Banco de Projetos

Rédeas Pra Vida

Ano / Edição: 2020
Município: Entre Rios do Oeste
Função de Governo: Assistência Social

Diagnóstico

Quando observamos nosso cenário atual, em que dizemos ter alcançado uma evolução em nossas atividades ; observamos também o crescente afastamento do ser humano da natureza de uma forma geral. Antigamente as crianças dispunham de mais espaço e liberdade para poderem desenvolver suas habilidades motoras e suas capacidades físicas, com jogos ao ar livre, brincadeiras em grupo ; isto em ambiente como a rua de casa, o campinho de futebol ou o lote baldio na esquina da quadra. Tendo um diagnóstico, preocupante por ser uma cidade de fronteira e com risco de vulnerabilidade social alta para crianças e adolescentes, é que surge a intenção , organização e posteriormente projeto/ ação desta atividade. Numa propriedade rural, crianças e adolescentes, realizam atividades ao ar livre, em contato com animais e aprendem com os mesmos regras simples , porem eficazes de relacionamento, companheirismo e respeito. Muitas destas crianças, vindas de um lar pouco estruturado, encontram nesta atividade não somente uma forma de educação, mais também uma maneira de preparar-se para a vida adulta assumindo posturas de liderança e tendo em si mesmo a confiança de realizar ações dentro da comunidade com real significado. Assim assistidas , diminuem seu tempo ocioso , e tendo que prestar contas de seu desempenho tanto escolar , quanto familiar e na sociedade em geral; buscam agir com menos agressividade e tolerância , para terem sempre papel de destaque no projeto, podendo passar de simples alunos para monitores e aprendizes das artes mais avançadas como a doma india (racional ) ou os cuidados de casqueamento e ferregeamento nos animais.

Descrição

As atvidades são realizadas na Chacara Maberti, em Entre Rios do Oeste. O local dispõe de pista de areia com 40mts de comprimento por 30 mts de largura; um redondel de tabuas e espaço de trilhas pela mata da reserva. São utilizadas ainda as estradas locais ( rurais ), para pequenos passeios com os grupos. A propriedade dispõe de 25 animais para as aula, sendo que os animais são trabalhados para que estejam preparados para receber os praticantes; ou seja, que estejam em perfeitas condições de saúde e bem estar. As aulas acontecem em dois períodos : na parte da manhã- das 09:30hrs as 11:30hrs com o total de 15 a 17 atendidos. E na parte da tarde, das 13:30hrs até as 17:30, com troca de turma as 15:30; cada período com 17 a 20 atendimentos; nas segundas- feiras e sextas -feiras. Ao chegarem na propriedade cada praticante, busca o animal com o qual vai executar a atividade; os animais ocupam baias individuais e tem um piquete social. Após a busca são escovados e tem crina e rabos penteados para retirada dos pelos mortos e ciscos provenientes do chão da baia. Cada um dos alunos, aprende a buscar e organizar seu material: baixeiro, sela e freios ( arreios) pertinentes ao seu animal; no possibilidade de troca do animal, o aluno tem que ser orientado para que reconheça os novos apetrechos. Em seguida , se dirigem para os espaços de trabalho ( pista e redondel) aonde passam a executar exercícios de adestramento que permitem a cavalo e cavaleiro/ amazona, crie um conjunto e aprendam a evoluir nas andaduras de passo, trote e galope. As atividades, iniciam com caminhas simples, volteios ao redor de obstáculos e formação de círculo; aprendem a andar em duplas e trios para possíveis passeios e desfiles; em seguida controle de velocidade a trote, com trocas de mãos no animal e depois quando bem cadenciados podem experimentar e trabalhar o galope com segurança. Muitos dos alunos , quando iniciam a ação da prática , são totalmente inexperientes; desta forma até sentirem-se confiantes são guiados pelos professores e recebem as orientações necessárias sobre rédeas, controle de velocidade ; e principalmente aprende a observar o animal, podendo assim prever sua ação e reação devido aos sinais que o mesmo apresenta ( orelhas murchas, pequenos relinchos, odores diferenciados, passos cruzados etc) . Apesar de sempre deixar evidente e comum que aconteçam algum sustos, afinal lidamos com um outro ser vivo extremamente reativo ; e para isto os alunos também são trabalhados, para que possam reconhecer e agir prevendo possíveis situações de risco evitando o perigo: não andar extremamente próximo do cavalo da frente, observar distância nos exercícios( evitando trombadas), acompanhar o conjunto: se todos andam- se anda; se todos trotam - se trota. Ao final, cada um encerra suas atividades, desce do cavalo ainda na pista; agradece pela aula com carinhos no pescoço ou crina e começa a soltar os arreios ( retira freio e afrouxa as barrigueiras). Sai guiando o cavalo e após retirar todos os arreios, executa a limpeza do mesmo, banho para a retirada do sal do suor e retorno a baia aonde receberá o trato ( feno ou ração). O projeto conta com parceria da sercetaria de Educação e Cultura, de dispõe do transporte da cidade , Centro de Convivência da Criança e do Adolescente ate a Chacara na entrada da cidade Linha Fátima. Em contrapartida, alunos da classe Especial ( sala Profissionalizante) recebem atendimento em Equoterapia , nas quintas pela manhã; com este grupo são realizadas atividades equestres direcionadas especialmente para equilbrio, coordenção, agilidade; e na parte cognitiva percepção motora, concentração raciocínio rápido. Ao longo do processo, os alunos mais velhos podem acessorar os mais jovens nas aulas; desta forma desenvolvem a responsabilidade pelo outro, e também aprendem regras de convivência pois tem que aprender a respeitar o tempo de aprendizagem de cada um, e proporcionar-lhe a paciência que o mesmo exige.

Objetivos

Gerais:

Proporcionar as crianças e adolescentes uma pratica lúdica, com resgate de vínculos ; tendo como principal veículo o cavalo em ambiente externo .

Específicos:

-Buscar a pratica equestre como formadora e estimuladora de seres humanos fortalecidos em sua auto-estima.
- Incentivar praticas ao ar livre, com atividades variadas que estimulem desenvolvimento físico e cognitivo.
- Resgatar a pratica equestre em suas bases tecnicas de passo, trote e galope .
- Possibilitar aos alunos , uma nova área de atuação: o manejo com animais .
- Encorajar ações de liderança e fortalecimento de principios morais como etica, respeito e solidariedade.

Metas a atingir:

Com o projeto em andamento, as metas a serem atingidas ficam dispostas da seguinte forma; aumentar o numero de atendimentos executados. Este projeto pode ser replicado tanto na área da saúde quanto na área da educação. Inumeros trabalhos, na área da Equoterapia, evidenciam excelentes resultados com relação a enfermidades psicossociais, sendo que as mesmas apontam que a interação homem animal, trás muitos resultados em relações deficitárias de afetividade, controle emocional, convívio social, auto afirmação e com isto a redução da utilização de consultas e medicamentos. Com relação a educação as atividades pedem auxiliar em déficits de escrita, leitura e raciocinio , além de possibilitar uma pratica que diminua o stress causado pelo excesso de atividades do cotidiano.

Cronograma

Físico:

Aulas de Equitação na Chacara Maberti Segunda- feira e sexta- feira; nos períodos da manha e tarde.
Equoterapia - Chacara Maberti, Quintas -feiras ; no período da manhã.

Financeiro:

vide anexo cronograma financeiro e ldo educação 2020
* pagamento da MEI que se contrata

Orçamento:

MANUTENÇÃO DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - 667.150,00

Beneficiários Diretos:

60 alunos do Centro de Convivência da Criança e do Adolescente e 10 alunos da Classe de Oficina Profissionalizante.

Beneficiários Indiretos:

Cerca de 350 pesoas , que fazem parte da famila dos atendidos pelo projeto e que podem participar de atividades esporádicas.

Resultados:

- Questões comportamentais; menos agressividade , mais responsabilidade e companheirismo.
- Desenvolvimento motor: melhoria na coordenação, equilíbrio, lateralidade, percepção corporal e espacial, agilidade, flexibilidade.
- Desenvolvimento cognitivo: raciocínio rápido, percepção visual e auditiva mais apurada; capacidade de resolução de problemas. Concentração, atenção e reações mais apuradas.
- Desenvolvimento social; participação mais evidente nas atividades comunitárias , enganjamento social em campanhas de preservação do meio-ambiente, cuidados com os animais. Desenvolvimento das capacidades de liderança e fortalecimento de vinculos.

Anexos

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