Banco de Projetos

Multiplicando Oportunidades: Arte de fazer... também é Reciclar! e Amor de Mãe.

Ano / Edição: 2020
Município: Apucarana
Função de Governo: Assistência Social

Diagnóstico

A Secretaria Municipal da Mulher de Apucarana procura assegurar políticas públicas de caráter transversal e integradas as quais, devam elevar a autonomia de mulheres, alavancar o empoderamento e o protagonismo feminino, de modo a viabilizar acesso equânime a direitos sociais, civis e trabalhistas, como educação, cultura, lazer, trabalho, geração de renda, enfrentamento a violência, profissionalização, dentre outros.
Deste modo, seguindo as orientações técnicas da política nacional, tanto no que se refere aos Planos Nacionais (Eixos da Política Nacional para Mulheres e/ Política Nacional de Enfrentamento a Violência Contra as Mulheres), quanto as Normas Técnicas (de padronização do Centro de Referência à Mulher e das Delegacias para Mulheres), a Secretaria Municipal da Mulher de Apucarana busca por meio dos serviços, programas, projetos e ações, subsidiar possibilidades para a ruptura de condições de desigualdades entre homens e mulheres e situações de violência de gênero.
Para tanto o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal da Mulher compreende três eixos de atuação, os quais resultaram na estruturação de três departamentos: Departamento de Garantia de Direitos e Equidade de Gênero, Departa-mento de Autonomia Financeira e Geração de Renda para Mulheres, Departamento de Enfrentamento às Violências contra Mulheres.
O Projeto que será apresentado integra o Departamento de Autonomia Financeira e Geração de Renda para Mulheres que tem por objetivo promover a auto-nomia econômica e financeira das mulheres do município de Apucarana, por meio de capacitação e qualificação profissional, considerando as desigualdades entre mulheres e homens, e outras especificidades em razão de classe social, raça, localização do domicílio, faixa etária e distintas vulnerabilidades, desenvolvendo ações específicas e exclusivas de modo a contribuir para a modificação da desigual divisão do trabalho.
Outro foco é o empreendedorismo das Mulheres com a finalidade de incentivar a autonomia alterando os fatores de vulnerabilidade que incidem sobre a vida das mulheres e ampliando a sua capacidade técnica e gerencial para o exercício pleno da cidadania no mundo do trabalho.

Descrição

O projeto Multiplicando Oportunidades – Arte de fazer... também é Reciclar e Amor de Mãe do Centro de Oficinas da Mulher volta-se para mulheres em situação de violência doméstica ou direitos violados, vulnerabilidade social e comorbidades psicológicas e busca resgatar sua autoestima, integridade e identidade, despertando seu potencial e talento, alia-se ainda ao ODS 5 – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas e ODS 12 – Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis da ONU, através de cursos profissionalizantes na área da costura artística e costura moda bebê.
O Projeto desenvolve ações junto a grupos de mulheres e procura cada vez mais contribuir para a superação de cada uma, visa ainda desenvolver ações educativas de sociabilidade, arte e cultura, porém a proposta é construir junto com as mulheres a capacidade de poderem se olhar na sociedade como membro participante e determinante, capaz de interagir, mudar e transformar, visando a autogestão como forma de emancipação e construção da autonomia e geração de renda.
O Projeto atua em parceria com a Autarquia Municipal da Saúde através da Casa da Gestante e Departamento de Saúde Mental, Secretaria de Assistência Social através dos CRAS no encaminhamento da demanda e de Empresas de confecção da cidade que, destinam resíduos têxteis que são reaproveitados e transformados em peças de artesanato bem como acessórios que compõem o enxoval da mãe e do bebê.
De modo geral, o Projeto aponta o empoderamento feminino, ele se refere a tornar mulheres autoras de suas próprias histórias, rompendo com paradigmas oriundos de suas classes sociais, condições ou mesmo escolaridade deficitária, entre outros. As ações desenvolvidas objetivam trazer novas perspectivas de atuação na sociedade, ampliando visões e permitindo capacitação no sentido de se conseguir sus-tento financeiro com o trabalho artesanal, formal ou informal.

Objetivos

Gerais:

Empoderar mulheres através da capacitação profissional, promovendo a equidade de gênero em todas as instâncias sociais e econômicas, fortalecendo de fato a economia e impulsionando negócios, melhorando a qualidade de vida da comunidade, além de promover o desenvolvimento sustentável.

Específicos:

 Promover o auto-conhecimento e empoderamento feminino;
 Resgatar a auto-estima, identidade e integridade;
 Despertar o cuidado à saúde física e psicológica;
 Despertar seu potencial e talento nas artes manuais;
 Estimular sua formação crítica para a cidadania;
 Estimular seu desenvolvimento e autonomia financeira;
 Incentivar sua inserção no mercado de trabalho formal ou informal;
 Conscientizar sobre produção e consumo sustentável.

Metas a atingir:

 Empoderar não é só sobre mulheres, mas sobre todas as minorias;
 Diminuir desigualdades, contribuindo para o crescimento econômico, social e político;
 Garantir qualidade de vida, segurança, liberdade e pleno controle da vida;
 Incentivo para renunciar ao estado de impotência, transformando-a em sujeito ativo, que luta para si, com e para os outros por mais autonomia de autodeterminação, tomando a direção da vida nas próprias mãos;
 Capacitar e qualificar para inserção no mercado de trabalho formal ou informal, aumentando assim sua renda familiar ou economia doméstica.

Cronograma

Físico:

O Centro de Oficinas da Mulher conta com a seguinte estrutura física para atendimento ao Projeto Multiplicando Oportunidades:
 01 (uma) sala equipada com 09 (nove) máquinas de costura (over-loque, galoneira, pesponto ponto corrente, pesponto e reta);
 03 (três) ventiladores;
 01 (uma) mesa para corte e modelagem;
 15 (quinze) cadeiras estofadas;
 02 (dois) armários;
 prateleiras em madeira que contornam a sala em forma de L;
 01 (um) banheiro feminino
O público alvo são mulheres em situação de violência doméstica ou direitos violados, vulnerabilidade social ou comorbidades psicológicas, essas mulheres são acompanhadas por instrutora contratada pela Prefeitura Municipal de Apucarana através de processo licitatório (renovável anualmente). O cronograma de atendimento é semestral sendo duas aulas por semana, o que totaliza carga horária mensal de 32h. O conteúdo programático é baseado nas tendências do mercado, porém, valoriza-se ideias trazidas pelas alunas.
O curso de Costura Moda Bebê é ministrado por instrutora contratada pela Prefeitura Municipal de Apucarana através de processo licitatório (renovável anualmente) e possui cronograma de atendimento semestral, porém, o calendário torna-se flexível e humanizado, pois respeita a individualidade de cada mulher e seu período gestacional. O conteúdo programático é baseado na confecção de peças que possam compor o enxoval do bebê que está a caminho e de sua mãe. A produção é baseada em resíduos têxteis doados por empresas de confecção da cidade. Ao término do curso, a gestante está apta para inserção no mercado de trabalho formal ou informal, se desejar.

Financeiro:

Envio posterior

Orçamento:

Envio posterior

Beneficiários Diretos:

O curso Arte de fazer... também é reciclar! – colabora para que mulheres em situação de violência doméstica ou direitos violados, vulnerabilidade social e comorbidades psicológicas consigam resgatar sua autoestima através de sua autonomia e autoconhecimento.
O curso Amor de Mãe – atende gestantes oriundas ou não da rede pública de saúde que buscam aperfeiçoamento profissional ou quem sabe uma nova profissão, desperta o autocuidado com a saúde física e mental tanto da mãe como do bebê que está a caminho.

Beneficiários Indiretos:

Mulheres, homens, crianças, enfim famílias e comunidades através do desenvolvimento e crescimento da economia doméstica e familiar;

Resultados:

 Atendimento humanizado de mulheres que almejam romper o ciclo de violência no qual estão vivendo;
 Atendimento humanizado de mulheres com comorbidades psicológicas, resgatando sua autoconfiança;
 Resgate da autoestima, potencial e talento nas artes manuais, através da valorização, exposição e venda dos produtos confeccionados por elas;
 Incentivo a autonomia financeira e geração de renda através do trabalho formal ou informal;
 Conscientização sobre consumo e produção sustentável, reaproveitamento de materiais “inservíveis”, visando a preservação do meio ambiente.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos