Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

Edital de Soluções Inovadoras: Banco de Ideias e Incentivo ao Empreendedorismo

Ano / Edição: 2020
Município: Maringá
Função de Governo: Administração

Diagnóstico

A morosidade e a burocracia, enfrentada nos trâmites internos do setor público, afeta a transparência e acarreta o atraso da execução dos serviços. O Edital de Soluções Inovadoras visa obter resultados mais ágeis a demandas do Município, proporcionando que pessoas físicas e pequenas empresas bem como as chamadas startup's, desenvolvam projetos de melhoria na qualidade de vida e nos serviços de atendimento aos cidadãos maringaenses.

O Edital oportuniza aos servidores relatarem o problema enfrentado, bem como os benefícios esperados, fornecendo as instruções para que as pessoas físicas acima de 16 anos e Pessoas Jurídicas se candidatem a resolver as demandas. O referido chamamento público proporciona o fomento ao empreendedorismo e o incentivo à criação de novos produtos e a participação da comunidade na gestão pública municipal.

Descrição

O Edital de Soluções Inovadoras oportuniza a apresentação de soluções inovadoras a demandas especificadas e enviadas por diversos setores da Prefeitura,
possibilitando a pessoas físicas e jurídicas a proposição de soluções aos problemas enfrentados no Município.

Os Editais seguem o seguinte fluxo (2º Edital):

1. Abertura do Processo n° 76642/2018 (26/10/2018);

2. Publicação no Órgão Oficial n° 2997, em 05/11/2018, do Edital de Chamamento Público para apresentação de Soluções Inovadoras;

3. Divulgação realizada pela Diretoria de Inovação;

4. Prazo para os interessados em participar (05/11/2018 a 11/01/2019);

4.1 Recebimento de Propostas por meio de ficha de inscrição, pelo prazo de 60 dias.

5. Maringá Pitch, é a nomenclatura usada para o dia de avaliação das propostas recebidas pela comissão avaliadora. É realizada em conjunto com a equipe dos setores envolvidos e os empreendedores/inovadores;

5.1 Após análise do Maringá Pitch houve a divulgação das equipes aprovadas para testarem as soluções inovadoras no Órgão Oficial n° 3129 na data de 27/06/2019;

5.2 A equipe escolhida tem o prazo de 12 meses, podendo ser prorrogado por 6 meses para executar o projeto de acordo com a demanda;

5.3 Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica 01/2019, Acordo de Confidencialidade e Termo de Ciência e Declaração de Concordância (26/08/2019);

6. Reuniões de avaliação das Soluções:

6.1 Reunião de avaliação com a Agência do Trabalhador e responsáveis pelo App Flugo (26/05/2020);

6.2 Reunião de avaliação com a Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal e responsável pelo App Petis (28/05/2020);

7. Entrega do Atestado de Capacidade técnica aos Aplicativos Petis e Flugo em 2 de julho de 2020.

O teste das soluções inovadoras foi acompanhado pela comissão em todo o período de execução. Os responsáveis pela execução do projeto assinaram o Acordo de Cooperação Técnica e o Acordo de Confidencialidade, deixando as partes interessadas cientes de todo o processo. Todo o procedimento descrito neste Edital de chamamento público submeteu-se à Lei nº 10.407/2017 e Decreto 1136/2017

Objetivos

Gerais:

Criar um banco de ideias que possam ser resolvidas com tecnologia, através dos servidores que buscam soluções para os problemas enfrentados na Administração pública, bem como incentivar a criação de novos produtos e fomentar o empreendedorismo inovador que vêm das startup’s, além do incentivo ao empreendedorismo Juvenil.

Específicos:

1. Fomentar o setor de tecnologia em Maringá, destacando a cidade como polo de inovação e tecnologia que mesmo durante a pandemia da Covid-19 oferece vagas de trabalho à distância, faturando e arrecadando localmente;

2. Incentivar o empreendedorismo juvenil, fornecendo a oportunidade aos jovens a partir de 16 anos;

3. Desenvolver um Banco de Ideias e Soluções Inovadoras;

4. Fomento à inovação e criação de novos produtos;

5. Motivar os servidores a buscar soluções para as dificuldades burocráticas enfrentadas;

6. Promover transparência na gestão do município;

7. Reduzir o tempo de espera do contribuinte em detrimento à burocracia.

Metas a atingir:

1. Tornar os serviços públicos mais ágeis, transparentes, eficientes e econômicos;
2. Consolidar o município como polo de tecnologia da informação;
3. Fazer de Maringá uma cidade com tecnologia de ponta, gerando emprego e renda de alto valor agregado;
4. Efetivar e implantar o maior número das propostas solucionadoras recebidas conforme desafios demandados.

Cronograma

Físico:

I. O Edital é publicado uma vez ao ano
II. Recebimento de propostas no período de 60 dias
III. Execução das propostas por 12 meses
IV. Avaliação e Concessão do Atestado de Capacidade Técnica

Detalhamentos:

Até o momento foram publicados três editais:

Primeiro edital foi publicado no Órgão Oficial n° 2752 no dia 31 de Agosto de 2017. Neste Edital, seis secretarias municipais apresentaram 06 desafios e 02 empresas se interessaram em resolvê-los, sendo uma demanda da Educação e outra do Procon.

No segundo edital foi publicado no Órgão Oficial 2997/2018 no dia 05 de novembro de 2018.
Foram apresentados 12 desafios de 10 secretarias e 04 empresas foram aprovadas para execução dos projetos, sendo sugeridas as demandas da Agência do Trabalhador, da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal e da Secretaria de Mobilidade Urbana, através dos Aplicativos, Flugo, Myskills, Petis e Myselpay.

O Terceiro Edital (em andamento) foi publicado em 30/06/2020, com 19 secretarias municipais que enviaram no total 59 desafios.
Neste edital colocamos como diferencial um desafio para a Prefeitura de Maringá, oportunizando que a população em geral sugira algo que possa ser inovador no município e tenha a possibilidade de contribuir com o desenvolvimento e aplicar as ideias seguindo as mesmas regras conforme interesse de todos os envolvidos. No momento estamos com prazo aberto para receber as propostas solucionadoras.

Financeiro:

O Edital e as soluções não possuem custo ao Município, tendo um período de teste e validação por 01 ano.

Orçamento:

Sem ônus para o município, pelo período de 12 meses que compreende a validação e teste.

Beneficiários Diretos:

1. Gestão dos serviços públicos
2. Empreendedores envolvidos
3. População maringaense

Beneficiários Indiretos:

1. Setor de Tecnologia da Informação
2. Fornecedores de produtos específicos
*TI maringaense tem aproximadamente 400 empresas, empregando 5 mil pessoas, com salários acima da média do mercado.

Resultados:

Segue os aplicativos/sites que foram criados a partir do nosso banco de ideias (desafios);

1. Aplicativo Procon na Mão – é um canal de comunicação entre consumidores e empresas, trabalhando na resolução de conflitos. O aplicativo permite o registro de reclamações ou mesmo de dúvidas, reduzindo o tempo de espera e concluindo o atendimento. Em seguida os funcionários do Procon irão ser notificados, a ideia é resolver cada demanda o mais rápido possível.

2. Aplicativo Educar – Disponível nas plataformas Android e IOS, o aplicativo é destinado aos pais, responsáveis e estudantes, podendo acompanhar informações como: notas, avaliações, frequências, horários e eventos da escola.

3. Aplicativo Petis – Organizou e tornou transparente o processo de castração de animais.

4. Aplicativo Flugo – Permitiu aos trabalhadores acompanharem a fila de atendimento na Agência do Trabalhador, evitando tumulto e trazendo mais conforto aos usuários. No período de pandemia foi essencial para o retorno ágil das atividades.

5. Aplicativo Myselfpay – Proporcionar mais facilidade para o usuário de transporte público em adquirir o bilhete ou recarregar o seu cartão. O aplicativo visa ainda eliminar filas, diminuir espera, evitar deslocamento desnecessário, estruturas de alto custo e vendas clandestinas.

6. Myskills – Criação de um sistema Web e APP Mobile para gerenciamento de candidatos e vagas de emprego oferecidos por empresas ligadas à Agência do Trabalhador, com registro de dados cadastrais e curriculares, sendo também possível avaliações diferenciadas sobre os mesmos. Objetiva facilitar o acesso dos trabalhadores, bem como diminuir a rotatividade dos encaminhamentos realizados.

3° Edital: Recebendo proposta até 30/08/2020
Propostas apresentadas, porém ainda não avaliadas:
1. Rodoled – Sistema que busca prolongar a vida útil dos pneus, gerando maior eficiência operacional com redução significativa de custos.
2. Lz Energia – Sistema que objetiva maior economia de combustível da frota.
3. Avaliando Brasil – Sistema visa trazer um feedback às demandas da ouvidoria

Anexos

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