Banco de Projetos

FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE ARAUCÁRIA – UMA REALIDADE SEMPRE PRESENTE E INOVANDO EM UM MOMENTO PANDÊMICO

Ano / Edição: 2020
Município: Araucária
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

A rede de ensino de Araucária, no que diz respeito à Educação Infantil, conta com a população de 6.051 educandos, do universo total de 18.240 estudantes. No que diz respeito à modalidade Creche (0 a 3 anos), o Município atende 2.965 crianças, com o total de 416 educadores infantis.
Já no Ensino Fundamental, a rede conta com 11.221 estudantes e 108 na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, e, na modalidade de Educação Especial, contamos com 719 estudantes que realizam contraturno escolar em Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs).

Considerando as Medidas Provisórias, Decretos, Orientações Legais do Conselho Municipal de Educação (CME) e da Secretaria Municipal de Educação de Araucária (SMED), decorrente da infecção humana pelo novo Coronavírus Sars-Cov-2/Covid-19, no ano letivo de 2020, as aulas presenciais foram suspensas, e atividades remotas estão sendo enviadas às famílias e estudantes, sendo que os profissionais de Educação estão em trabalho remoto fazendo a mediação dos conhecimentos para permitirem a aprendizagem.

Portanto, uma das necessidades que emergiram da atual situação, foi a realização com urgência de formações on-line para subsidiar os profissionais da educação a enfrentar esse momento desafiador e de grandes reformulações e possibilidades de ensino. Assim, buscando subsidiar a Educação Remota realizada pelos Profissionais da Educação, a Secretaria Municipal de Educação tem ofertando palestras virtuais semanais com temáticas variadas para discussão de conteúdos importantes para aperfeiçoar o trabalho pedagógico e superar os novos desafios no processo de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia e isolamento social.

Descrição

Considerando o exposto, serão apresentados a seguir os cursos que a SMED organizou e disponibilizou até 15/07/2020 em seu canal do YouTube “Educação Araucária”. Vale lembrar que outros cursos estão sendo organizados, que darão continuidade ao trabalho de formação continuada desenvolvido neste tempo de pandemia.

Dentre as formações oferecidas e disponibilizadas à comunidade em geral, destacamos o formato e a ementa das mesmas. A seguir, apresenta-se a contextualização das seguintes formações: Formações das Equipes de Ensino (Departamentos de Articulação Pedagógica, Ensino Fundamental, Educação Infantil e Educação Especial), Formação em Escuta Especializada, Formação Continuada em Educação para as Relações Étnico-raciais (ERER) e a Semana Pedagógica 2020, apresentando-se o processo de organização dos cursos, que eram inicialmente de forma presencial e passou a ser no formato on-line. As demais formações indicadas na sequência seguiram organizações semelhantes, tendo em vista as novas possibilidades de formação continuada no contexto atual.

[1] FORMAÇÕES DOS DEPARTAMENTOS DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA / ENSINO FUNDAMENTAL / EDUCAÇÃO INFANTIL / EDUCAÇÃO ESPECIAL

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: EDUCAR PRA QUÊ (QUEM)? A ESCOLA COMO ATO RESPONSIVO PARA TODAS AS PESSOAS - 2020

Data: 29/05/2020

Ementa: A palestra trata de maneira simples e objetiva os principais elementos indispensáveis para uma educação mais humana.

Público-alvo: todos os profissionais da educação.


CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E A IMPORT NCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL DURANTE A PANDEMIA - 2020

Data: 05/06/2020

Ementa: A importância do brincar para o desenvolvimento infantil, tendo em vista a concepção de infância presente na BNCC, interações e brincadeiras no contexto atual, a importância do lúdico na rotina da criança durante o tempo de ensino remoto, formação de professor durante a pandemia, o uso das tecnologias na formação dos(as) professores(as) e a inserção das tecnologias na interação entre professor(a) e estudantes.

Público-alvo: todos os profissionais da educação.


CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÕES NECESSÁRIAS PARA O COMBATE AO RACISMO NO AMBIENTE ESCOLAR - 2020

Data: 10/06/2020

Ementa: Refletir sobre a presença do racismo na formação cultural brasileira questionando as leituras hegemônicas da nossa cultura e de suas características, assim como das relações entre os diferentes grupos sociais e étnicos. Reconhecer os desafios e possibilidades para implantação de uma educação antirracista.

Público-alvo: todos os profissionais da educação.


CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: DESMISTIFICANDO CONCEITOS, ENFRENTANDO O PROBLEMA - 2020

Data: 19/06/2020

Ementa: Conceitos de violência sexual ou abuso sexual; estupro; exploração sexual; pedofilia. Como o código penal apresenta os termos: assédio sexual, violência sexual mediante fraude, estupro, lenocínio, ultraje público ao pudor, crimes sexuais contra vulnerável. Dados sobre violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil e no Paraná e subnotificações. Sintomas e consequências da violência sexual na vida de crianças e adolescentes. Canais de denúncias. Como agir caso uma criança ou um/a adolescente relatar uma violência sexual?. 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Público-alvo: todos os profissionais da educação.


CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA LINGUAGEM ESCRITA E EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES PARA SUBSIDIAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA - 2020

Data: 26/06/2020

Ementa: refletir sobre o ensino e a aprendizagem da língua escrita no universo da educação infantil. Abordar os processos de letramento e alfabetização na educação infantil, apresenta por meio de um estudo bibliográfico importantes teorias que explicam o processo de aprendizagem da leitura e da escrita e pensar em práticas pedagógicas voltadas para a aprendizagem da escrita.

Público-alvo: todos os profissionais da educação.


CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÕES SOBRE A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PÓS PANDEMIA - O QUE FAZER E COMO FAZER? - 2020

Data: 03/07/2020

Ementa: Propostas e métodos de interações matemáticas. Concepção sobre a matemática dentro da BNCC diante do momento de pandemia. Avaliação matemática, ambiente matematizador, perfil do professor para um trabalho eficiente com a disciplina de matemática sobre o que fazer com os conteúdos e o trabalho de matemática pós pandemia.

Público-alvo: todos os profissionais da educação.


CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: COMO FALAR EM EQUIDADE E QUALIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA? - 2020

Data: 10/07/2020

Ementa: Aspectos teórico-metodológicos em relação ao currículo e avaliação na educação básica, a dimensão conceitual e da práxis como categorias para o debate em torno da equidade e qualidade do currículo e da avaliação na educação básica em tempos de pandemia, apresentar os aspectos teórico-metodológicos em relação ao currículo e avaliação na educação básica, refletir sobre a dimensão conceitual e da práxis como categorias para o debate em torno da equidade e qualidade do currículo e da avaliação na educação básica em tempos de pandemia, suscitar reflexões e ações com base na equidade e qualidade em relação à práxis do currículo e da avaliação na educação básica em tempos da pandemia.

Público-alvo: todos os profissionais da educação.

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE FORMA LÚDICA EM ÉPOCA DE PANDEMIA - 2020

Data: 17/07/20

Ementa: A formação pretende enfatizar sobre a importância das Ciências Humanas (História e Geografia) para a formação dos estudantes dos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino. Pretende-se proporcionar aos profissionais o entendimento sobre a importância das disciplinas de História e Geografia em relação as questões ligadas à disciplina de português e matemática, pois, não podemos desconsiderar o quanto é significativo os conteúdos de História e Geografia, para se despertar uma visão crítica para os nossos estudantes.

Público-alvo: todos os profissionais da educação.

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA A IMPORT NCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DO ENSINO APRENDIZAGEM - O QUE PODEMOS FAZER EM PERÍODO DE DISTANCIAMENTO FÍSICO/SOCIAL? - 2020

Data: 23/07/2020

Ementa: Esta formação é uma das ações realizadas pelo Projeto de Psicomotricidade e Afetividade em momentos de pandemia: Movimente-se com a gente...Xô preguiça! que tem como objetivo oportunizar aos profissionais formação continuada acerca do tema, elevando a qualidade das propostas desenvolvidas e também o processo de ensino e aprendizagem.

Público-alvo: todos os profissionais da educação.

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA A IMPORT NCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE AS FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E SUA IMPORT NCIA PARA AS CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR - 2020

Data: 24/07/2020

Ementa: Esta formação tem o objetivo de trazer algumas reflexões a importância da psicomotricidade no desenvolvimento das crianças a partir dos conceitos da psicomotricidade relacional.

Público-alvo: todos os profissionais da educação.

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA AGROECOLOGIA E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA ESCOLA EM TEMPO DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA - 2020

Data: 24/07/2020

Ementa: Aprimorar a prática pedagógica, buscando minimizar as possíveis lacunas da formação inicial dos profissionais, viabilizando a organização do trabalho pedagógico no processo de ensino remoto e pós pandemia e elaborando estratégias para superar as dificuldades observadas nas atividades remotas, visando a melhoria no processo de ensino e aprendizagem nas Unidades Educacionais do Ensino Fundamental aprofundando as concepções de Agroecologia e alimentação saudável.

Público-alvo: todos os profissionais da educação.

[2] FORMAÇÃO EM ESCUTA ESPECIALIZADA

Data: de 17/06/2020 a 15/07/2020

Ementa: Normativas Legais; Protocolo da Escuta Especializada; Passo a Passo: acolhida e atendimento/escuta; Passo a Passo: notificação e dados do município; Encaminhamentos, Acompanhamento do caso na Rede de Proteção, Fluxos, Atendimento e Encaminhamentos.
Público-alvo: todos os profissionais da educação.
CONTEXTUALIZANDO A FORMAÇÃO EM ESCUTA ESPECIALIZADA


O Grupo Gestor das Redes de Proteção do Município de Araucária é organizado de forma colegiada por representantes das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação, Saúde, Conselho Tutelar e Ministério Público, além das Secretarias de Cultura e Turismo, Esporte e Lazer, Segurança Pública, Trabalho e Emprego.
Dentre as atribuições do Grupo Gestor, inclui-se o Planejamento e Execução de Capacitação Continuada no âmbito municipal. Diante disso, com a publicação do Decreto nº 9.603, de 10 de dezembro de 2018, o qual Regulamenta a Lei nº 13.431, de 4 de abril de 2017, que estabelece o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente vítima ou testemunha de violência, tornou-se necessária a mobilização e planejamento no sentido de elaborar um documento norteador no Atendimento às Situações de Violência de Crianças e Adolescentes. O resultado foi a elaboração do Protocolo da Escuta Especializada, publicado no ano de 2019, o qual tem como objetivo principal estabelecer parâmetros para a Escuta Especializada de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência no município de Araucária.
Tendo em vista a necessidade de divulgar o procedimento da Escuta Especializada que é definida no Art. 19, Seção II: Da escuta especializada, do Decreto 9.603/2018: “A escuta especializada é o procedimento realizado pelos órgãos da rede de proteção nos campos da educação, da saúde, da assistência social, da segurança pública e dos direitos humanos, com o objetivo de assegurar o acompanhamento da vítima ou da testemunha de violência, para a superação das consequências da violação sofrida, limitado ao estritamente necessário para o cumprimento da finalidade de proteção social e de provimento de cuidados” e também de colocar em prática o disposto na mesma legislação, Seção IV, que trata da capacitação dos profissionais do Sistema de Garantia de Direitos, Art. 27: “Os profissionais do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente vítima ou testemunha de violência participarão de cursos de capacitação para o desempenho adequado das funções previstas neste Decreto, respeitada a disponibilidade orçamentária e financeira dos órgãos envolvidos”, houve a necessidade da mobilização do Grupo Gestor Municipal na elaboração de estratégias direcionadas à orientação e capacitação dos profissionais da Rede de Proteção sobre a atuação para com as crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência no Município de Araucária, padronizando os procedimentos, o registro, o atendimento e os encaminhamentos, por meio das orientações do Protocolo da Escuta Especializada.
Dessa forma, foi planejada a Capacitação em Escuta Especializada, oferecida no mês de novembro do ano de 2019, aos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria Municipal de Assistência Social, ofertada de forma presencial, totalizando 108 inscrições, com os participantes reunidos em grupos de 20 pessoas, com duração de 8 horas. As palestras foram realizadas pelos membros do Grupo Gestor, os quais se revezaram nas apresentações, atividades e dinâmicas de grupo.
Posteriormente, no ano de 2020, a Formação em Escuta Especializada foi direcionada aos profissionais da Secretaria Municipal de Educação, sendo alterado o formato apresentado na Capacitação do ano anterior, disponibilizando 2 módulos para participação. Um módulo à distância, por meio do Google Sala de Aula, totalizando 4 horas, no qual foram disponibilizados materiais para leitura e um questionário avaliativo para conclusão, totalizando 48 participantes. No segundo módulo, previsto de forma presencial, foram abertas 3 turmas, duas em março e 1 em abril, totalizando 125 inscritos.
Mediante o contexto da pandemia da Covid-19 e considerando o art. 6º do Decreto nº 34.357, de 17 de março de 2020, que trata da suspensão das aulas, foi necessário suspender o módulo presencial e repensar novas estratégias do formato inicial da Formação em Escuta Especializada.
Diante desta nova realidade, pensou-se na possibilidade de oferecer a formação por meio da apresentação de 5 videoaulas (5 módulos), transmitidas pelo Canal Educação Araucária (YouTube live), disponibilizados nas quartas-feiras do mês de junho e julho, a partir das 14h. Por se tratar de uma formação a distância, ampliou-se o público-alvo para além dos Representantes Titulares e Suplentes que compõem a Rede de Proteção do Município de Araucária, estendendo-se aos servidores do Município que atuam com crianças e adolescentes e público em geral. A garantia da presença foi mediante o preenchimento e envio de formulário obrigatório, sendo que os profissionais que participaram dos 5 módulos e realizaram todas as atividades solicitadas teriam direito à certificação de 8 horas, não havendo certificação parcial de carga horária, devido à importância de o Protocolo da Escuta Especializada ser estudado em sua totalidade.
Os módulos foram gravados pela equipe técnica da SMED e os membros do Grupo Gestor apresentaram o Protocolo da Escuta Especializada elencando os seguintes tópicos: Módulo 1: Normativas Legais; Módulo 2: Protocolo da Escuta Especializada; Módulo 3: Passo a Passo: acolhida e atendimento/escuta; Módulo 4 : Passo a Passo: notificação e dados do município; e módulo 5: Encaminhamentos, Acompanhamento do caso na Rede de Proteção, Fluxos, Atendimento e Encaminhamentos.
A opção em oferecer a Formação em Escuta Especializada de forma remota, representou uma excelente alternativa, pois, além de evitar a proximidade física, um dos fatores essenciais para evitar o contágio da Covid-19, diante do contexto atual provocado pela pandemia, ampliou significativamente o número dos participantes com aproximadamente 4.149 visualizações nos seus 5 módulos no dia 22/07/2020, tornando possível a ampla divulgação do Protocolo da Escuta Especializada .

[3] FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS - 2020

Data: de 06/07/2020 a 03/08/2020

Ementa: Refletir sobre a presença do racismo na formação cultural brasileira questionando as leituras hegemônicas da nossa cultura e de suas características, assim como das relações entre os diferentes grupos sociais e étnicos que envolvem o cotidiano social e escolar. Reconhecer os desafios e possibilidades para implantação de uma educação antirracista.

Público-alvo: todos os profissionais da educação.


CONTEXTUALIZANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Durante o ano de 2019 com intuito de refletir sobre práticas didáticas pedagógicas que auxiliem na implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, foi ofertado pela Secretaria Municipal de Educação de Araucária o curso intitulado “Curso de Formação Continuada para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena para Profissionais do Magistério e Educadores Infantis 2019”. O curso foi destinado principalmente aos profissionais de educação do município que participam da equipe para educação das relações étnico-raciais (equipe ERER), no entanto também atingiu demais profissionais da rede, inclusive estudantes do curso de formação de docentes, contabilizando um total de 783 participantes.
O curso foi desenvolvido no decorrer do ano presencialmente entre os dias 22 e 26 de abril e 09 a 13 de setembro, contando também em sua carga horária com atividades que deveriam ser desenvolvidas pela equipe dentro de sua unidade educacional.
Em 2020, dando sequência às formações sobre educação e relações raciais, com foco no trabalho dos profissionais envolvidos com a equipe ERER, a SMED tinha como propósito dar continuidade ao curso que foi realizado em 2019, no entanto, foi possível realizar somente uma formação presencial com total de 4 horas, que ocorreu entre os dias 02 a 06 de março de 2020, e atingiu 413 profissionais.
Devido às medidas e ações de enfrentamento da emergência de saúde pública causadas pela pandemia do Coronavírus – Sars-Cov-2/Covid-19 e as solicitações feitas pelos profissionais de educação do município, foi realizado no dia 10 de junho e ofertado pelo canal do YouTube Educação Araucária, a formação “Curso de formação continuada: Reflexões necessárias para o combate ao racismo no ambiente escolar – 2020”, que atingiu 388 participantes on-line, sendo que no dia 22/07/2020, esse curso já contava com 3.199 visualizações.
Visto o número de participantes e os ataques racistas que ocorreram durante a exibição dessa primeira live/formação, foi pensado na necessidade constante da Secretaria Municipal de Educação de Araucária continuar desenvolvendo ações junto à comunidade que visem à construção de uma educação antirracista, assim foi criado o curso “Curso de Formação Continuada em Educação para as Relações Étnico-Raciais - 2020” que contará com carga horária de 15 horas, a ser desenvolvida em 5 encontros/lives conforme quadro anexo.

O curso tem por objetivo refletir sobre a presença do racismo na formação cultural brasileira, questionando as leituras hegemônicas da nossa cultura e de suas características, assim como das relações entre os diferentes grupos sociais e étnicos que envolvem o cotidiano social e escolar. Os encontros contarão com a participação de convidados ligados ao movimento negro local, professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisadores da temática.
No primeiro encontro deste curso ocorrido em 06 de julho e tendo por convidada a professora doutora Lucimar Rosa Dias da UFPR, contabilizamos um total de 602 participantes, esse número expressivo e os comentários feitos no chat revelam como positivas essa adaptação do nosso processo de formação.

[4] SEMANA PEDAGÓGICA - 2020

Data: Primeira semana de agosto/2020

Ementa: Formação pedagógica em parceria com o programa DIGA da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que contará também com um Consórcio Intermunicipal de Educação envolvendo os municípios Araucária, Almirante Tamandaré, Curitiba e Piraquara. O evento contará com palestras nacionais e internacionais e suas atividades serão on-line. As formações serão disponibilizadas nos canais de acesso: plataforma ZOOM da UFPR, página do Facebook do programa Diga/UFPR e da SMED Araucária e Plataforma YouTube. Essa edição da Semana Pedagógica será estendida aos pais e estudantes, bem como seus familiares, algo inédito para o município. Conforme organização do quadro anexo.

Objetivos

Gerais:

Proporcionar aos profissionais da Rede Municipal de Ensino formação continuada on-line que subsidiem a ação pedagógica de trabalho remoto, observando o contexto atual com temáticas pertinentes às necessidades dos mesmos que envolvam a nova realidade escolar.

Específicos:

- Propiciar formação continuada de qualidade aos profissionais de acordo com o contexto atual;
- Estimular a ação pedagógica condizente com o trabalho remoto exercido, ampliando as possibilidades de ensino;
- Estabelecer vínculo entre a mantenedora e os profissionais de ensino neste momento de pandemia, fortalecendo a troca de experiências;
- Fortalecer o trabalho pedagógico docente no aprimoramento de suas funções diante do contexto desafiador pandêmico e contribuir para sua carreira profissional.

Metas a atingir:

Qualitativas
Fortalecer o ensino remoto por meio das formações ofertadas aos profissionais da educação;
Garantir formação continuada de qualidade e acessível a todos os profissionais e público externo;
Contribuir com a prática pedagógica docente em tempos de pandemia de forma efetiva, respondendo às necessidades imediatas dos profissionais;
Estimular o desenvolvimento profissional e elevar o reconhecimento do trabalho docente, fortalecendo vínculos em detrimento do exercício docente.
Quantitativas

Buscando basear-se em uma das formações aplicadas, de forma virtual, apresentamos alguns dados para compor nossas estimativas de forma quantitativa, com base no exemplo da primeira formação que consta no relatório disponibilizado pela equipe do Departamento de Articulação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (DAP/SMED) em anexo.

Cronograma

Físico:

Periodicidade: Formação Continuada durante a pandemia: Março a Dezembro de 2020 (conforme calendário de órgãos oficiais, podendo sofrer alterações).
Início: Março 2020
Término: Dezembro 2020

Profissionais contemplados: 2.000 aproximadamente da rede municipal de ensino e público externo, número este que pode sofrer alterações relacionadas à quantidade, sendo esse público para cada formação disponibilizada no canal.

Financeiro:

Orçamento:
O município não teve acréscimo de gastos, a não ser manter a folha de pagamento com a disponibilização das(os) servidores(as).

Orçamento:

Dotação Orçamentária:
Salários e Vencimentos - fonte 319011
Obrigações patrimoniais - 319013
Substituição e hora extra - 309016
Contribuições Previdenciárias - 319113

Beneficiários Diretos:

Profissionais da Educação.

Beneficiários Indiretos:

Profissionais externos à rede de ensino, comunidade escolar e sociedade em geral.

Resultados:

Formações docentes visando o aperfeiçoamento profissional com qualidade e eficiência, pois, ao utilizar plataformas on-line, essas formações atendem aos educadores sem expô-los ao risco da pandemia de Covid-19, garantindo, além dos conhecimentos, vínculo com a mantenedora neste momento de ensino remoto.

Anexos

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