Banco de Projetos

Programa Radar de Inovação

Ano / Edição: 2020
Município: Cascavel
Função de Governo: Administração

Administração Indireta:

Fundetec - Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Diagnóstico

Quando falamos em empreendedorismo, devemos ressaltar que não é um assunto muito abordado na educação de nossos jovens, muitas vezes não inseridos em um ambiente familiar engajado nesse fim.
Pensando nisso, o projeto Radar de Inovação foi elaborado para oportunizar a todos que almejam empreender de alguma forma, entrando em um meio social totalmente voltado para esse fim, criando um networking justamente entre pessoas que coadunam com os mesmos pensamentos.
Desta forma, é oportunizado aos jovens, que aprendem sobre o assunto, bem como que possuam capacidade de transformar suas ideias em futuros projetos.
A proposta do projeto é em si, gerar um estímulo e promoção de ideias, utilizando a plataforma com o apoio de especialista alavancando e proporcionando desenvolvimento.

Descrição

Nossa vocação é transformar ideias em projetos, projetos em produtos e produtos em negócios, respeitando cada fase do empreendedor.
Para tal ação foi criada a uma plataforma (software) onde as ideias inovadoras serão cadastradas pelos alunos e empreendedores e também os mentores, que podem ser empresários com expertise na área ou mesmo professores podem se disponibilizar para prestar mentoria às ideias cadastradas. Ao se cadastrar cada participante seja aluno, empreendedor ou mentor, faz um teste de perfil, onde será identificado seu potencial inovador ou empreendedor, e posteriormente encaminhada sua proposta para ser acompanhada, por um mentor especifico de seu perfil.

Por meio do Radar de Inovação o aluno, jovem ou empreendedor e idealizador ganha:
• Acesso a uma rede de relacionamentos e networking
• Oportunidade de aprendizagem por meio de cursos e capacitação sobre empreendedorismo e inovação
• Acesso a investidores e capital inovador para transformar sua ideia em negócio
• A oportunidade de ser visto e lembrado em eventos de inovação como o Technovação e a FEPARCIT
• Centenas de oportunidades com as entidades do Conselho Municipal de Inovação
• Possibilidade de participar de edital de inovação com aporte financeiro às melhore ideias.
O interessado cadastra suas ideias e passa por uma formação específica conforme sua faixa etária e desta forma, ser acompanhado por especialistas do Conselho Municipal de Inovação (CMI), entidade que representa escolas, universidades, empresas e instituições de pesquisa e de ciência e tecnologia.
Atualmente realizamos o Edital de Inovação em parceria com ACIC e SEBRAE, com intuito de auxiliar a retomada econômico no município e aprimorar as ideias selecionadas num programa de pré-incubação. Estas ações sincronizadas consolidam o planejamento a execução do Programa Radar de Inovação junto aos envolvidos do ambiente e público final (startups) potencializando os resultados.
Fomento e promoção do empreendedorismo e inovação.
Formação de banco de ideias para exploração e desenvolvimento, estabelecimento network com o ecossistema regional de inovação.
As faixas de idade atingidas pelo projeto são divididas por trilhas, 7 a 11, 12 a 17 e maior de 18 anos, conforme segue:
7 a 11 anos: Trilha direcionada a crianças desta faixa etária que têm uma ideia ou projeto novo ou diferente dos habituais. Os pais ou professores que poderão cadastrar as ideias ou projetos.
Além do responsável pela criança, é necessário ser uma ideia ou projeto em equipe de até 4 integrantes (professor ou pais + 3 crianças da mesma faixa etária).
Ao final, a ideia poderá se transformar em um projeto de iniciação científica e ser apresentado em eventos em todo Brasil como o Technovação.
Foi realizado Edital de seleção, onde houveram 56 inscritos, sendo 30 selecionados na primeira fase e 10 para a segunda fase.
12 a 17 anos: Trilha para pré-adolescentes que se enquadrem nesta faixa etária que podem cadastrar suas ideias ou projetos de iniciação científica desenvolvidos em conjunto com professores ou pais e responsáveis.
Além de ser obrigatório um adulto responsável, é necessário ser uma ideia ou projeto em equipe de até 3 integrantes (professor ou pais + 2 crianças da mesma faixa etária).
Ao final, a ideia poderá se transformar em um projeto de iniciação científica e ser apresentado em eventos em todo Brasil como o Technovação e a FEPARCIT - Feira Paranaense de Ciência e Tecnologia.
Maior de 18 anos: Trilha direcionada a jovens e empreendedores que querem transformar sua ideia ou projeto de inovação em negócio.
Após um teste de perfil o usuário será direcionado a uma trilha específica e acompanhado por um mentor. Ao final a sua ideia poderá ser incubada ou acelerada em uma das instituições parceiras do programa.
O mentor do Radar de Inovação é uma pessoa que tem o foco de ajudar outras pessoas a conquistar mais rapidamente seus objetivos aprimorando o seu negócio. Além de contribuir com o mentorado, ele contribui com o ecossistema local viabilizando oportunidades de geração de empregos e riqueza para a sua região.
Ao participar do Radar de Inovação o Mentor ganha:
• Oportunidade de conhecimento de tendências de tecnologia e inovação
• Ampliar seu networking
• Aprendizado sobre liderança e negócios
• Reconhecimentos e incentivos públicos em eventos que o governo e o ecossistema de inovação realizam
Os mentores cadastrados no radar de inovação devem ser:
- Empresários
- Empreendedores que já tiveram negócios que não deram certo ou "quebraram"
- Líderes que trabalharam em cargos de gestão com ao menos 5 (cinco) anos de experiência em gestão de projetos, negócios e equipes.
- Mentores convidados, conforme parcerias estabelecidas no Edital de Aporte de recursos financeiros para startups.

Objetivos

Gerais:

Objetiva-se criar essa abertura de mentalidade dos jovens, de forma a voltar-se para o viés empreendedor e inovador, propiciando a todos que coloquem suas ideais em práticas, e por consequente, estimulem novos jovens ou idealizadores a empreenderem cada vez mais, potencializando o empreendedorismo e inovação do município de Cascavel.

Específicos:

Atingir aos alunos, jovens, empreendedores ou idealizadores que tem interesse ou já atua com inovação e empreendedorismo, permitindo:
Acessar a uma rede de relacionamentos e networking;
Oportunizar aprendizagem por meio de cursos e capacitação sobre empreendedorismo e inovação;
Acessar a investidores e capital inovador para transformar sua ideia em negócio;
Oportunizar ser visto e lembrado em eventos de inovação como o Technovação e a FEPARCIT;
Centenas de oportunidades com as entidades do Conselho Municipal de Inovação, como acesso ao Programa Empresa Inovadora, estabelecido pela Lei Municipal nº 90/2016.

Metas a atingir:

Formação específica conforme faixa etária definido pelo processo de seleção, ser acompanhado por especialistas do Conselho Municipal de Inovação (CMI), entidade que representa escolas, universidades, empresas e instituições de pesquisa e de ciência e tecnologia
Sobre o Edital de Inovação a meta foram de 30 ideias na 1º fase, e 10 na 2º fase.

Cronograma

Físico:

1) Construção: Desenvolvimento de plataforma tecnológica web para o registro de iniciativas de inovação como projetos de inovação e de iniciação científica;
- Desenvolver formas de avaliação de projetos e ideias e inclusão das mesmas em plataforma;
- Desenvolver cadastros para mentores e orientadores do Programa Radar de Inovação.
2) Elaboração e configuração de metodologias ativas na plataforma Radar Tecnológico para desenvolvimento da ferramenta :
- Configuração e inserção das metodologias ativas para cada uma das faixas etárias na plataforma Radar Tecnológico
3) Auxílio e colaboração para o desenvolvimento de metodologias para critérios de avaliação - Elaboração de critérios de avaliação de ideias com base nos objetivos do programa, bem como documentação de gestão de projetos de empreendedorismo e inovação.
4) Mobilização para formação de educação empreendedora e de inovação - Divulgação da plataforma Radar Tecnológico, eventos e demais atividades para formações de empreendedorismo e inovação junto a escolas.
5) Identificação de contexto do Projeto Programa Municipal de Inovação Fundetec - Reunião de apresentação da Plataforma em desenvolvimento, resultados esperados com a formação de agentes de empreendedorismo e inovação e linha de atuação da contratada.
6) Edital de Apoio a Inovação, conforme disponibilidade de Recursos Financeiros e parceiros consolidados.
- Planejamento em parceria com ACIC e SEBRAE, com intuito de auxiliar a retomada econômico no município e aprimorar as ideias selecionadas num programa de pré-incubação.
- Estudo dos segmentos das Startups classificadas conforme necessidades do projeto proposto.
- Seleção de agentes de Empreendedorismo
- Seleção de Agente de Inovação
7) Análise do escopo, interpretação e validação - Elaboração, apresentação e adequações da metodologia para atendimento dos objetivos e elaboração de cronograma de atuação.
8) Execução da metodologia de inovação - Formação de 2 turmas de multiplicadores de agentes de inovação com no mínimo 16h e no máximo 20h de carga horária total e a formação mínima de 8 pessoas no prazo de 6 meses;
8) Execução da metodologia de empreendedorismo - Formação de 2 turmas de multiplicadores de agentes de empreendedorismo com no mínimo 16h e no máximo 20h de carga horária total e a formação mínima de 8 pessoas no prazo de 6 meses.
9) Execução de serviços técnicos de consultoria e assessoria - Elaboração de conteúdo e realização de cursos nas seguintes áreas:
10) Desenvolvimento da capacidade empreendedora: horas de assessoria e consultoria para análise, implantação e suporte do planejamento pessoal, empresarial e estratégico do empreendedor incubado;
11) Finanças: horas de assessoria e consultoria para análise, suporte e implantação de controles financeiros, tais como: custos fixos e variáveis, despesas, investimento, formação de preços, fluxo de caixa, planejamento financeiro e plano de negócios;
Gestão: horas de consultoria e assessoria para análise, implantação e suporte para ferramentas de gestão de pessoas, gestão de mercado, gestão de processos, gestão financeira (desempenho do negócio);
Tecnológica: horas de assessoria e consultoria para análise, implantação e suporte em tecnologia de processos produtivos, tecnologia de serviços, e de tecnologias de gestão;
Mercado: horas de assessoria e consultoria para análise, implantação e suporte para: estrutura de mercado, mercado consumidor, mercado concorrente, e ferramentas estratégicas (Ex: matriz BCG, SWOT, CANVAS).

12) Serviços de palestras e organização de workshops de empreendedorismo e inovação - Desenvolvimento de palestras e workshops com o objetivo de divulgar e promover os incentivos de inovação e empreendedorismo que a Fundetec realiza.
13) Auxílio e colaboração para o desenvolvimento de metodologias para critérios de avaliação - Elaboração de critérios de avaliação de ideias com base nos objetivos do programa, bem como documentação de gestão de projetos de empreendedorismo e inovação.
14) Monitoramento e avaliação das turmas de inovação - Avaliação dos resultados das formações aplicadas pelos multiplicadores de inovação.

Financeiro:

Serviços de consultoria para realização de estudos de startups classificadas em edital de Apoio a Inovação contendo workshop presencial voltados a ideação, modelagem, vendas e negociação, estratégias de crescimento, Team Bulding :
R$ 36.740,00 – Deste montante, foram pagos: R$12.250,00 ( 1º semestre)
Execução da metodologia de empreendedorismo: R$ 22.400,00
Execução de serviços técnicos de consultoria e assessoria: R$ 12.600,00
Serviços de palestras e organização de workshops de empreendedorismo e inovação: R$ 26.000,00
Auxílio no desenvolvimento e configuração da Plataforma Radar Tecnológico: R$ 13.120,00
Monitoramento e avaliação das turmas de inovação: R$ 4.000,00

Orçamento:

Pela contratação do objeto o valor total de R$ 152.460,00 (cento e cinquenta e dois mil e quatrocentos e sessenta reais.

Beneficiários Diretos:

Alunos da rede de ensino público e privado e pessoas que estejam envolvidas com inovação e empreendedorismo.

Beneficiários Indiretos:

Universidades, órgãos públicos, em especial município, empresas em geral, todos os 3 setores da economia.

Resultados:

Teremos resultados através do Edita de Inovação, mas o que se espera:
- Incremento de 30% do número de propostas de incubação e projetos de inovação e empreendedorismo sendo participantes do CIT – Centro Incubador Tecnológico da Fundetec;
- Aumento da participação em 30% dos projetos da região oeste do paraná em eventos locais e regionais no prazo de 2 anos;
- Melhora da sinergia entre universidades e empresas e demais instituições do ecossistema de inovação local, identificando o número de projetos realizados entre empresas e universidades;
- Identificação objetiva do número de projetos de iniciação científica e de empreendedorismo na região oeste do Paraná;
- Aumento do PIB local em 10% no prazo de 2 anos por meio da retenção de talentos e do aumento da possibilidade de tais talentos permanecerem na região;
- Incremento em 10% do número de empregos gerados indiretamente pelas empresas apoiadas pela Fundetec.

Anexos

Banco de Projetos