Banco de Projetos

Prêmio Gestor Público Paraná

RE (INOVAÇÃO) NO ATENDIMENTO PÚBLICO MUNICIPAL

Ano / Edição: 2020
Município: Francisco Beltrão
Função de Governo: Administração

Diagnóstico

O município de Francisco Beltrão está localizado na região sudoeste do Estado do Paraná, tendo sua fundação datada no dia 14 de dezembro de 1952. Após sua fundação até o momento presente é notável o alto índice do crescimento populacional, consequentemente, um aumento na demanda dos serviços prestados pelos órgãos públicos. Com base nas inúmeras solicitações da população residente em regiões mais afastadas da região central do município por melhoria e descentralização dos serviços prestados pelos órgãos governamentais, principalmente, relacionadas a região norte do município que possui aproximadamente 30 mil habitantes, no qual, possuem algumas dificuldades relacionada ao acesso à informação adequada e a acessibilidade a mesma. Assim sendo, o atual prefeito do município após analisar inúmeras solicitações e necessidades expressas pela comunidade instituiu uma adaptação do projeto Poupa Tempo, sendo essa experiência já realizada no estado de São Paulo, porém ainda não havia sido instituída no município em questão.

Descrição

O projeto viabiliza a descentralização de serviços públicos em um único local. Através de questionamentos e pesquisas realizadas a atual gestão observou a necessidade de estabelecer um local para realizar serviços de atendimento visando a descentralização dos serviços públicos realizado pela prefeitura municipal, visto que a população questionava a dificuldade de ir até alguns órgãos do governo, sendo esses municipais, estaduais e federais. Sendo assim, através de pesquisas para saber o que seria conveniente para população e para a gestão, chegou -se em um consenso que este projeto Poupa Tempo traria muitos benefícios na visão de um bom atendimento e no viés de economia para o setor público. Neste contexto, o projeto começou contando com um amplo leque de órgãos e empresas de serviços de natureza pública para atender as necessidades dos cidadãos, direcionado para um atendimento sem discriminação ou privilégio. Nos primeiros 6 meses a base de atendimentos era de 42 serviços, após esse período com a demanda maior e com a satisfação das pessoas atendidas por este projeto, viu-se a necessidade de trazer mais serviços e a gestão foi a busca dos mesmos, hoje contando com aproximadamente 66 serviços e com duas unidades deste órgão na cidade de Francisco Beltrão, além dos atendimentos oferecidos nas salas físicas, é inserido também atividades itinerantes.

Objetivos

Gerais:

Facilitar e viabilizar o acesso às informações e serviços públicos em um único local.

Específicos:

Inovar a maneira de atender o Cidadão;
Suprir as demandas apresentadas pela comunidade local;
Concentrar em um único espaço físico a prestação de serviços públicos.

Metas a atingir:

Proporcionar ao indivíduo o acesso de forma simplificada e ágil aos serviços públicos realizados no município, tendo ênfase na descentralização e qualidade no atendimento prestado. Neste contexto, é possível analisar através de dados coletados que desde o início da implantação do projeto em setembro de 2017 até o ano de 2019, atingimos um percentual de 60 % da população local, sabendo que temos um do total de 29.785 mil habitantes estimados pelo IBGE a partir do censo 2010 na cidade norte, sendo estimado atualmente aproximadamente 34.785 mil habitantes de acordo com o levantamento realizado através do IBGE.

Cronograma

Físico:

A implantação do projeto teve como foco o fácil acesso e visibilidade, sendo esse localizado em uma esquina na Avenida Atílio Fontana, n° 3759 que possibilita o fluxo e acesso aos serviços prestados. A sala possui 85 m² destinados exclusivamente ao projeto, com vagas de estacionamento para idosos, PCD (pessoas com deficiência) e ao público em geral. O espaço possui cerca de 5 computadores, 1 impressora, armários, 2 linhas telefônica, 5 atendentes, 1 auxiliar de serviços gerais e coordenação.

Financeiro:

Orçamento inicial para a implantação do projeto no município de Francisco Beltrão- Pr.
Vencimentos e Vantagens Fixas – Pessoal Civil R$ 2.948,45
Obrigações Patronais R$ 4.068,77
Obrigações Patronais R$ 49,08
Material de Consumo R$ 106,44
Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica R$ 43,05
Equipamentos e Material Permanente R$ 80,00
Total Geral R$ 7.295,79

Orçamento:

Orçamento no valor de R$7.295,79 para a implantação do projeto no local escolhido (salientando que não está incluso valores relacionados com as despesas mensais e funcionários, sendo que esses dados possuem variação de acordo com o mês e quantidade de atendimento realizado, variando ano após ano).

Beneficiários Diretos:

O projeto visa o atendimento da população residente na cidade norte do município de Francisco Beltrão, no qual, possui aproximadamente 34 mil habitantes. Neste contexto, foi abrangido inicialmente uma média de 200 atendimento mensal no ano de 2017, sendo que atualmente com o aumento da demanda e de serviços prestados é observado no ano vigente (2020) uma média superior a 1000 atendimentos mensal.

Beneficiários Indiretos:

A praticidade e visibilidade alcançada pelo projeto possibilitou o atendimento de diferentes bairros do município, incluindo regiões externas a região norte o que possibilitou e viabilizou a abertura de um novo local para atender a alta demanda de serviços solicitados, sendo esse localizado no bairro São Miguel inaugurado em dezembro/2019, no qual foi registrado um total de 4.613 atendimentos no período de dezembro/2019 à junho/2020 evidenciando a alta procura da população em geral pelos serviços ofertados.

Resultados:

Os resultados do projeto podem ser observados através da aceitação da população em relação aos serviços, visto que através da grande procura em torno de 1 ano e meio após a execução da primeira unidade, a própria população almejava por outras unidades nos Bairros arredores, toda via, que a segunda unidade já foi inaugurada e está com os serviços conceituados da região que ela abrange.

Anexos

Documentos Anexados:

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