se este projeto guarda-chuva o município articulou o envolvimento de diversas entidade e instituições envolvidas no desenvolvimento das ações:
Aconteceu durante o ano letivo de 2019 e meados de 2020, as atividades foram inseridas junto as disciplinas para gerar aprendizagem.

1º e 2º semestre 2019 - Preparação de Adolescentes para o Mercado de Trabalho - Vara da Família, Infância e Juventude:
Inicialmente o projeto com os adolescentes tinha duração de um ano, porém em 2019 iniciou-se o projeto semestral, desta forma, as aulas foram

2019 - ano todo - Capacitação profissional - Programa Capacita Marechal
O Município realizou a compra das capacitações profissionais do SENAC, SESI/SENAI, para atender a demanda de capacitação profissional ao mercado de trabalho.
Concurso de vídeo amador para alunos de nonos anos.

03/2020 - O programa Cidade Empreendedora do Sebrae oferece capacitações aos empresários referente a midas digitais.

Financeiro:

O município adquiriu o Programa Cidade Financeira do Sebrae e as capacitações do SESI/SENAI.

Orçamento:

Capacitações adquiridas:
SESI/SENAI
R$ 14.240,66 - 1º contratação
R$ 101.835,27 - 2º contratação

Beneficiários Diretos:

Os alunos e as famílias dos envolvidos nas capacitações. Destacamos o trabalho realizado com os adolescentes atendidos pela Vara da Família, Infância e Juventude do Fórum de Marechal Cândido Rondon, onde as famílias encontram-se em estado de fragilidade e com baixa autoestima, com a capacitação os alunos desenvolveram habilidades e o empoderamento do conhecimento, onde muitos alcançaram o primeiro emprego, contribuindo com a renda familiar.
O eixo que trabalha a educação empreendedora nas escolas municipais faz com que os alunos e suas famílias busquem alternativas de trabalhos de artesanato para uma renda extra.
O eixo de capacitação profissionalizante atende o cidadão em busca qualificação profissional, as empresas oferecem oportunidades porém as vagas são específicas com formação na área, este programa de Capacitação profissional - "Programa Capacita Marechal" foi muito bem aceito pelos empresários de Marechal Cândido Rondon.

Beneficiários Indiretos:

O desenvolvimento econômico do município ocorre com a mão de obra qualificada e em decorrência as empresas e a comunidade.

Resultados:

No município, durante estes quase dois anos trinta e oito professores se capacitaram e aproximadamente novecentos e quarenta alunos tiveram a oportunidade de trabalhar com a metodologia do programa. E, a partir do desenvolvimento do programa, pode-se notar uma consciência maior sobre a dinâmica de como funciona a criação de uma empresa. Embora tudo de forma fictícia, mas já despertando as crianças para lidar com conceitos necessários para a vida adulta como gerenciamento do dinheiro e relacionamento em grupo na organização das tarefas como numa empresa.
Durante as atividades pode-se perceber como as crianças gradativamente iam compreendendo como trabalhar em grupos assumindo uma postura proativa, assumindo riscos calculados na tomada de decisões.
Dentro do Capacitação profissional - Programa Capacita Marechal 23 empresa foram atendidas com as capacitações envolvendo 35 funcionários na elevação de cargo.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos