Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

Sementinhas do Saber do CMEI para CASA

Ano / Edição: 2020
Município: Ivaiporã
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

O município de Ivaiporã, localizado na região norte do Paraná conta com aproximadamente 33.000 habitantes é um município que vem destacando-se no cenário estadual em diversas áreas. A Rede Municipal de Ensino é composta por 11 CMEIs – Centros Municipais de Educação Infantil, sendo destes dois CMEIs localizados na Zona Rural e 10 escolas municipais, sendo quatro rurais e seis urbanas, conta com 2.744 estudantes. O modelo de desenvolvimento consumista atual promove crescente degradação dos recursos naturais com consequências na qualidade de vida, modificando assim hábitos sociais. Tais consequências têm apresentado reflexos negativos nas características do planeta e, assim, no cotidiano das pessoas. Nesta perspectiva, vários setores da sociedade vêm desenvolvendo discussões sobre a necessidade de implementar ações, programas de sensibilização, conscientização que visem a construção de novos valores e atitudes, ou seja, promover urgentemente a disseminação de um processo educacional, com ações didáticas e pedagógicas voltadas para a sustentabilidade dos recursos naturais, formação de cidadãos críticos e sensibilizados para com os problemas ambientais. Entende-se que quanto antes começarmos, antes teremos bons resultados sendo assim, observar-se a necessidade de começarmos já com os pequenos a vivenciar e experimentar situações que envolvam a preservação e manutenção do ambiente onde, alimentação saudável e sustentabilidade. Observando o quanto precisamos avançar com relação aos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que se baseiam nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e percebendo que poucas famílias estão educando seus filhos para observarem a natureza, para preservar e modificar o espaço onde vivem, nem tão pouco plantando ou cuidando de alguma planta e mostrando os cuidados que devemos ter com as mesmas. Constatamos também que há uma porcentagem significativa de estudantes que não possuem hábitos alimentares saudáveis, não aceitando os legumes e verduras ofertados na alimentação escolar e após a execução do projeto no ano de 2018 os estudantes passaram a aceitar os referidos alimentos. Partindo do pressuposto que todos os anos temos novos estudantes e que a aquisição de hábitos alimentares saudáveis é uma construção contínua, observamos a necessidade de continuar com o projeto, no ano de 2019 o Projeto Sementinhas do Saber foi desenvolvido em 5 CMEIs. enfim toda a comunidade escolar. No ano de 2020 em virtude da pandemia, das aulas remotas e da necessidade das adaptações curriculares para o seguimento do ano letivo, transformou-se em “Projeto Sementinhas do Saber do CMEI para CASA” sendo ampliado para os 11 CMEIs e para os lares de toda a comunidade escolar com o plantio de hortaliças, flores e árvores frutíferas.

Descrição

-Reunião com a coordenação dos CMEIs para a reorganização do Projeto Sementinhas do Saber – do CMEI para casa;
-Envio aos pais e profissionais dos CMEIs, vídeo informativo produzido pela Secretaria Municipal de Educação explicando as etapas do projeto;
-Pesquisa online para levantamento de dados com as famílias;
-Através de bilhetes virtuais, solicitar a presença da família por faixa etária para entrega de sementes de flores e mudas de hortaliças e árvores frutíferas como também a explicação sobre o desenvolvimento do projeto e o plantio de mine bosque nos CMEIS;
-Plantio de muda de árvore frutífera dentro do CMEI com uma família representando a comunidade escolar;
-Desenvolvimento do projeto com a preparação do espaço e plantio das mudas e sementes recebidas;
-Realização de registro por fotos, vídeos e relatos das famílias para serem enviadas aos CMEIS.
-Entrega de certificado de participação e regador simbólico para as famílias agradecendo o envolvimento no Projeto Sementinhas do Saber – do CMEI para CASA.
-Sorteio de brindes (cestas de flores, frutas e hortaliças) para famílias que participarem efetivamente do projeto.

Objetivos

Gerais:

Garantir a educação pelo olhar, através da observação e do contato com a natureza, conforme sugere a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e o Referencial Curricular do Estado do Paraná, destacando a importância de uma alimentação saudável como propõe as políticas de EAN (Educação Alimentar e Nutricional) e de SAN (Segurança Alimental e Nutricional), além de cuidados com o ambiente e a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que se baseiam nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), propiciando assim a preservação do vínculo afetivo entre CMEI e família e a continuidade do projeto mesmo diante da pandemia causada pelo COVID 19.

Específicos:

- Garantir o acesso a importantes informações sobre alimentação saudável, cuidados com o meio ambiente e qualidade de vida;
- Ampliar e consolidar as informações que são transmitidas para as crianças no dia a dia, ajudando a melhorar e desenvolver suas noções sobre os hábitos alimentares, cultura de consumo de alimentos naturais, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
- Envolver as crianças no sentido de estimular a sua participação na produção, consumo e importância das hortaliças na alimentação;
- Contribuir com a revitalização do caminho das orquídeas no Jardim Botânico;
- Incutir nas crianças, pais e familiares o valor e a compreensão de seu lugar na natureza através de práticas que envolvam o contato com a terra preservando o planeta como fonte de vida;
- Criar um espaço aconchegante e prazeroso com o cultivo de hortas e jardins em suas casas e quintais, através da reestruturação do projeto devido a pandemia.

Metas a atingir:

- Realizar pesquisas com as famílias para avaliar os hábitos alimentares e o interesse das famílias com relação ao cuidado e transformação do meio ambiente;
- Implementar a meta para o ano 2020, que é integrar no projeto todas as famílias das crianças dos onze CMEIs;
- Transformar os hábitos alimentares mais saudáveis e novo olhar para a natureza, transformando os espaços familiares mais agradáveis e sustentáveis;
- Dar continuidade ao projeto mesmo diante da pandemia causada pelo COVID19;
- Realizar pesquisa ao final do projeto avaliando a participação e efetiva mudança de hábitos nas famílias.

Cronograma

Físico:

2017- Projeto Piloto com hortas pedagógicas,
2018- Implantação do Projeto em dois CMEIS com hortas pedagógicas,
2019- Expansão para cinco CMEIs com plantio das hortas, jardins e projeto piloto do mini bosque.
2020- Expansão para os 11 CMEIS e famílias dos estudantes com plantio das hortas, jardins, plantio de árvores frutíferas nos CMEIS e casas das crianças.

Financeiro:

Foram utilizados recursos livres da prefeitura e recursos de parcerias com IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Departamento Municipal de Meio Ambiente e Rotary Club Ivaiporã.
-R$450,00 - mudas de hortaliças.
-R$200,00 - sementes de flores;
-R$7.000,00 - 700 mudas de árvores frutíferas;
-R$150,00 - materiais de expediente.

Orçamento:

Não se aplica.

Beneficiários Diretos:

700 estudantes, seus familiares e 146 funcionários
dos CMEIs.

Beneficiários Indiretos:

Comunidade escolar de todos os CMEIs (11) da Rede Municipal de Ivaiporã.

Resultados:

Neste ano o projeto superou o objetivo proposto em seu lançamento no ano de 2017 que era a implantação de hortas pedagógicas nos CMEIs, visto que o projeto tomou maiores proporções e hoje está sendo executado nos lares de 700 famílias desta rede, não somente com o plantio de hortas, mas também com o cultivo de flores e árvores frutíferas.
O projeto propiciou a criança e aos seus familiares conhecimentos que lhes permitam fazer suas escolhas alimentares saudáveis e o consumo de alimentos naturais e ainda os cuidados e a revitalização de espaços através de jardinagem vindo de encontro com o projeto “Ivaiporã Mais Florida”, o qual tem como objetivo tornar os espaços públicos mais agradáveis através do paisagismo e revitalização de ambientes.
De maneira especial neste ano, considerando a crise mundial devido a pandemia causada pelo covid 19, o projeto mantêm o vínculo afetivo entre professor e educando através de atividades pedagógicas relacionadas ao tema, em que a família e instituição de ensino complementam suas funções de cuidar e educar.

Anexos

Banco de Projetos