Banco de Projetos

PGP-PR Melhor do Ano

EDUCÁRIUS EAD - INOVANDO O ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL

Ano / Edição: 2020
Município: Guaíra
Função de Governo: Administração

Diagnóstico

Com o advento da pandemia e a impossibilidade de realizar aulas presenciais a partir do mês de março, surge a necessidade de manter as atividades pedagógicas com os mais de 3.000 alunos da rede municipal de ensino de forma remota. E somente com o uso da tecnologia isso poderia se tornar possível.
Um desafio gingante, algo impensável para a educação infantil e fundamental e principalmente para professores e pais. A presença física na educação básica é de suma importância para o bom desenvolvimento do aluno, porém, uma nova realidade surgiu e deve ser enfrentada.
Haviam dezenas de dúvidas “Como os alunos irão assistir as aulas sem os professores?”, “Quem garantirá que o aluno irá fazer as atividades?”, e muitas sem respostas, que somente com ação e tempo poderiam ser respondidas.
Ao todo são 3.504 alunos matriculados e ativos na rede, dos quais não se sabiam a porcentagem destes alunos que teriam condições de fazer este acompanhamento remotamente. Além de ser um mundo novo para a criança, pois a internet em sua maioria era uma ferramenta de brincadeira e lazer, e não de aprendizado. Todos sabemos o quão “digital” são as crianças nos dias atuais, mas a incerteza de que a criança iria assimilar o conteúdo, e em determinadas séries ser alfabetizada, era uma grande incógnita.

Descrição

O projeto visa desenvolver uma ferramenta utilizando tecnologia de última geração para programação que seja livre, ou seja, gratuita e que funcione nos mais diversos dispositivos, como celulares, smart tvs, computadores, tablets, etc. E que seja de extrema facilidade o seu uso, que desde crianças de 3 anos à adultos lhes proporcionem o aprendizado adequado, sem que a tecnologia seja um problema.
Proporcionar que o professor consiga cadastrar e acompanhar os seus alunos de forma transparente e fácil, que para este profissional também é uma novidade a ser enfrentada.
A ferramenta deve ser de fácil expansão, ou seja, após o período da pandemia a ferramenta seja utilizada como conteúdo extra curricular, tornando-se permanente o seu uso.
Quem trabalha com elaboração de projetos em TI tem conhecimento que para tornar a vida do usuário final fácil, milhares de linhas de códigos e testes de usabilidade devem ser feitos.
Neste contexto, o desafio era desenvolver a ferramenta com as características citadas e em um curtíssimo prazo de tempo, mais especificamente 4 semanas para entregar o produto final. Sendo necessário duplicar a carga horária da equipe de desenvolvimento.

Objetivos

Gerais:

O objetivo é criar uma ferramenta para gestão do conteúdo pedagógico, contendo centenas de atividades pedagógicas e videoaulas de uma maneira fácil e objetiva. Onde os alunos possam se conectar e realizar as atividades propostas.

Específicos:

1) Realizar os levantamentos de requisitos e análise.
2) Realizar pesquisa de campo para quantificar o alcance da ferramenta entre os alunos. (Quantidade de alunos com acesso à internet).
3) Selecionar as melhores tecnologias de software livre para o desenvolvimento da aplicação.
4) Iniciar a codificação do sistema.
5) Realizar testes automatizado e de uso da plataforma.
6) Validar a ferramenta com os stakeholders (Equipe pedagógica).
7) Validar a usabilidade com alunos da rede.
8) Disponibilizar a plataforma em nuvem.

Metas a atingir:

Entregar a primeira etapa do projeto em 9 dias.
Desenvolver a aplicação completa em 4 semanas.
Deixa a plataforma com um uptime de 99%.
Layout simples e de fácil uso.
Atingir mais de 70% dos alunos ativos da rede.

Cronograma

Físico:

1) Requisitos e análises (2 dias).
2) Selecionar as tecnologias a serem utilizadas (2 dias).
3) Início da codificação do sistema utilizando as tecnologias HTML5, CSS3, BOOTSTRAP e JAVASCRIPT, VS Code como IDE de desenvolvimento. (4 dias)
4) Testes automatizado e de uso da plataforma. (1 dia)
5) Deploy do projeto em servidor em nuvem. (1 dia)
6) Entregar a primeira etapa do projeto com as atividades educacionais. (Entrega feita em 9 dias (soma das etapas anteriores))
7) Início da segunda etapa do projeto com as tecnologias JAVA, SPRING, HIBERNATE, SPRING SECURITY, MAVEN, APACHE TOMCAT, BOOTSTRAP, HTML5, CSS3, JAVASCRIPT e POSTGRESQL como SGDB. Segunda etapa que abrange o lançamento das séries, matérias e aulas, juntamente com seus vídeos. (15 dias)
8) Testes automatizados e de usabilidade. (2 dias)
9) Deploy e disponibilidade em nuvem (1 dia)
10) Treinamento dos profissionais que irão alimentar a plataforma. (1 dia)
11) Entrega final da segunda etapa. (Entrega feita em 28 dias, (soma das etapas anteriores) para entrega completa do projeto.)

Financeiro:

Foram utilizados somente os conhecimentos e a vontade de inovar dos técnicos da secretaria de TI, não sendo necessário gastos financeiros no projeto.

Orçamento:

Foram necessárias 300 horas de análise e programação para a execução do projeto.
Não sendo necessário gastos financeiros para a sua elaboração.

Beneficiários Diretos:

Os 3.504 alunos da rede municipal de ensino.

Beneficiários Indiretos:

Os mais de 200 professores que aprenderam uma nova forma de ensino.
Os pais dos alunos que tiveram que aprender a lidar o novo ensino do seu filho, e a acompanhar mais de perto a sua evolução.
Outros municípios que não implementaram uma estratégia digital para o período pandêmico, a plataforma é aberta e as videoaulas estão disponíveis a todos. (Municípios com acessos constantes: Terra Roxa - PR, Iporã PR, Mundo Novo – MS, Eldorado – MS, Ipiranga do Norte – MT, Cascavel PR, Gravataí RS entre outros).

Resultados:

Finalizado o desenvolvimento da primeira etapa do projeto, tendo seu lançamento no dia 31 de março, do qual pode ser acessado nos links http://www.guaira.pr.gov.br/index.php?sessao=b054603368vfb0&id=5865, https://www.portalguaira.com/guaira-secretaria-de-educacao-disponibiliza-plataforma-de-apoio-pedagogico/ e https://www.facebook.com/municipioguaira/videos/663397711127942/. Nesta primeira versão foram disponibilizadas mais de 200 atividades divididas em:

• Educação Infantil: com diversas brincadeiras para estimular o desenvolvimento da criança de 0 aos 4 anos;
• Atividades para imprimir: permite que os pais baixem as atividades com o intuito de imprimi-las.
• Atividades com músicas: com vários vídeos com a capacidade de estimular várias áreas do cérebro, como psicomotor, socioafetivo, cognitivo e linguístico.
• Educação Especial Inclusiva: vídeos com a didática necessária para as crianças com necessidades especiais.
• Brincadeiras: Nesta seção possuem brincadeiras para todas as idades, informando como executá-las e o material necessário.
• Vídeos que auxiliam no aprendizado: nesta etapa foram selecionados dezenas de vídeos que colaboram para o aprendizado da criança em diferentes áreas.
• Atividades para download (1° ao 5° ano): permite que os pais baixem e imprimem as atividades das séries do ensino fundamental.
• Livros online: aqui são recomendados vários sites de livros infantis.
• Dica de rotina semanal: nesta seção são listadas as atividades a serem feitas com as crianças de segunda a domingo, desde o momento em que a criança desperta, até ela dormir no período noturno.
Todas as atividades citadas podem ser acessadas em http://educacao.guaira.pr.gov.br na seção “Outras Atividades”.

A ferramenta desenvolvida foi muito bem recebida pela comunidade (Em anexo consta alguns comentários no Facebook), alcançando em um único dia mais de 4 mil acessos. E também as coordenadoras pedagógicas gravaram um vídeo explicando mais sobre a plataforma (Vídeo em anexo).

No dia 20 de maio foi realizado o lançamento da segunda etapa do projeto, com vídeos aulas do 1° ao 5° ano, educação especial, infantil e EJA (Educação de Jovens e Adultos), a matéria pode ser acessada em http://www.guaira.pr.gov.br/index.php?sessao=b054603368vfb0&id=5865 e https://www.facebook.com/municipioguaira/videos/538103076842898/.

As aulas virtuais também foram muito bem recebidas pela comunidade, e os alunos conseguiram sem esforço assistir as aulas propostas, o que confirmou que o projeto conseguiu atingir o objetivo de usabilidade facilitada, ou seja, a proposta de possuir uma plataforma lúdica, objetiva e simples foi cumprida com sucesso (Em anexo algumas fotos de crianças assistindo as aulas).
Realizado a pesquisa sobre a abrangência que a plataforma teria, obtivemos os seguintes dados:

• 84% dos alunos possuem internet em casa;
• 97% dos alunos com internet tem algum dispositivo disponível para os estudos;

O que demonstra que o ensino não presencial poderia atingir mais de 70%, que era a meta proposta no início do projeto.
As aulas estão organizadas por semanas, e os alunos que não possuem acesso a internet ou não conseguem acompanhar as videoaulas podem retirar as apostilas na escola, pois o mesmo conteúdo que é abordado em vídeo, é abordado na apostila.
Para a hospedagem dos vídeos foi escolhido o YouTube, pois tem um tratamento de vídeo excepcional, e em um primeiro momento os vídeos são lançados como “Não listado”, para que fiquem disponíveis somente via plataforma.

Após 3 semanas do lançamento das aulas não presenciais foi realizado outra pesquisa para quantificar a quantidade alunos que estariam ativamente realizando as aulas, e como resultado obtivemos (Memorando N° 1024/2020 e Gráficos em anexos):
• 57% participando ativamente;
• 30% participando parcialmente (assistiam as aulas, porém não entregavam as atividades);
• 13% sem participação, estudando somente via apostilas impressas.
Na posse destas informações foram elaboradas estratégias para aumentar o número de participantes ativos, de acordo com a realidade de cada escola. Professores e coordenadores buscaram se aproximar ainda mais dos alunos e pais através do mensageiro instantâneo WhatsApp, Facebook da prefeitura, busca ativa in loco, avisos em rádios e jornais e parceria com o Conselho Tutelar pois trata-se de evasão escolar.
E com estas ações foi o índice aumentou para 86% dos alunos participando ativamente 6% parcialmente e 8% não participando, e assim ultrapassando a meta de 70% estipulado no início do projeto. E a estimativa para os próximos meses é de mais de 91%.
Até a data 31/07 temos no banco de dados 944 aulas lançadas.
O projeto está na íntegra disponibilizado no diretório público de desenvolvedores GitHub no endereço https://github.com/benjaminfernandes/educarius, onde outros desenvolvedores podem contribuir, baixar e recomendar melhorias na plataforma.

Anexos

Banco de Projetos