Banco de Projetos

Festa Junina de Ibiporã: 43 anos de cultura popular

Ano / Edição: 2019
Município: Ibiporã
Função de Governo: Cultura

Administração Indireta:

Secretaria de Cultura e Turismo

Diagnóstico

Ibiporã situa-se no norte do Paraná às margens do rio Tibagi com 53.970 habitantes, 297,742 km², IDHM 0,726 e taxa de escolarização de 96,8%. A cidade destaca-se por sua intensa produção cultural no ballet, teatro, música e artes plásticas, sendo também cidade do artista Henrique de Aragão, que deixou espalhada pela cidade muitas obras escultóricas de grande valor artístico.
Há 43 anos é realizada anualmente em Ibiporã a Festa Junina municipal, a maior do Norte do Paraná, com barracas de comidas típicas, apresentações teatrais e musicais com atrações para toda a família durante 10 dias. Desde 2017, a secretaria de cultura redesenhou a festa tendo como objetivo criar temas relacionados a arte popular, ao resgate de tradições e de vivência cultural dos espectadores e devido a aceitação e adesão crescente do público, seguirá com tal perspectiva.
Cada detalhe da decoração, ambientação e música da festa é minuciosamente pensado e elaborado pelos profissionais da secretaria de cultura com vasta experiência nas áreas do teatro, música, artes plásticas e dança, promovendo uma vivência sinestésica do espectador de imagens , sons e cheiros que o reportam a vida rural e comemoração junina.
Profissionais envolvidos:
Trabalharam em média 124 pessoas diretamente na organização e execução por dia de festa sendo: 20 funcionários da secretaria de cultura, 4 eletricistas, 10 operacionais, 30 profissionais de apoio geral, 3 agentes de trânsito, 30 policiais, 1 motorista de ambulância, 1 enfermeira e 25 atores. Mobilizou em média 10 profissionais por barraca sendo estas: 7 de entidades sem fins lucrativos, 39 de comidas e bebidas e food trucks. Totalizando 46 barracas.
Abrangência do público:
Em 2019 o Arraiá de São João recebeu aproximadamente 60.000 pessoas, em média 10.000 por noite, abrangendo público superior a população da cidade de Ibiporã pois recebe para o evento público de cidades circovizinhas, assim como de outras regiões do ESTADO. Recebemos também muitas visitas de outras regiões do Brasil.
Nas redes sociais o evento obteve visualização de mais de 460.000 pessoas, sendo postado constantemente vídeos e fotos da programação, entre as interações nas redes sociais facebook e instagram a secretaria de Cultura e Turismo recebeu muitos feedbacks positivos reafirmando a aceitação da população.

Descrição

Considerando os três santos homenageados; Santo Antônio, São João e São Pedro, foram programadas as festas de 2018, 2019 e 2020 nas seguintes datas:
2018 – 13 de Junho – Arraiá de Santo Antônio ( tema: Nordeste)
2019 – 20 de Junho – Arraiá de São João ( tema: Viola caipira)
2020 – 29 de Junho – Arraiá de São Pedro (tema: Belezas do Sul)
Arraiá de São Pedro : Belezas do Sul
Comemorando São Pedro e homenageando nosso querido sul, a edição de 2020 tem como tema “Belezas do Sul” trazendo para a ambientação, decoração e atrações da festa fragmentos da cultura do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul como: a Cultura da Erva mate, os pinheirais e o consumo do pinhão, músicas e tradições dos imigrantes, vida rural, viola, cultura do café, a peroba rosa e as construções do norte do Paraná.
Programação:
• Shows típicos com grupo de moda de viola, banda de oktoberfest e música gaúcha.
• Café colonial com torra do café no Museu do Café.
• Apresentação de peça teatral na praça Pio XII e Cine teatro PE. José Zanelli.
• Feira de artesanato rural.
• Barracas típicas.
• Túnel do amor com culinária típica.
• Apresentações de dança.
• Quadrilha em volta da fogueira.
• Festival Música Raiz sertaneja do Norte do Paraná contando com: Oficinas de Viola, concurso, palestras sobre Inezita Barbosa e apresentações de20 grupos de moda de viola. (Aprovado por lei de incentivo a cultura , PROFICE )
• Grandes cenários com tema Belezas do Sul.
• Visitação guiada da Casa de Artes.
• Três paus de Sebo. (Adulto, Infantil e Juvenil)
• Estandarte com representação artística dos três santos juninos.
• Tenda Cultural em homenagem a vida rural e cultura da erva mate.
• Mascote Oficial da festa “O Galo caipira: Galisteu” e lançamento da Mascote “Galistéia” com roupas típicas.

Objetivos

Gerais:

Planejar a edição do Arraiá de São Pedro: Belezas do Sul (2020) em formato de festival, na qual a programação aconteça nos espaços da Praça Pio XII, Cine teatro Pe. José Zanelli, Secretaria de Cultura, Museu do Café e Casa de Artes, incluindo barracas típicas, atrações musicais, teatro, café colonial e espetáculo de dança.

Específicos:

• Levantar dados relativos a edições anteriores da festa junina.
• Sistematizar informações e material de registro das edições da festa.
• Trabalhar estratégias de marketing digital da Festa.
• Aderir ao formato de festival, promovendo ações simultâneas e diversas.
• Expandir locais de abrangência da festa.
• Receber Festival Música Raiz sertaneja do Norte do Paraná. (Aprovado por lei de incentivo a cultura , PROFICE )

Metas a atingir:

A Festa junina possui grande potencial turístico para a cidade de Ibiporã. A Secretaria de Cultura e Turismo tem se dedicado para superar expectativas e realizar a cada ano uma festa que atinja maior público e com mais atrações. A programação tem como meta resgatar e apresentar tradições das festas juninas e da vida no campo, bem como apresentar linguagens artísticas e fatos desconhecidos pelo público.
Em 2020, com expansão da programação para demais espaços culturais da cidade, tem como meta atrair o público dos shows, que se concentravam no período das 21 às 23h, a participar também de outras atividades relacionadas a festa e, atrair público diverso que, a princípio não demonstra interesse em assistir os shows mas pode apresentar interesse em apresentações teatrais , de dança e exposição de artes visuais. Desta forma, busca-se a elaboração de uma festa democrática e acessível a população, que enriqueça seu repertório cultural e abranja tanto a cultura de massa quanto a popular.
Todo o conceito da festa é absorvido pelo público não apenas nos dias de evento, mas também através das redes sociais, nas quais são postadas fotos, vídeos e textos do processo de elaboração de cada uma das etapas, bastidores da organização, buscando assim, uma aproximação com o espectador. A transmissão ao vivo das apresentações é feita pelo facebook possibilitando o acesso ao conteúdo produzido internacionalmente.
Devido a seu aspecto turístico, a expectativa é de que o novo formato do evento, por possuir ampla e completa programação cultural atraia público de outras cidades da região e que, desta forma, venha a fomentar o desenvolvimento de trade turístico como restaurantes, cafés, centros de artesanato, hotéis e pousadas, fortalecendo o evento enquanto produto turístico e incentivando o comércio local.

Cronograma

Físico:

De julho a dezembro de 2019: conceituação da festa, Planejamento, Orçamentos, Montagem da peça de teatro.
De janeiro a junho de 2020: Planejamento, Orçamentos, Contratação de grupos musicais, criação de artes e materiais de divulgação, patrocínios, confecção de decoração, confecção de trajes, encomenda de uniformes, convite para autoridades, Montagem do evento.
De junho a agosto de 2020: Desmontagem do evento, Balanço, Relatório da festa junina, Prestação de contas, Montagem peça de teatro.

Financeiro:

em anexo (pdf festa junina de ibiporã)

Orçamento:

Orçamento previsto para cultura em 2020, valores ainda em processo de análise.
tabela em anexo (pdf festa junina de ibiporã)

Beneficiários Diretos:

• População de Ibiporã e região.
• Funcionários da secretaria de cultura e turismo.
• Artistas envolvidos nas apresentações.

Beneficiários Indiretos:

• Comerciantes locais.
• Artistas de Ibiporã e de outras localidades.
• Turistas.

Resultados:

Os arraiás promovidos pela Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã vem apresentando anualmente resultados excelentes nos quesitos: público, organização, decoração e programação.
Gradativamente, ano a ano, o evento vem conquistando mais pessoas. As visualizações das redes sociais no período de festa, durante o evento de 2019, duplicaram em relação ao mesmo período em 2018, chegando a 460 mil. O público esperado na praça para o Arraiá de São João era de 30 a 40 mil pessoas e foi superado, obtendo 60 mil pessoas.
Nos anos de 2017, 2018 e 2019, não houveram ocorrências policiais ou médicas, demonstrando a aceitação do público, qualidade e segurança, caracterizando como um evento familiar. Tal aspecto se dá devido a organização da festa centrar-se no sentimento de memória, de recordações de antigas festas e do resgate destas tradições a ser passado a novas gerações. Duas cenas instigaram e chamaram atenção dos profissionais que trabalhavam na edição de 2019 e ilustram o clima criado e o sentimento de pertencimento do público e foram: pais levantando crianças nos ombros para assistir a peça de teatro e uma família que, no domingo de encerramento levou cadeiras de praia para sentarem reunidas na praça. Estes gestos representam que o objetivo da festa foi atingido.
Anualmente o evento conta com a apresentação de quadrilha das escolas. Em 2019 foram 7 escolas e CMEIs que apresentaram no palco do evento, com ampla participação das famílias. A coreografia incentiva as crianças a participação, a educação cultural e a sua formação artística.
Em 2018, aconteceram oficinas de arte, destacando-se a de xilogravura (diretamente ligada ao tema nordeste), na qual em média 200 pessoas participaram.
A peça de teatro preparada para cada edição e encenada durante os dias da festa, abrindo e encerrando, mostra grande aceitação do público, qualidade e empenho por parte da equipe que, além de promoverem um espetáculo, qualificam o curso de teatro oferecido pela secretaria de cultura.
Em 2019 foi apresentada a peça "O sonho de João Só” que contava a história de um menino do sitio que tinha o sonho de ir para a cidade ser violeiro. Na peça, o menino vai a Ibiporã fazendo uma menção aos cursos da secretaria de cultura. O protagonista estuda viola e se torna um grande violeiro. A peça foi encenada por 23 atores alunos do curso de teatro avançado e foi dirigida e com figurino por Leander Lincoln Silva, professor da escola de teatro da secretaria de cultura e turismo de Ibiporã. O cenário foi pensado e elaborado pelo grupo que participou de todos os estágios de elaboração da peça. Para retratar o tema com excelência, fizeram pesquisas e laboratórios investigando sobre religiosidade, costumes, cultura e trajes, músicas.
Para trazer o clima festivo do evento, a decoração é o diferencial da Festa Junina Municipal de Ibiporã. Todo ano a praça se modifica e ganha cores e formas distintas. Em 2019 o cenário que remete a vida no campo foi todo produzido pelos funcionários da secretaria de cultura e equipe de apoio durante 3 meses e contou com 24.000 bandeirinhas coloridas, 10 balões decorativos e iluminados grandes, 10 balões pequenos com fitas de cetim, fogueira , 60 balaios decorados, 20 peneiras decoradas com violas e espigas de milho, 6 violas grandes, de 3,34m cada, grandes sanfonas de espuma e girrasois formando portais na praça, 6 prismas decorados com chita, estandarte dos 3 santos, túnel do amor com fitas de cetim e fios de LED e barraca da cultura retratando casa do campo com decoração em palha, pó de serra, telhado de madeira e animais esculpidos em isopor e com apliques em pena. A riqueza de detalhes e cuidados com a ambientação da festa fez sucesso nas publicações do público nas redes sociais.
No segundo semestre de 2019 será elaborado o projeto e as apresentações da edição de 2020 buscando assim ter maior tempo de planejamento de estratégias para superar os resultados obtidos durante o Arraiá de São João.

Anexos

Banco de Projetos