Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

Coleta seletiva rural

Ano / Edição: 2020
Município: Altamira do Paraná
Função de Governo: Gestão Ambiental

Diagnóstico

A Prefeitura do Município de Altamira do Paraná observando a produção de lixo domiciliar rural sentiu a necessidade de estar junto às comunidades rurais com o objetivo de despertar a responsabilidade de todos em separar corretamente o lixo e destinar os resíduos domiciliares para coleta seletiva. Sendo praticamente inevitável a sua produção e quando dispostos inadequadamente compromete o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas surgiu à ideia de realizar uma coleta seletiva no meio rural, assim como já existe na cidade. A população não tinha um destino correto para esse lixo, a maioria queimava, enterrava ou deixava a céu aberto sem nenhuma condição de disposição final. De inicio a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou reuniões com as comunidades juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde para expor o projeto de implantação das lixeiras nessas comunidades. Foram 12 lixeiras implantadas em 12 comunidades, sendo realizadas coletas quinzenais ou mensais de acordo com a demanda.

Descrição

O Projeto foi articulado pela Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, junto com a Saúde e Educação desde sua elaboração e execução. O projeto iniciou-se com um momento de mobilização das comunidades através de reunião com lideres comunitários, religiosos, escolares e a sociedade em geral para decidir onde ficariam as lixeiras para a disposição dos resíduos. Sendo a responsabilidade dos moradores juntarem os materiais recicláveis em sacos plásticos ou de ráfia e levarem até o ponto de coleta mais próximo de sua comunidade. Os Agentes Comunitários de Saúde são responsáveis por comunicar a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos quando os pontos de coleta encontram se cheios para o recolhimento e transportados até o barracão de reciclagem.
Com o objetivo de promover e cultivar a ideia da separação dos resíduos foram organizados momentos culturais, cujo tema era a preservação do Meio Ambiente. Dando continuidade as ações desenvolvidas nas instituições de ensino foram incorporadas nas atividades da Secretaria Municipal de Educação, palestras informativas direcionadas as questões Ambientais, através do Profissional Emerson Gomes, Engenheiro Agrônomo e secretário de Agricultura e Meio Ambiente. Dentre as temáticas foram abordadas questões de: separação correta do lixo e preservação do solo. Oferecendo melhor qualidade de vida na cidade e no campo, visando saúde e limpeza pública.

Objetivos

Gerais:

Realizar a Coleta Seletiva de materiais recicláveis em todo território do município, com ampla Educação Ambiental e conscientização da população de Altamira do Paraná, com foco nas comunidades rurais, garantindo a conservação do Meio Ambiente e melhorando a qualidade de vida.
Contribuir para a estruturação e organização da coleta seletiva de materiais recicláveis levando informações a todos os habitantes do Município de Altamira do Paraná, através dos Agentes Comunitários de Saúde, estudantes e professores a fim de orientar a população sobre a separação correta dos materiais recicláveis em suas residências e extinguir a disposição inadequada dos mesmos.

Específicos:

Sensibilizar os indivíduos sobre a inter-relação entre o ser humano e o meio ambiente, desenvolvendo um espírito comprometido com o futuro do planeta; - Orientar sobre os danos à saúde e ao ambiente causado pelo acumulo de lixo (no fundo dos quintais e residências), sensibilizando-os sobre os perigos que essa prática representa; Desenvolver ações no sentido de informar e mobilizar os segmentos da sociedade sobre a prática da coleta seletiva rural no Município de Altamira do Paraná.

Metas a atingir:

Atender todas as comunidades rurais de Altamira do Paraná. Sensibilizar aproximadamente 100% da população Altamirense sobre a importância da Coleta Seletiva, realizar campanhas educativas nas escolas (a cada seis meses), orientar 100% dos Agentes de Saúde, de Endemias sobre a importância de separar corretamente o lixo e dar a ele o destino correto. Aumentar o número de lixeiras em comunidades com maior número de habitantes.

Cronograma

Físico:

• Realização de atividades ministradas por professores para estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental com a distribuição de material com o tema Coleta Seletiva.
• Distribuição de lixeiras em comunidades com maior número habitantes para atender um número maior de produtores rurais.

Financeiro:

O recurso utilizado até o momento foi através da utilização da estrutura física, de equipamentos e de pessoal existente na secretaria de agricultura e meio ambiente e divisão de limpeza pública, na realização da coleta do material.

Orçamento:

O valor investido foi de 1500 reais por lixeira implantada, no total foram 12 lixeiras, totalizando R$ 18.000,00 investidos.

Beneficiários Diretos:

População da área rural de Altamira do Paraná. É um projeto democrático para todos os Altamirenses, independente da classe social e faixa etária. Para participar basta levar seus recicláveis aos pontos de coleta, sendo eles as lixeiras instaladas nas comunidades rurais.

Beneficiários Indiretos:

Recicladores que comercializam os recicláveis obtidos, e a população em geral, devido á uma melhor condição ambiental no município.

Resultados:

Conseguiu-se atingir 100% das comunidades rurais com implantação de lixeiras rurais. Houve uma participação efetiva da população, os estudantes participam ativamente das palestras, os quais são os fiscalizadores em seus lares.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos