ADE (AVALIAÇÃO DESEMPENHO EDUCACIONAL)
Ano / Edição: 2019
Município: Roncador
Função de Governo: Educação
Diagnóstico
O diagnóstico escolar consiste na utilização de recursos, meios e processos técnicos com o objetivo de localizar e avaliar os problemas e dificuldades dos estudantes, determinando suas causas, para preveni-las e corrigi-las.
Descrição
A Avaliação ADE (Avaliação Desempenho Educacional), foi criada com o objetivo de avaliar a qualidade de ensino das escolas públicas municipais.É uma avaliação voltada para as habilidades em Língua Portuguesa (foco em leitura e escrita) e Matemática (foco na resolução de problemas) avalia estudantes do ensino fundamental do 1º ao 5º ano. É uma avaliação diagnóstica que visa investigar o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática. Aplicada duas vezes ao ano (no 1º semestre e no 2º semestre. A aplicação em períodos distintos possibilita a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura, escrita e matemática.
Objetivos
Gerais:
Objetivo é o que se espera que a turma aprenda em determinadas condições de ensino, em um conjunto de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes que o professor deve ensinar para garantir o desenvolvimento e a socialização do estudante.
Específicos:
a) avaliar o nível de alfabetização dos educandos nos anos iniciais do ensino fundamental;
b) oferecer às redes e aos professores e gestores de ensino um resultado da qualidade da alfabetização, prevenindo o diagnóstico tardio das dificuldades de aprendizagem; e
c) concorrer para a melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.
Esses objetivos possibilitam, entre outras ações:
Estabelecimento de metas pedagógicas para a rede de ensino;
Planejamento de cursos de formação continuada para os professores;
Investimento em medidas que garantam melhor aprendizado;
Desenvolvimento de ações imediatas para a correção de possíveis distorções verificadas;
Melhoria da qualidade e redução da desigualdade de ensino.
O delineamento e a construção dessa avaliação preveem, sobretudo, a utilização dos resultados obtidos nas intervenções pedagógicas e gerenciais com vistas à melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
Metas a atingir:
90%
Cronograma
Físico:
janeiro = 0 maio = 25% setembro = 25%
fevereiro = 0 junho = 0 outubro = 25%
março = 0 julho = 0 novembro = 0
abril = 25% agosto = 0 dezembro = 100%
Financeiro:
janeiro = 0 maio = 3000 setembro = 1500
fevereiro = 0 junho = 0 outubro = 3000
março = 0 julho = 0 novembro = 0
abril = 1500 agosto = 0 dezembro = 0
Orçamento:
pessoal = 6000
Material = 3000
Beneficiários Diretos:
657 - Estudantes educação Básica
Beneficiários Indiretos:
Sociedade
Resultados:
90%