Banco de Projetos

Ivaiporã Transformando Vidas em tempos de Pandemia

Ano / Edição: 2020
Município: Ivaiporã
Função de Governo: Assistência Social

Diagnóstico

O município de Ivaiporã, localizado na região centro-norte do Estado do Paraná, segundo dados do IBGE possui uma população de aproximadamente 31.816 habitantes. O município no panorama é considerado desprovido economicamente, onde muitas famílias estão expostas a situações de vulnerabilidade. No cotidiano o Município por meio de Departamento Municipal de Assistência Social mantém equipamentos públicos de atendimento a crianças e adolescentes com atividades socioassistenciais direcionadas a crianças e adolescentes horários contrários ao escolar com infra-estrutura diferenciada de escolas, conta com em média 500 crianças e adolescentes na faixa etária de 03 a 17 anos, em três serviços existentes no município, sendo: Casa de Vivência, Renascer e Centro da Juventude, serviços estes que oferecem atividades variadas, alimentação, materiais didáticos de qualidade, respeito mútuo e convivência familiar e comunitária. Visando a garantia de direitos e fortalecimento de vínculos as atividades realizadas são: apoio no reforço escolar, canto, dança, música, atividades esportivas, artes manuais, horticultura, artes plásticas, corte e costura e informática, e mantém como essencial boa alimentação a esse público. A alimentação de qualidade à crianças e adolescentes é algo que vem preocupando no cenário atual vivenciado decorrente da Pandemia de Coronavírus COVID - 19, as situações de vulnerabilidade aumentou devido a escassez de trabalho, suspensão de serviços presenciais auxiliar à crianças e adolescentes.

Descrição

O público alvo da política pública de assistência social é uma parcela da população que além de estar privada de renda, também apresenta privações de condições dignas de moradia ou dos serviços públicos básicos de saúde e educação, essa parcela da população em principal não tem acesso à boa alimentação. Sob a perspectiva, de proteção social e no caminho contrário ao assistencialismo, está a tarefa de gestores públicos a garantia de direitos. Em tempos de pandemia preocupados com a manutenção dos serviços a nutrição através da alimentação de qualidade, dos usuários da política pública de assistência social, em especial a crianças e adolescentes inseridos nos projetos sociais, seja, os serviços socioassistenciais, que a diretoria de assistência Social dispõe nos serviços o entregue de alimentos semanais. Sendo: a produção de pães, alimentos com produtos do PAA, os quais são entregues às famílias semanalmente, e cestas básicas, adquiridas através de recebimentos de doação da comunidade, assim, garantindo a qualidade nutricional de crianças e adolescentes carentes. Concomitante a entrega de alimentos é entregues máscaras de proteção, e verificado as famílias que necessitam de agasalhos e cobertores e também realizada a doação. Assim sendo, as famílias carentes e as que estão vivenciando situação de vulnerabilidade em decorrência da Pandemia vem sendo assistidas. Para consolidar o trabalho o município mantém estrutura física e equipe, incluindo nutricionista, os quais são responsáveis para atender a demanda existente.

Objetivos

Gerais:

Garantir a qualidade de vida da população, almejando a disseminação do vírus, e, a continuidade da alimentação nutricional à crianças e adolescentes para um desenvolvimento saudável.

Específicos:

- Prevenir situações de extrema miséria;
- Fortalecer a qualidade nutricional de crianças e adolescentes;
- Efetivar garantia de direitos;
- Proporcionar melhorias na qualidade de vida;
- Garantir alimentação e inverno mais aquecido.

Metas a atingir:

O objetivo a atingir com as ações desenvolvidas é garantir a qualidade de vida a população em vulnerabilidade e a garantia destas ter o direito ao acesso aos bens básicos para sobrevivência em tempos de pandemia, e atrelado a garantia desses direitos prevenir diferentes situações que possam comprometer a vida de crianças no momento presente, e no futuro. A meta é atingir em média 300 crianças e adolescentes e suas famílias, o que contabiliza ao final em média 1000 pessoas.

Cronograma

Físico:

As atividades são desenvolvidas de forma contínua, junto a população vulnerável no período de Pandemia do Coronavírus
O cronograma de desenvolvimento é para o ano de 2020, podendo ser prorrogado conforme permanecer a situação de emergência decorrente do COVID - 19

Financeiro:

Para desenvolver o projeto contamos com a colaboração da comunidade através de doação. Também são necessários despender de custos para aquisição de materiais par fabricação dos itens que serão distribuídos o que contabiliza em média R$ 80, 000,00 (oitenta mil) reais.
conta ainda com recursos humanos já existente.

Orçamento:

Para desenvolvimento do projetos são necessários dotação orçamentária e recursos para manutenção das ações, para aquisição de materiais de custeio, sendo: alimento, matéria prima para confecção das mascaras, combustível.

Beneficiários Diretos:

300 Crianças e Adolescentes inseridos nos projetos sociais.

Beneficiários Indiretos:

O projeto beneficia indiretamente em média 2.000 pessoas, ou seja, população geral em todas as faixas etárias, dentre essas crianças e adolescentes do Município. Seja, além do publico frequente nos projetos sociais irá atingir os familiares, parcela esta em vulnerabilidade decorrente da situação vivenciada.

Resultados:

A contribuição do projeto esta direcionado a qualidade de vida e segurança alimentar e nutricional. Assim sendo, os resultados esperados estão no sentido de garantir a alimentação do publico vulnerável .

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos