AMIGOS DA ALIMENTAÇÃO – DE MÃOS DADAS COM A SAÚDE
Ano / Edição: 2020
Município: Apucarana
Função de Governo: Educação
Administração Indireta:
Autarquia Municipal de Educação de Apucarana
Diagnóstico
Nas ultimas décadas o cenário brasileiro vem passando por uma transição nutricional, onde era encontrado um número elevado de crianças desnutridas, com grau de magreza elevado, porém hoje encontramos uma prevalência crescente de crianças obesas, contudo a deficiência em nutrientes ainda se faz presente devido às mudanças significativas no padrão alimentar, onde refeições saudáveis foram substituídas por refeições rápidas, com alto teor de gorduras, açúcares e conservantes, com pouco ou nenhum nutriente.
A conduta alimentar de uma criança reflete significativamente na sua vida adulta, sendo assim é importante que nesta fase da vida seja ofertado uma alimentação de equilíbrio nutricional refletindo diretamente no seu desenvolvimento físico, intelectual e cognitivo, e na prevenção de doenças crônicas, como a obesidade e suas comorbidades (diabetes mellitus, doenças cardiovasculares, câncer, entre outras).
A partir deste contexto, tem se discutindo muito sobre a alimentação infantil, uma vez que a os hábitos alimentares são formados nesta fase da vida e fatores culturais, socioeconômicos, psicossociais apresentam relação direta desde a primeira infância. Dentro desta linha de pesquisa, também é importante considerar que ações de promoção a alimentação saudável neste período no ambiente familiar e escolar, podem fixar comportamentos que se solidificam no futuro. Sendo assim, as unidades escolares são lugares privilegiados para essas ações, uma vez que estas crianças permanecem maior parte do seu dia vivenciando estas ações.
Descrição
É realizado um estudo com os alunos, do sexo feminino e masculino, que se encontram na faixa etária de 6 meses a 11 anos, matriculadas na rede de ensino do município de Apucarana.
Critérios de inclusão para participação deste trabalho é que todas as crianças do sexo masculino e feminino, em idade pré-escolar, escolar e ensino fundamental, na rede de ensino do município.
As crianças são submetidas a avaliação antropométrica, sendo que a mensuração do peso corporal é realizada em balança eletrônica digital com capacidade de 150 kg e precisão de 0,1kg, com o mínimo de vestimentas e descalços. A estatura é determinada em um estadiômetro fixo de parede de 2m e precisão de 1mm, os participantes se colocaram em posição ereta, com os braços pendentes ao lado do corpo, pés unidos, procurando pôr em contato com o instrumento de medida as superfícies posteriores do calcanhar, cintura pélvica, cintura escapular e região occipital e olhar na linha do horizonte, como orientado no plano de Frankfurt. Estes dados são coletados por nutricionista, equipe das unidades básicas de saúde e estagiárias de nutrição.
As avaliações antropométricas e aulas de educação física são realizadas nas próprias escolas e cmeis, já as palestras são realizadas nas escolas ou em local estipulado pela Autarquia Municipal de Educação.
A caracterização da amostra e disposição dos resultados são tabulado a partir dos dados de P/I (peso para idade), E/I (estatura para idade) e P/E (peso para estatura), no Excel, como orientado em avaliações antropométricas pela organização mundial da Saúde.
Objetivos
Gerais:
Realizar avaliações antropométricas nas crianças matriculadas na rede de ensino do município de Apucarana.
Específicos:
Identificar o perfil nutricional dos alunos.
Adquirir medidas preventivas para alunos com perfil nutricional inadequado;
Controlar o estado nutricional juntamente com as Unidades Básicas de Saúde;
Melhorar o aparecimento precoce de patologias e de doenças degenerativas;
Incentivo a prática de atividade física;
Metas a atingir:
Contribuir para a promoção de saúde de todos os alunos da rede municipal de ensino, através de ações que incentivem o conhecimento e as práticas saudáveis, onde também seja refletido no ambiente familiar.
Cronograma
Físico:
No decorrer do ano, o projeto é subdivido em 3 períodos de 3 meses, onde é iniciado no mês de março, abril e maio, com as avaliações antropométricas. Nos meses de junho, julho e agosto é traçado o perfil nutricional e realizado a triagem e atendimentos dos alunos. Em setembro, outubro e novembro é realizado as palestras com direcionamento especifico. Com tudo a educação nutricional e práticas de atividades físicas são executadas continuamente.
Financeiro:
O valor investido em materiais pedagógicos e para avaliação antropométrica foi de R$ 9.574,00.
Orçamento:
O valor investido de 9.574,00 foi para aquisição de balanças e materiais pedagógicos e os salários dos funcionários já está previsto no custo do setor.
Beneficiários Diretos:
Aproximadamente 12.300 alunos
Beneficiários Indiretos:
Famílias dos alunos matriculados na rede Municipal de Ensino
Resultados:
Após resultados obtidos, é feito uma triagem para identificar alunos com riscos nutricionais como baixo peso, sobrepeso e excesso de peso e direcionar a ação específica para cada caso, como consulta especializada de nutricionistas do programa NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família em parceria com a Autarquia Municipal de Saúde e também para atendimentos individuais com as nutricionistas da Autarquia Municipal de Educação. É realizado palestras sobre temas diversos, como alimentação adequada, grupos de alimentos, transição nutricional, alimentação e qualidade de vida, saúde do coração com diversos profissionais da saúde, direcionado tanto para os alunos quanto para os educadores, adoção de práticas de atividade física regular, iniciação esportiva como as corridas de ruas já existentes e criação de hábitos alimentares saudáveis.