Made in Pg
Ano / Edição: 2020
Município: Ponta Grossa
Função de Governo: Administração
Diagnóstico
Em tempos de pandemia, com tantas perdas financeiras e número crescente de demissões, a Prefeitura de Ponta Grossa viabilizou através desse projeto, a identificação dos produtos produzidos na cidade, através de um selo impresso diretamente nos rótulos originais dos produtos, para que os consumidores possam optar por comprar produtos e serviços daqueles que geram emprego e renda em nossa cidade.
Em Ponta Grossa, foram identificados mais de 800 (oitocentos) produtos que são fabricados e/ou beneficiados na cidade, com uma média aproximada de 8.000 (oito mil) funcionários diretamente contratados pelas empresas, indústrias e pequenos, médios e grandes produtores.
Descrição
O projeto MADE IN PG tem como objetivo identificar produtos feitos em Ponta Grossa, através de um selo. Esse selo é uma imagem fornecida pela Prefeitura Municipal o qual deverá ser incluído ao rótulo original dos produtos. A ação visa valorizar a origem de bens manufaturados ou industrializados em Ponta Grossa, permitindo sua rápida identificação e estimulação do consumo de produtos locais. O destaque à produção local aliado à aceitação do produto ‘Made in PG’, proporciona o aumento da produção e consequentemente a geração de renda e emprego para a cidade e aos munícipes.
O projeto visa o combate da queda de faturamento e as demissões em massa em decorrência da pandemia, com a identificação dos produtos locais através do selo Made in Pg e do incentivo da população a darem apoio aos produtores locais consumindo produtos que possuam o selo de identificação.
A implementação do projeto não traz custos a prefeitura municipal e abrange toda a classe empreendedora e industriaria local.
Objetivos
Gerais:
Fomentar a economia local e garantir a geração de renda e empregos durante a pandemia
Específicos:
Fomentar a economia local
Metas a atingir:
Identificar todos os produtos produzidos e comercializados em Ponta Grossa, através do selo Made in Pg.
Cronograma
Físico:
Lançamento: 1 de junho de 2020;
Decreto Municipal: 1 de junho de 2020
Criação de plataforma para adesão virtual das informações técnicas do projeto: 1 de junho de 2020
Campanhas de incentivo a adesão do projeto: 01 de junho à 31 de agosto de 2020.
Financeiro:
O projeto não gera custos para o município. Todos os investimentos concorrem por conta da iniciativa privada.
Orçamento:
O projeto não gera custos para o município. Todos os investimentos concorrem por conta da iniciativa privada.
Beneficiários Diretos:
Iniciativa privada que corresponde a um total de aproximadamente 1.000 (mil) empresas.
Beneficiários Indiretos:
A manutenção de aproximadamente 25.000 (vinte e cinco mil) empregos diretos.
Sendo aproximadamente 18.000 (dezoito mil) nas industrias e 7.000 (sete mil) nas demais empresas.
Resultados:
Desde o lançamento do projeto houve um aumento na geração de empregos e crescimento no empreendedorismo municipal pela valorização dos produtos locais. O formalização dos microempreendedores somaram mais de 1.000 (mil) novos negócios.