Banco de Projetos

Do lixo a cidadania

Ano / Edição: 2020
Município: Diamante do Sul
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

O Município de Diamante do Sul é jovem com apenas 27 anos, situados região oeste do Paraná seu acesso à 12 km através PR-670 ligando a BR-277 com apenas 360 km² com 3.510 habitantes, se configura sendo de porte pequeno e sua renda se baseada na agricultura familiar e sericicultura.
O projeto busca suprir a carência de destinação adequada do lixo reciclável, colaborar na conscientização da população no papel de cidadão, facilitar o acesso a alimentação saudável, e também a valorização da agricultura familiar local.

Descrição

Município de Diamante do Sul é jovem com apenas 27 anos, situados região oeste do paraná seu acesso à 12 km através PR-670 ligando a BR-277 com apenas 360 km² com 3.510 habitantes, se configura sendo de porte pequeno e sua renda se baseada na agricultura familiar e sericicultura .

Necessidade: A carência de destinação adequada do lixo reciclável, conscientização da população no papel de cidadão, acesso a alimentação saudável, fomentação da agricultura familiar local.
Através do projeto “do lixo a cidadania” as famílias se conscientizaram do seu papel de cidadão e a necessidade de uma alimentação saudável, percebendo as mudanças que essas atitudes trazem tanto no meio familiar quanto na sociedade local, envolvendo cidadania, nutrição, agricultura familiar e educação.
Deste modo a construção coletiva do projeto envolveu as secretarias de Educação, Saúde, Agricultura, Viação e Obras, comunidade, comércio local e Colégio Estadual Osório Duque Estrada com parcerias da Emater e Itaipu Binacional.
Pode-se compreender que a necessidade social, não é um problema de um local ou órgão público e sim da sociedade EM GERAL, que resolve então assumir para si o compromisso de articular meios que resolvam as demandas locais, colaborando com órgãos públicos.

Objetivos

Gerais:

Desenvolver conceitos de cidadania, criar consciência sobre reciclagem, melhorar os hábitos alimentares das famílias e envolver e valorizar a agricultura familiar.

Específicos:

Refletir sobre os hábitos alimentares;
Conscientizar sobre a reciclagem;
Compreender os fatores antrópicos;
Desenvolver parcerias, municipais, estaduais e locais;
Reapropriar espaços;
Aplicar o empreendedorismo a realidade local;
Conhecer o próprio corpo e o cuidado com o mesmo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como aspecto básico da qualidade de vida agindo com responsabilidade em relação a sua saúde e a saúde coletiva;
Ressignificar o conceito de lixo;
Engajar a comunidade;
Aproximar as instituições familiar e educacional;
Desenvolver sistema de captação de água;
Conscientizar sobre o uso da água;
Incentivar as crianças a consumir alimentos saudáveis para evitar o consumo dos industrializados;
Resgatar a cultura do cultivo e o uso de plantas medicinais;
Diminuir o uso de farmacológicos;
Destinar adequadamente a matéria orgânica.

Metas a atingir:

Consciência alimentar visando a qualidade de vida e cuidados com a saúde;
Cuidados com o meio ambiente reciclagem;
Uso consciente da água;

Cronograma

Físico:

INÍCIO: no ano de 2019 teve-se início e se mantém ativo até o ano atual(2020).

EXECUÇÃO (ETAPAS): primeiro foi realizado palestras, vídeos e entrevistas, no segundo momento trabalho de conscientização sobre meio ambiente, na etapa 3 buscamos parceria com Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) (Antiga Emater) na revitalização de espaço, criação da horta e construção da cisterna, adubação adequada do solo e plantio de mudas medicinais, frutíferas, hortaliças e ornamentais.

Em seguida pomos em prática o projeto através da coleta dos materiais no comércio e a venda dos mesmos, após foi realizada a compra das frutas, verduras e legumes para podermos assim trocar esses produtos com os alunos no dia determinado pelas executoras do projeto. Sendo assim, as crianças juntam por um determinado tempo os materiais recicláveis existentes em suas residências e trazem para a escola onde é feita a troca e assim o processo se repete.
Juntando o material reciclável descartados do comércio com os dos alunos, novas compras são realizadas tanto da agricultura familiar como dos supermercados podendo contar também com alguns produtos já produzidos na horta da escola.

FINALIZAÇÃO: A coleta e troca de alimentos contínuos.

Financeiro:

R$ 1.326,15 Materiais usados na construção da cisterna;
R$ 630,00 Monitoramento e assessoria técnica para construção da cisterna;
R$ 390,50 Fornecimento de alimentação;
R$ 1.151,80 Materiais usados na construção da horta escolar/comunitária;
R$ 630,00 Assessoria e monitoramento na implantação de uma horta escolar/comunitária;
R$ 390,50 Fornecimento de alimentação.

Orçamento:

R$ 4.519,15

Beneficiários Diretos:

As famílias e alunos envolvidas no projeto, as famílias da agricultura familiar e o comércio local.

Beneficiários Indiretos:

Comunidade local, a prefeitura.

Resultados:

Promoção da educação nutricional das crianças, familiares e profissionais envolvidos.
Redução do consumo de materiais não recicláveis e que causam danos irreparáveis ao meio ambiente por não terem destino adequado e que podem ser substituídos por materiais permanentes.
Redução do lixo em espaços públicos.
Ornamentação e paisagismo do espaço escolar;
Fortalecimento do vínculo entre família e escola.
Parcerias firmadas com agricultores e comercio local.

Anexos

Banco de Projetos