Banco de Projetos

VIVA A CULTURA

Ano / Edição: 2020
Município: Itaipulândia
Função de Governo: Cultura

Diagnóstico

Desde sua fundação o município de Itaipulândia foi incentivador do setor cultural. As oficinas culturais sempre estiveram presentes no cotidiano dos munícipes, criando e oportunizando o acesso a cultura a todos os interessados. No ano de 2015 a Prefeitura municipal de Itaipulândia, prezando pela continuidade e valorização das atividades culturais, direcionou esforços para a criação de um projeto de acesso ás várias áreas artísticas, como forma de ensino, prezando pela diversidade e qualidade do atendimento e desenvolvimento dos indivíduos. Esses esforços vieram com o intuito de proporcionar a criança, jovem e adulto o desenvolvimento de valores culturais e artísticos, expressando e recuperando os valores humanos, sendo desenvolvidas de várias formas, cabendo ao indivíduo escolher ou encontrar a melhor forma de trabalhar e desenvolver isso em sua vida. Nesse sentido, o projeto proporciona várias modalidades de oficinas culturais, nas áreas de dança, música, teatro e artes visuais, permitindo ao munícipe, dentro da capacidade de atendimento de cada oficina, a escolha do que mais o atrai, proporcionando o aprender cultural mais atrativo.

Descrição

No ano de 2015, devido a alterações necessárias nos processos de contratação de profissionais, criou-se o projeto atual, agrupando uma variedade de oficinas artísticas.
O projeto foi dividido em etapas. A primeira, da viabilidade financeira e do processo licitatório. A segunda, das matrículas dos interessados através de ficha pré-estipulada pelo departamento responsável e cópias da documentação pessoal do aluno e responsável. A terceira refere-se aos atendimentos em si, que após o início da Pandemia do COVID-19 (coronavírus) seguem a instrução normativa 01/2020, que estabelece normas e critérios para o desenvolvimento das atividades e ações culturais do município de Itaipulândia, por meio das mídias sociais durante o período de suspensão de aulas presenciais, decorrente a pandemia do Coronavírus – COVID-19, publicada em diário oficial do município no dia 19 de junho de 2020, que busca viabilizar o atendimento através de teletrabalho, adaptando os objetivos do projeto para sua continuidade. A última fase trata da apresentação dos trabalhos realizados através de apresentações culturais dentro e fora do município, criação de grupos representativos, bem como a divulgação e demonstração do desenvolvimento do aluno dentro da oficina.

Objetivos

Gerais:

O PROJETO VIVA A CULTURA apropria-se das relações vivas da cultura e, consequentemente, da visão de mundo de cada comunidade e da cidade do Município de Itaipulândia, para ampliar formas de acesso, socializar e democratizar o acesso à cultura aos munícipes Itaipulandienses.

Específicos:

• Oficina de Gaita Ponto - Possibilitar o acesso à música e ao conhecimento do instrumento com o objetivo de desenvolver a musicalidade e formar grupos representativos de Gaita.
• Oficina de Dança Folclórica - Desenvolver a linguagem corporal dos alunos, resgatar nossa história e cultura por meio da dança e formar grupos representativos de dança folclórica.
• Oficina de Dança Contemporânea - Desenvolver a linguagem corporal dos alunos, resgatar nossa história e cultura por meio da dança e formar grupos representativos de dança contemporânea.
• Oficina de Teatro - Desenvolver as atividades de artes cênicas como ferramenta para o desenvolvimento dos aspectos da linguagem corporal, da oralidade, da cooperação, da liderança e do conhecimento do indivíduo.
• Oficina de Teclado - Possibilitar o acesso à música e ao conhecimento do instrumento com o objetivo de desenvolver a musicalidade.
• Oficina de Violão - Possibilitar o acesso à música e ao conhecimento do instrumento com o objetivo de desenvolver a musicalidade e formar grupos representativos de cordas das diversas idades.
• Oficina de Viola - Possibilitar o acesso à música e ao conhecimento do instrumento com o objetivo de desenvolver a musicalidade e formar grupos representativos de cordas das diversas idades.
• Oficina de Fanfarra e Banda marcial - Desenvolver nos alunos habilidades e disciplina através do manuseio de diversos tipos de instrumentos musicais.
• Oficina de Bateria - Possibilitar o acesso à música e ao conhecimento do instrumento com o objetivo de desenvolver a musicalidade.
• Oficina de Ballet - Desenvolver a linguagem corporal dos alunos, resgatar nossa história e cultura por meio da dança e formar grupos representativos de Ballet.
• Oficina de Contrabaixo - Possibilitar o aceso a música e o conhecimento do instrumento, com o objetivo de desenvolver a musicalidade e formar grupos representativos de cordas de diversas idades.
• Oficina de Artesanato - Propiciar os momentos de aprendizado, lazer, descontração, além do desenvolvimento da coordenação motora de crianças e adolescentes, além de despertar sua criatividade, iniciativa, responsabilidade e disciplina, bem como, quando oferecida a adultos, dar condições de criar um auxílio para renda mensal familiar.
• Oficina de Gaita Pianada - Possibilitar o acesso à música e ao conhecimento do instrumento com o objetivo de desenvolver a musicalidade e formar grupos representativos de Gaita.
• Oficina de técnica vocal - Desenvolver e aprimorar as técnicas vocais dos artistas que representam o município em festivais e apoiar a organização de corais, com promoção de atividades artísticas e culturais permanentes voltadas a formação humana e social da comunidade.
• Oficina de desenho em grafite - desenvolver nos alunos habilidades e disciplina através da arte do desenho em grafite.
• Oficina de Violino - Possibilitar o acesso à música e ao conhecimento do instrumento com o objetivo de desenvolver a musicalidade e formar grupos representativos de cordas das diversas idades.

Metas a atingir:

Promover a participação dos alunos da rede municipal de ensino. Criação de grupos representativos nas áreas de atuação do projeto como: grupos de teatro, orquestras, grupos de vozes, grupos de dança. Promover a participação dos alunos em apresentações dentro e fora do município. Criar intercâmbios culturais com grupos da região, proporcionando acesso às mais variadas formas de cultura.
• Oficina de gaita ponto: para iniciar as atividades desta deverá ter no mínimo 10 pessoas inscritas, e os atendimentos serão realizados de forma individual ou coletiva de acordo com a procura e o bom desenvolvimento da oficina.
• Oficina de Dança folclórica: para iniciar as atividades desta deverá ter no mínimo 10 pessoas inscritas, e os atendimentos serão realizados de forma coletiva.
• Oficina de Dança contemporânea: para iniciar as atividades desta deverá ter no mínimo 10 pessoas inscritas, e os atendimentos serão realizados de forma coletiva.
• Oficina de Teatro: para iniciar as atividades desta deverá ter no mínimo 10 pessoas inscritas, e os atendimentos serão realizados de forma individual ou coletiva de acordo com a procura e o bom desenvolvimento da oficina.
• Oficina de Teclado: para iniciar as atividades desta deverá ter no mínimo 10 pessoas inscritas, e os atendimentos serão realizados de forma individual ou coletiva de acordo com a procura e o bom desenvolvimento da oficina.
• Oficina de Violão: para iniciar as atividades desta deverá ter no mínimo 20 pessoas inscritas, e os atendimentos serão realizados de forma individual ou coletiva de acordo com a procura e o bom desenvolvimento da oficina.
• Oficina de Viola: para iniciar as atividades desta deverá ter no mínimo 10 pessoas inscritas, e os atendimentos serão realizados de forma individual ou coletiva de acordo com a procura e o bom desenvolvimento da oficina.
• Oficina de Fanfarra e Banda Marcial: para iniciar as atividades desta deverá ter no mínimo 10 pessoas inscritas, e os atendimentos serão realizados de forma individual ou coletiva de acordo com a procura e o bom desenvolvimento da oficina.
• Oficina de Bateria: para iniciar as atividades desta deverá ter no mínimo 05 pessoas inscritas, e os atendimentos serão realizados de forma individual ou coletiva de acordo com a procura e o bom desenvolvimento da oficina.
• Oficina de Ballet: para iniciar as atividades desta deverá ter no mínimo 20 pessoas inscritas, e os atendimentos serão realizados de forma individual ou coletiva de acordo com a procura e o bom desenvolvimento da oficina.
• Oficina de Contrabaixo: para iniciar as atividades deverá ter no mínimo 05 inscritos, e os atendimentos serão realizados de forma individual ou coletiva de acordo com a procura e o bom desenvolvimento da oficina.
• Oficina de Artesanato: para iniciar as atividades desta deverá ter no mínimo 20 pessoas inscritas, e os atendimentos serão realizados de forma individual ou coletiva de acordo com a procura e o bom desenvolvimento da oficina.
• Oficina de Gaita pianada: para iniciar as atividades desta deverá ter no mínimo 10 pessoas inscritas, e os atendimentos serão realizados de forma individual ou coletiva de acordo com a procura e o bom desenvolvimento da oficina.
• Oficina de Técnica vocal: para desenvolver esta atividade deverá ter no mínimo 10 inscritos e os atendimentos serão realizados de forma individual ou coletiva de acordo com a procura e o bom desenvolvimento da oficina.
• Oficina de Desenho em grafite: para esta atividade deverá ter no mínimo 10 inscrições e os atendimentos serão realizados de forma individual ou coletiva de acordo com a procura e o bom desenvolvimento da oficina.
• Oficina de Violino: para iniciar as atividades desta deverá ter no mínimo 05 pessoas inscritas, e os atendimentos serão realizados de forma individual ou coletiva de acordo com a procura e o bom desenvolvimento da oficina.

Cronograma

Físico:

Pregão presencial para contratação de empresas executoras do projeto. Contrato de 10 meses. Contratação de profissionais capacitados para execução das hora-aulas. Início das atividades. 2020 - Contratação de empresa para aquisição de instrumentos e acessórios. O projeto tem como sede o Centro de Artes.

Financeiro:

Pregão presencial para contratação de empresas executoras do projeto. Contrato de 10 meses. Valor total final licitação: R$ 269.660,00.
Aquisição de instrumentos e acessórios. Valor total final licitação: R$ 19.753,50

Orçamento:

Pregão presencial para contratação de empresas executoras do projeto.Projeto de Lei Orçamentária Anual e no Plano Plurianual (PPA). Recurso próprio municipal. Dotação: 3.3.90.39.00.00. Inicialmente, o investimento foi estimado em R$ 332.108,00 .Valor total final licitação: R$ 269.660,00. Orçamento previsto para a execução do projeto durante 10 meses.
Aquisição de instrumentos e acessórios. Projeto de Lei Orçamentária Anual e no Plano Plurianual (PPA). Recurso próprio municipal. Dotação: 4.4.90.52.00.00. Inicialmente, o investimento foi estimado em R$ 31.091,83. Valor total final licitação: R$ 19.753,50.

Beneficiários Diretos:

Alunos (cerca de 650 participantes) e instrutores.

Beneficiários Indiretos:

Familiares dos alunos participantes, gestão pública do município e sociedade em geral.

Resultados:

O projeto conta com 16 oficinas culturais disponibilizadas aos munícipes, tem proporcionado o acesso a cultura e o desenvolvimento das várias áreas artísticas. Possui vários alunos em destaque dentro do projeto. A participação do município sempre foi ativa em vários momentos culturais criados na região.
Devido a nova forma de teletrabalho, grupos representativos estão parados, porém já se formaram grupos de destaque. Esse novo momento trouxe a compreensão de que os profissionais precisam sempre estar abertos a mudança, trouxe a necessidade de adaptar o ensino das artes através da tecnologia de forma simples e alternativa.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos