Programa de Compostagem Escolar
Ano / Edição: 2020
Município: Assis Chateaubriand
Função de Governo: Gestão Ambiental
Diagnóstico
A cidade de Assis Chateaubriand possui um problema grave no que diz respeito ao Aterro Sanitário, que inclusive recebeu melhorias consideráveis nos últimos meses para otimizar seu funcionamento.
No entanto, mais da metade dos resíduos gerados em nosso município correspondem à material orgânico, passível de tratamento descentralizado.
Assim, mediante análise realizada nas escolas municipais, foi idealizado o Programa Municipal de Compostagem Escolar, cujo objetivo é promover consciência ambiental nos alunos e colaboradores sobre a importância da gestão adequada de resíduos.
Descrição
Através de uma análise métrica, foi quantificada a geração diária de resíduos orgânicos por aluno (60 gramas/dia) nas escolas municipais. Partindo deste valor, foi calculada a geração diária de resíduos por escola, e assim dimensionado cada sistema de compostagem.
As escolas recebem reatores de compostagem, que consistem em módulos feitos de telas de arame com capacidade de 0,94 metros cúbicos.
Dentro destes módulos, são adicionados os resíduos orgânicos gerados (restos de alimentos, cascas de verduras e frutas) mais as aparas de árvore da cidade, que passam por um triturador.
Após 120 dias, o material é todo convertido em composto orgânico, a ser utilizado nas hortas escolares ou nos canteiros da cidade.
Assim, com um projeto, conseguimos destinar corretamente os resíduos orgânicos das escolas, além da biomassa gerada pelas podas de manutenção nas árvores.
Objetivos
Gerais:
Conscientizar os alunos e colaboradores das escolas sobre a importância da gestão adequada de resíduos orgânicos.
Específicos:
Realizar compostagem com os resíduos orgânicos gerados nas escolas e as aparas de árvore que são trituradas, para produção de condicionador de solo a ser usado nas hortas.
Metas a atingir:
Atender 100% das escolas municipais com a instalação dos reatores, de acordo com a geração de resíduos.
Cronograma
Físico:
Início do Programa em 08/2019
9 Escolas atendidas
25 reatores instalados
* Após a Pandemia de COVID19, o cronograma está suspenso até normalização das atividades, tendo em vista que as escolas não estão funcionando.
Financeiro:
Os investimentos são realizados conforme a demanda.
Tendo em vista que a única estrutura necessária para o programa funcionar são as telas, estas são adquiridas individualmente conforme a necessidade.
Orçamento:
Aquisição das telas para montagem dos reatores de compostagem e materiais para manipulação (alicates, tesouras, termômetro): 2.700,00
Beneficiários Diretos:
Alunos e funcionários das escolas
Beneficiários Indiretos:
Munícipes, tendo em vista que a destinação de menos resíduos gera maior vida útil do Aterro Sanitário.
Resultados:
9 escolas municipais atendidas;
25 reatores instalados;
Mais de 4 toneladas de resíduos orgânicos recicladas;
2.200 kg de aparas de madeira utilizados.
Importantes ações de Educação Ambiental direcionadas para os alunos e colaboradores.