Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

PROGRAMA CONSTRUINDO MEU FUTURO X PROJETO JOVEM EMPREENDEDOR

Ano / Edição: 2020
Município: Lapa
Função de Governo: Assistência Social

Diagnóstico

O Município da Lapa, considerado cidade histórica de 251 anos, possui 2.094Km2 de extensão e ocupa a colocação de 5º maior território do Estado do Paraná. De acordo com os dados do IBGE (censo 2010), a população total é de 44.932, porém a estimativa de 2019 é de 48.163 habitantes.
Quanto a população censitária (2010) na faixa etária de 10 a 24 anos é no total de 11.790.
Segundo Censo 2010 a estimativa de famílias pobres com perfil Bolsa Família é de 2.913 famílias, dentre essas 446 famílias residem nas proximidades do Centro da Juventude, local de atuação do Programa Construindo Meu Futuro, também nessas áreas de abrangência temos alguns bairros com índice de vulnerabilidade social, violência e drogadição.
Com empenho de melhorar as condições e qualidade de vida dos habitantes do Município da Lapa, procuramos fixar programas e projetos de socialização entre os direitos sociais e a efetivação da prática profissional, transformando a realidade com o exercício da cidadania, processo de inclusão social e resgate da dignidade ética e pessoal de nossas crianças, adolescentes e jovens.

Na Assistência Social, os serviços são desenvolvidos conforme o Plano Nacional de Assistência Social e o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, com os serviços, programas e projetos dentro da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial.

Dentro da Proteção Básica, podemos caracterizar em nosso Município, o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, como responsável em ofertar o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), este serviço consiste em um trabalho de caráter continuado, que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, além de fazer parte da Rede de Proteção do Município está articulado com o Sistema de Garantias de Direitos.

Quanto a Proteção Social Especial, podemos caracterizar em nosso Município, o CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, como responsável em ofertar o Serviço Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) , são oferecidos de forma continuada a cidadãos e famílias em situação de risco pessoal e social por ocorrência de negligência, abandono, ameaças, maus tratos, violações físicas e psíquicas, discriminações sociais e infringência aos direitos humanos e sociais, ou qualquer forma de violência.

Adentrando nos níveis de Proteções Sociais podemos caracterizar o Programa Construindo Meu Futuro, que acontece junto ao Centro da Juventude, como parte da rede socioassistencial da Política de Assistência Social de Proteção Básica, que tem como objetivo, prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social.

Assim, nessa ênfase, destacamos que a prioridade do Programa é atender o público advindo dos Serviços do CRAS e CREAS, bem como os encaminhados através do Sistema de Garantias de Direitos ou Rede de Proteção.
Dentro de nossa meta também está o atendimento às demandas espontâneas, tendo em vista a valorização do interesse em participar da criança, adolescente ou jovem.
O Programa foi lançado no Município em 25/01/2018, onde inicialmente a ideia seria acolher 50 adolescentes para capacitação, preparação e encaminhamento ao mercado de trabalho, porém para nossa surpresa a adesão, aceitação e demandas do Programa foram tão grandes que em 03 meses tivemos que buscar espaços mais amplos e expandir a meta, sendo assim assumimos o Centro da Juventude em abril de 2018.
Após esses período muitas transformações, muitas melhorias buscamos para aperfeiçoar nosso Programa e o espaço.
Estabelecemos mudanças nas metas e aperfeiçoamos algumas ações e etapas do Programa, antes construídas em 2018, buscando progresso e melhorias.
Desde 2018 o Programa vem trabalhando com o protagonismo juvenil e alcançando avanços significativos ao Município na área da Juventude.
O primordial alicerce do Programa é a Formação Profissional e o incentivo na busca do conhecimento, através do estudo, da leitura e a descoberta de novas habilidade e práticas de trabalho.
Nesta ênfase trabalhamos muito com a juventude sobre empreendedorismo e desde 2019 temos nos surpreendidos com as potencialidades de muitos.
Neste ano de 2020, lançamos o Projeto Jovem Empreendedor, que foi inspirado em alguns alunos que se destacaram nessa desafiadora área.
Como exemplo, citamos a jovem Keity Cardoso e o jovem Erick Krainski, 17 anos, que seguiram as orientações e hoje eles tem seus empreendimentos.
Keity tem 19 anos, iniciou no Programa como aluna, participou das aulas de Formação Profissional, com oratória, educação financeira e empreendedorismo, após foi indicada ao Programa Jovem Aprendiz e iniciou uma carreira empreendendo, bombons, bolos e biscoitos ( vídeo anexo).
Erick, 17 anos, iniciou no Programa como aluno e depois foi Agente da Cidadania, realizando Oficina de Culinária, onde fez um curso profissionalizante de pães artesanais e após iniciou seu empreendimento com venda de pães e bolos.
Histórias como a da Keity e Erick, também são evidenciadas na vida de muitos outros jovens do Município que participam ou participaram do Programa.
Dados do Ministério do Trabalho mostram que, os empreendimentos de pequeno porte foram responsáveis pela criação de 96% dos novos postos de trabalho em todo o país. Nesse mesmo período, o número de empresas brasileiras aumentou em 477,4 mil, graças, sobretudo, aos pequenos empreendimentos.
Na cidade da Lapa, onde se tem uma extensão de terra muito ampla e de grande parte área rural, existe uma grande amplitude de funções rurais, porém com o número de industrias bastante reduzidas, fazendo assim com que o trabalho se torne ainda mais difícil principalmente para os jovens pela inexperiência entre outros fatores, o que determina que os jovens busquem em outras cidades oportunidades de trabalho e renda.
Pela ação de um projeto de empreendedorismo eles podem permanecer no Município, investir no Município e contribuir para o crescimento da economia Municipal.
E pelo empreendedorismo ser extremamente importante para a economia de um Município cada nova empresa bem-sucedida significa mais postos de trabalho, aumento da renda e fomentação de um ciclo virtuoso que aumenta a circulação de capital.
Dessa maneira, é fundamental estimular iniciativas como essas e transformar a realidade de muitos jovens e de uma cidade.
Com os impactos vivenciados pela Pandemia do Covid 19, que segue-se para uma crise financeira estarrecedora, desemprego e desequilíbrio na economia, muitas ações inovadoras serão importantes para minimizar esses efeitos.
Com a pandemia muitos Programas e Projetos estão suspensos, porém o Programa Construindo Meu Futuro teve que se reinventar na área da tecnologia e continuar atendendo de forma virtual os objetivos propostos ao Programa.
Mantemos o acompanhamento dos alunos via telefone, whatsapp, redes sociais, com gravações de aulas online que são repassadas diariamente na pagina do Facebook do Centro da Juventude Lapa Pr ( https://www.facebook.com/centrodajuventudelapa/?ref=bookmarks) e Youtube ( https://www.youtube.com/channel/UCUlO7fW3uobYOdXH2LygjkA).
Essa iniciativa ampliou o atendimento aos jovens, sendo que antes muitas vezes ficava restrito apenas aos alunos que frequentavam o Centro da Juventude e agora através das redes sociais conseguimos atingir o Município inteiro e pessoas de qualquer idade terão a oportunidade de se aperfeiçoar e conhecer os trabalhos do Programa de maneira gratuita.
Com base em toda essa trajetória o Projeto Jovem Empreendedor veio para complementar as ações e reforçar ainda mais os objetivos do Programa.

Descrição

O PROGRAMA CONSTRUINDO MEU FUTURO tem como sede o Centro da Juventude Alexandre Weinhardt, localizado na Rua Dr. Luiz C Lacerda, 526, Bairro Cohapar, Lapa - Pr.
Nossas ações são baseadas em três pilares: cidadania, convivência e formação e faz parte da rede socioassistencial de Proteção Social, pois seus objetivos convergem com os dos Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Proteção Social Básica da Política de Assistência Social.
Nessa perspectiva foi criado o PROGRAMA CONSTRUINDO MEU FUTURO que é um Programa Municipal que tem o intuito de oportunizar a crianças, adolescentes e jovens, na faixa etária de 10 a 24 anos, em contra turno escolar, atividades esportivas, culturais e de lazer, o encaminhamento e a oferta de cursos de aperfeiçoamento profissional e idiomas, além de trabalhar o resgate da auto estima, a perspectiva de futuro e projetos de vida, objetivando ainda, aos adolescentes acima de 14 anos a qualificação profissional e encaminhamento ao mercado de trabalho, por meio de parcerias com Instituições Formadoras, Empresas e Comércios.
O Programa foi lançado no Município em 25/01/2018, onde inicialmente a idéia seria acolher 50 adolescentes para capacitação, preparação e encaminhamento ao mercado de trabalho, porém para nossa surpresa a adesão, aceitação e demandas do Programa foram tão grandes que em 03 meses tivemos que buscar espaços mais amplos e expandir a meta, sendo assim mudamos ao Centro da Juventude em abril de 2018.
Após esse período muitas transformações, muitas melhorias temos buscado para aperfeiçoar nosso Programa e o espaço.
Estabelecemos mudanças nas metas e aperfeiçoamos algumas ações e etapas do Programa, antes construídas em 2018, buscando progresso e melhorias.
Para participar do Programa seguimos os seguintes passos:
1° Passo: Chegada ao Cento da Juventude através de demanda espontânea ou encaminhamento da Rede de Proteção ou Serviços do Município, com orientação da obrigatoriedade na participação da "Reunião de Inserção", (reunião que acontece mensalmente) acompanhado pelo responsável, onde será repassado as regras e normas do Programa, como funciona o Centro da Juventude, documentações e objetivo principal.
No término da reunião é a apresentação dos espaços do Centro da Juventude, essa é a fase em que um membro da equipe leva o futuro participante e seu responsável a conhecer as dependência do Programa, e também apresentando os locais das oficinas. 
2° Passo: Chegada do participante ao Programa para a matrícula, com os seguintes Xerox dos documentos:,
• RG;
• CPF;
• Comprovante Residência; 
• Declaração escolar;
• Carteira de Trabalho (acima de 14 anos)
• Titulo eleitoral (acima de 16 anos)
• Carteira de Reservista (acima de 18 anos, masculino)
• RG e CPF do responsável.

No ato da matricula o participante tem o direito de escolher as atividades que gosta, seja em período matutino, vespertino ou noturno, conforme contra turno escolar, ciente de que é obrigatório a participação em pelo menos uma das atividades esportivas ou culturais, para ter acesso às profissionalizações e formações, no caso, adolescentes e jovens acima de 14 anos.
Os alunos de 10 a 13 anos, participarão das atividades e oficinas que optarem, exceto as formações profissionais com foco no Jovem Aprendiz, porém poderão participar de cursos de inglês e informática básica.
3° Passo: Os adolescentes e jovens acima de 14 anos ( que tem interesse no Programa Jovem Aprendiz ou a uma vaga no mercado de trabalho) participarão obrigatoriamente das formações profissionais.
FORMAÇÕES PROFISSIONAIS:
Essas formações acontecem todas as quartas-feiras e se caracterizam por alguns módulos de aulas de Oratória, Educação Financeira, Empreendedorismo Informática, Inglês, bem como no direcionamento de temas que auxiliam no desenvolvimento pessoal, relacionamento intrapessoal, interpessoal e profissional.
Nesse contexto podemos caracterizar como fundamental em primeiro lugar o trabalho intrapessoal com os adolescentes e jovens, pois acreditamos que é necessário conhecer a si mesmo, buscar autoconhecimento, autocontrole emocional e autoestima, antes de qualquer ação.
Para esse fim, no trabalho intrapessoal são utilizadas inúmeras técnicas de trabalho, seja pessoal ou em grupo, como dinâmicas, roda de conversa, palestras, vivências, passeios para conhecer novas realidades, etc, e em especial a técnica de PNL - Programação Neurolinguística.
A PNL é muito importante no trabalho com os adolescentes e jovens, pois todos nós temos comportamentos, pensamentos e emoções que se diferem e interferem no nosso dia a dia e que esses, muitas vezes, afetam diretamente as nossas ações e consequentemente os resultados que alcançamos em nossas vidas.
Segundo o site www.pnl.com.br/pnl/, através da PNL, podemos:
"ensinar uma pessoa a gerenciar seus pensamentos e emoções, tornando-a líder de si mesmo e de seus relacionamentos com os outros, aumentando o seu desempenho e a sua performance. A PNL funciona na construção de soluções, com foco no atingimento de metas e objetivos, e nas relações humanas. Além disso, gera constantemente uma reflexão sobre a identidade que queremos construir como líder, profissional ou mesmo no ambiente familiar, oferecendo instrumentos para alcançar os resultados que almejamos em todas as áreas de nossa vida. Uma vez que a pessoa aprende e internaliza essa estruturação, ela mesma buscará diariamente gerar as mudanças de comportamento necessárias para que se torne uma pessoa de sucesso".
Já no trabalho interpessoal e profissional, utilizamos as mesmas técnicas, como dinâmicas, roda de conversa, palestras, vivências, passeios para conhecer novas realidades, etc, e buscamos temas que auxiliam no desenvolvimento e que dizem respeito à relação com o próximo, à maneira como lidamos com nossos colegas e todos os envolvidos no ambiente de trabalho, pessoas do convívio, como colegas, familiares e amigos, etc.
Algumas temáticas são fundamentais nas atividades como exemplo, postura, ética profissional, cidadania, cooperatividade, sustentabilidade, meio ambiente, direitos e deveres, educação financeira, empreendedorismo.
Desde 2018 o Programa vem trabalhando com o protagonismo juvenil e alcançando avanços significativos ao Município na área da Juventude.
O primordial embasamento do Programa é na Formação Profissional e o incentivo na busca do conhecimento, através do estudo, da leitura e a descoberta de novas habilidade e práticas de trabalho.
Nesta ênfase trabalhamos muito com a juventude sobre empreendedorismo e desde 2019 temos nos surpreendidos com as potencialidades de muitos. Como é o caso os jovens Keity Cardoso, 19 anos e Erick Krainski, 17 anos, que seguiram as orientações e hoje eles tem seus empreendimentos. ( video anexo).
"Quando uma pessoa tem capacidade empreendedora, ou seja, tem potencial, competência e vontade, pode transformar uma simples oportunidade em um grande negócio". (Manual do Jovem Empreendedor, pág 14)
Muitas ações foram desenvolvidas no período anterior à Pandemia do Covid 19, que em nosso Município iniciou-se em 16/03/2020, com a suspensão do Programa e Projetos que estavam no auge.

Isso abalou a muitos, influenciou na vida de milhares de pessoas e certamente dos alunos que encontravam seu refugio no Centro da Juventude.
Essa Pandemia acelerou e antecipou mudanças que já estavam em curso, como o trabalho remoto, Educação EAD, Projetos e Programas Online, coisas que levariam décadas pra acontecer, que nós levaríamos tempo pra implementar espontaneamente, estamos tendo que implementar no "susto" em questão de meses.

Assim a Equipe do Programa não poderia ficar de braços cruzados, se reinventou a lançou ações que pudessem dar a continuidade no Programa e na ânsia de minimizar um pouco os impactos da pandemia na vida de muitas crianças, adolescentes e jovens, bem como às suas respectivas famílias.
As aulas de formação, de oratória, educação financeira, empreendedorismo, entre outros assuntos estão acontecendo através de vídeos semanais que são postados nos grupos de whatsapp do alunos, nas redes sociais Facebook e Youtube, Instagram. Também nesta modalidade whatsapp, segue o curso de inglês.
Sem contar as reuniões online pelos aplicativos disponíveis, onde quebramos um pouco do distanciamento com os jovens.

O PROGRAMA JOVEM EMPREENDEDOR é um braço do PROGRAMA CONSTRUINDO MEU FUTURO, onde suas ações são focadas no esporte, cultura, lazer e formações profissionais, contudo com a pandemia e com a necessidade de um passo adiante foi planejado o início do programa que será realizado no modo EAD, onde os participantes receberão todo o conteúdo e toda a mentoria para o desenvolvimento de seus projetos e planejamentos.
O programa iniciou na nova modalidade em EAD, no dia 22/07/2020, com uma live transmitida pela página do Centro da Juventude e da Prefeitura Municipal da Lapa.
Após a Live, foi proposta a criação de um link aberto, para adesão dos participantes no grupo do WhatsApp, mantendo aberto a entrada de participantes até o dia 10/08/2020. As orientações da Formação serão repassadas às pessoas que entrarem no grupo.
Após essa data se inicia a mentoria com os empresários convidados e sendo comandado pelo Coordenador do Programa Construindo Meu futuro, a mentoria será realizada até dia 10/10/2020 e posteriormente a isso o jovem pode apresentar aos empresários o seu plano de negócio, podendo ter o seu projeto financiado por um dos empresários e ver seu sonho se tornar realidade.
Conteúdos a serem trabalhados
• Possíveis ramos de atuação.
• Estudar sobre o ramo escolhido.
• Estudar sobre plano de negócio.
• Marketing
• Networking
• Tributação
• Gestão financeira.
• Organização financeira empresarial.
• E também qual será o plano de futuro da empresa, entre outros.

Portanto o projeto se faz necessário para que seja difundido em amplitude esse conhecimento que muda não somente a vida dos envolvidos bem como de suas famílias e da sociedade como um todo, objetivando uma nova perspectiva de futuro através do empreendedorismo e seus conceitos.

E para tanto seguimos com mais um sonho, Projeto inovador que certamente mudará a realidade de muitos.

“O jovem brasileiro já entendeu que para ter trabalho a melhor alternativa é criar o próprio emprego, é empreender, inovar e gerar novas vagas. E eles não empreendem por necessidade, estão de olho nas oportunidades do mercado, estão atendendo demandas sociais e movimentando a economia. Aliás, este resultado é um reflexo também do início da recuperação da nossa economia”, destaca o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

Objetivos

Gerais:

Oportunizar a crianças, adolescentes e jovens de 10 a 24 anos, um espaço de convivência saudável, com atividades esportivas, culturais e de lazer, priorizando o aprimoramento pessoal e profissional, através de cursos e formações, dando ênfase ainda num trabalho de resgate da auto estima, perspectiva de futuro e projetos de vida e encaminhamento ao mercado de trabalho através de parcerias com Instituições Formadoras.

Específicos:

• Estimular a participação de crianças, adolescentes e jovens em projetos sociais;

• Reconhecer os adolescentes e jovens como sujeitos de direitos;

• Incentivar a formação profissional de adolescentes e jovens cada vez mais participativos e conscientes de seus direitos e deveres e protagonistas da construção de seu futuro, despertando o seu empoderamento e a criação de lideranças;

• Buscar a integração e participação da família no desenvolvimento do aluno, estimulando o fortalecimento de vínculos;

• Oferecer atividades voltadas para o desenvolvimento integral de adolescentes e jovens, estimulando o aprendizado e o desenvolvimento de atitudes sociais positivas, tais como: disciplina, hierarquia, respeito ao próximo, ética, civismo, cooperação mútua, amizade, cidadania, saúde, educação, meio ambiente, cultura, esporte e lazer, entre outras;

• Prevenir a evasão escolar, buscando a permanecia ou o retorna à escola;

• Prevenir a incidência de trabalho infantil no Município, bem como outras violações de direitos, a reincidência e os padrões violadores;

• Despertar nos adolescentes e jovens o reconhecimento de valores relacionados à família, escola, trabalho, saúde física e mental, ao respeito ao patrimônio público, às pessoas de modo geral, e às leis e demais normas;

• Incentivar a participação em atividades de esportes, cultura e lazer, com direcionamento de um profissional habilitado e buscando sempre a interdisciplinaridade e intersetorialidade das Políticas Publicas;

• Proporcionar o aperfeiçoamento profissional e pessoal através dos cursos oferecidos, melhorando também a socialização, comportamento e trabalho em grupo;

• Oferecer cursos profissionalizantes e entre eles Inglês, Informática e Oratória, Educação Financeira, Empreendedorismo, etc;

• Apresentar aos jovens uma nova perspectiva de futuro através do empreendedorismo e seus conceitos, fomentando empreendedorismo local, apresentando aos jovens uma nova perspectiva de futuro através do empreendedorismo e seus conceitos.

• Criar nova concepção acerca do tema empreendedorismo e ampliar o conceito empreendedor e suas possibilidades;

• Fazer com que os jovens identifiquem e ampliem suas potencialidades.

Metas a atingir:

Nossa meta inicial do Programa, em 2018 era o atendimento de 1000 crianças, adolescentes e jovens, na faixa etária de 10 a 29 anos da zona rural e urbana do Município da Lapa. Em 2019, reestruturamos em trabalhamos com a faixa etária de 10 a 24 anos, em ambos os anos prioritariamente os indicados pelos Serviços de CRAS e CREAS ou da Rede de Proteção, da Política da Assistência Social, das escolas da rede municipal e estadual e também pela busca espontânea dos participantes. Neste ano de 2020 já superamos essa meta, foram 1084 alunos inscritos em algumas das ações desenvolvidas no Centro da Juventude.

Cronograma

Físico:

Reuniões De Inserção: janeiro a dezembro

Formações Profissionais (oratória, educação financeira e empreendedorismo): janeiro a dezembro

Parceria Com Instituições Formadoras: janeiro a dezembro

Atividades Em Formatos Tradicionais De Oficinas: janeiro a dezembro

Atividades Diferenciadas (Ferias Escolares): janeiro e julho

Encaminhamento Ao Mercado De Trabalho: janeiro a dezembro

Cursos De Informática: fevereiro a dezembro

Cursos De Inglês: janeiro a dezembro

Cursos, Palestras E Eventos De Formações Profissional De Curta Duração: janeiro a dezembro

Financeiro:

Ano de Início: 2018 - Ano de Término: 2020
Orçamento conforme LOA.Previsão R$ 400.000,00
Recursos Próprios gastos: R$ 442.492,20
Recursos com Deliberações - CEDECA: R$ 245.695,09
Total de investimentos no Programa: R$ 688.187,29

Orçamento:

Municipal VALOR INVESTIDO DE JANEIRO DE 2019 A 30/06/2020:
R$ 442.492,20
Despesas com materiais de consumo e permanentes.


Estadual VALOR INVESTIDO DE JANEIRO DE 2019 A 30/06/2020:
Deliberação 81/16 – R$ 141.550,34
Deliberação 82/2015 – R$ 91.276,00
Deliberação 62/2015 – R$12.868,75

Valor Total investido: R$ 688.187,29

Beneficiários Diretos:

O público alvo atendido é na faixa etária de 10 a 24 anos da zona rural e urbana do Município da Lapa. Prioritariamente os indicados pelos Serviços de CRAS e CREAS ou da Rede de Proteção, da Política da Assistência Social, das escolas da rede municipal e estadual e também pela busca espontânea dos participantes.

Beneficiários Indiretos:

Considerando o território indiretamente iremos atingir os Bairro da Cohapar, São Lucas, Esplanada e Jardim Montreal, dentre eles os Equipamentos de Serviço CAIC, CRAS e 04 Escolas da região de abrangência, bem como todo o Município.

Resultados:

Até o mês de julho de 2020, o Programa teve uma evolução significativa em todos os gêneros.
Além do crescente dado quantitativo, podemos qualificar com mais ênfase os dados qualitativos que obtivemos no decorrer das ações, como exemplo:
• evolução no desenvolvimento interpessoal dos participantes;
• ganhos em respeito, educação (menos palavrões), diminuição de problemas comportamentais na escola;
• qualidade de vida, de comunicação, busca de sonhos e crescimento pessoal;
• e, aumento significativo na participação das formações e ações do programa.
Podemos considerar também como um grande avanço as seguintes ações adotadas pela Gestão Municipal em relação aos adolescentes e jovens no Município no período de 2018 a março 2020:
• Reunião com Ministério Público, Gestão, Empresários e Instituições Formadoras, estreitando laços, mostrando os objetivos do Programa, a fim de articular o Programa Jovem Aprendiz no Município, com uma ação nomeada de "CAFÉ DE OPORTUNIDADE";

• Reunião com Gestores para implantar o Programa Jovem Aprendiz na dentro da Prefeitura Municipal, pois ainda não tem nenhuma regulamentação sobre tal e essa ação encontra-se em trâmite na regulamentações e alterações de Leis Municipais;

• Reunião com Gestão a fim de requerer as vagas de Estagiários de Nível Médio da Prefeitura para alunos do Programa Construindo Meu Futuro. Hoje a Prefeitura Municipal possui 36 vagas de estagiários de nível médio e técnico e o ingresso desses jovens ocorriam de forma aleatória, por indicação, por currículo, enfim, não tinha um critério de seleção. Hoje, após reunião, foi estabelecido um fluxo, através do Decreto Municipal 24.117 de 05 de junho de 2019, de que as vagas de ensino médio sejam jovens indicados pelo Programa, o que aumenta ainda mais as ações de encaminhamento ao Mercado de Trabalho.

• Ativação do Comitê Gestor do Centro da Juventude

• Ser contemplados por duas vezes consecutivas no Prêmio Gestor Publico, reforçou a valorização e reconhecimento do Programa.

• Organização para articular a implantação do Conselho Municipal da Juventude.

• Projeto Jovem Empreendedor.

• Investimento nas qualificações profissionais, com cursos do Senai e Senac, Curso de Inglês, Oratória e Empreendedorismo.

Consideramos que no prazo muitas ações foram realizadas e muitos benefícios trazidos à juventude lapiana.

Anexos

Banco de Projetos