Banco de Projetos

De onde vem a seda?

Ano / Edição: 2020
Município: Diamante do Sul
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

Escola Municipal Edirce Neneve de Carvalho

Diagnóstico

Diamante do Sul, encontra-se na região Oeste do Estado do Paraná e possui uma população de 3510 habitantes aproximadamente, segundo o senso de 2010. Sua economia baseia-se na Agricultura e Agropecuária entre pequenos produtores da agricultura familiar.
A Rede Municipal de Ensino é composta por cinco instituições escolares, sendo 2 (dois) Centros Municipais de Educação Infantil,03 (três) escolas de Ensino Fundamental, onde destas, 02(duas) são de do campo, totalizando 400 alunos matriculados ano de 2020.
O Projeto De onde vem a seda veio da necessidade de incentivar as famílias dos alunos que trabalham com a sericicultura a ficar no campo e também contribuir no processo de alfabetização dos alunos pois o tema faz parte do convívio dos mesmos.

Descrição

Iniciou-se o projeto com uma roda de conversa, na qual foi levando uma imagem de um bicho da seda, neste ponto foi questionado os alunos oralmente sobre se eles conhecem a imagem, do que se trata e para o que serve, abrindo espaço de diálogo, deixando que os mesmos interajam e exponham suas experiências.
Após foi convidado um técnico do município, que está envolvido com o acompanhamento da sericultura, este veio na sala e explicou o que é o bicho da seda e como ele é usado, este técnico acompanhou os alunos a uma visita em um galpão de produção de sericicultura e as lavouras, conheceram os processos de alimentação, subida dos bosques e outros trabalhos. Esta visita foi em uma propriedade de um dos alunos onde a família desempenhe a função.
Após o retorno na sala na disciplina de Arte foi pedido que os alunos façam com massa de modelar representações dos bichos da seda. Após em português foi conversado com eles como se escreve o nome “bicho da seda”, neste momento será feito um estudo sobre a silaba complexa “ch” após aprenderem a escrever bicho da seda eles fizeram placas para colocar ao lado de suas produções de massa de modelar, que ficará exposto.
No segundo momento em geografia foi solicitado que eles desenhassem a propriedade que eles visitaram, barracão, plantação, o antes e depois da colheita da amora e dentro do barracão, para demonstrar o espaço de produção, nomear cada espaço, explicar a função aos alunos. Em história demonstrar como o ser humano usa os animais para tirar sustento, e como ele muda o meio natural para se favorecer, usar como exemplo a sericicultura, levar a sala um casulo de bicho da seda, explicar que aquilo é o resultado da produção e quais produtos ele gera, conversar e explicar porque o ser humano trabalha com sericicultura no âmbito financeiro, social e cultural, pedir que os alunos registrem os produtos que o bicho da seda pode produzir e registrem em desenho os instrumentos usados na produção da sericicultura e as modificações dos terrenos para esta produção.
Em ciências apresentar os processos naturais dos organismos e seus ecossistemas, trabalhar a metamorfose do bicho da seda, realizou-se um trabalho de dobradura para exemplificar a metamorfoses, explicar a diferença deste processo na natureza e na sericicultura. Demonstrar a divisão das plantas usando como base a amoreira da sericicultura, explicando cada parte (caule, raiz frutos e folhas, trazer um exemplar e conversar sobre o seu uso, plantio e consumo).
Em português desenvolveu a oralidade, a produção escrita, leitura e interpretação de texto.
Em matemática trabalhar sistema de numeração decimal e as quatro operações com uso de material concreto desenvolvendo raciocínio lógico envolvendo a produção. Gráficos e tabelas.
Houve grande êxito na aprendizagem , pois além das atividades em sala de aula tivemos dia de campo com resultados significativos e satisfatório para os educandos, responderam as expectativas nas atividades curriculares e interação nas práticas pedagógicas, a aprendizagem foi um sucesso por ser algo vivenciado pela maioria dos alunos, onde eles se sentiram valorizados e motivados pelo fato de estarem sendo exemplo de que a produção se faz de forma sem agredir o meio ambiente e satisfatória financeiramente.

Objetivos

Gerais:

Conscientizar os agricultores da importância de sua permanência no campo preservando o solo e melhorando a qualidade de vida.

Específicos:

- Compreender a importância da preservação do solo.
- Entender os meios de produção e seus resultados.
- Proporcionar conhecimento sobre sericicultura.
- Conscientizar os agricultores da importância de sua permanência no campo.

Metas a atingir:

Motivar nossos alunos a terem maior conhecimento nesta área valorizando nossos sericultores.
Incentivar a família a se manter em sua propriedade possibilitando os membros a terem uma renda sustentável e uma vida digna sem ter que sair do campo.

Cronograma

Físico:

O projeto iniciou no início de maio até dezermbro.

Financeiro:

Não há valores

Orçamento:

Não há valores

Beneficiários Diretos:

Crianças de 6 a 7 anos, alunos da rede Municipal

Beneficiários Indiretos:

Os sericicultores pais dos alunos e comunidade

Resultados:

Percebemos os resultados não apenas no sentido financeiro, mas principalmente no aspecto saúde e meio ambiente, uma vez que este trabalho não faz uso de nenhum agrotóxico ou qualquer produto químico, é 100% ecológico, produto que não agride o meio ambiente, unicamente apresenta benefícios para a população. A Criação do Bicho da Seda veio assegurar a permanência dos pequenos agricultores, bem como de sua família, em sua propriedade rural.

Anexos

Documentos Anexados:

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