Banco de Projetos

PGP-PR Tecnologia e Inovação

TECNOLOGIA, SEGURANÇA E AMBIENTE ESCOLAR: RELAÇÕES INDISSOCIÁVEIS

Ano / Edição: 2019
Município: Paranavaí
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

Prefeitura Municipal

Diagnóstico

A sociedade de informação, concebida em nossa realidade, nos propõe diariamente uma seleção enorme de entretenimento, consumo, conhecimento, ensino e tantas outras facilidades que cercam nosso dia a dia. Usufruir das muitas oportunidades trazidas pela rápida evolução das tecnologias é fundamental, principalmente se pensarmos na sua utilização no ambiente escolar.
A tecnologia tem se apresentado como grande aliada da educação, sendo vista como ferramenta primordial no ambiente escolar, principalmente se levarmos em consideração o fator da promoção da segurança e a otimização dos processos inseridos no ambiente escolar.
Buscando a tecnologia como aliada à gestão do ambiente escolar, o município de Paranavaí, implantou na Rede Pública de Educação no ano de 2018, informatizando o registro de frequência dos alunos por meio de um equipamento de reconhecimento facial, implantação do diário de classe online, com o intuito de fortalecer a segurança dos alunos, minimizando a evasão escolar, além do controle efetivo de frequência.

Descrição

O projeto visa ofertar um controle mais efetivo no que concerne a segurança no ambiente escolar, a otimização da gestão, além de aprimorar os processos de registro de frequência, e da vida acadêmica dos alunos.
Tendo em vista que o público da Rede Municipal de Educação são crianças na sua maioria de famílias carentes, e realizam o percurso de acesso até a escola sozinha, muitos pais não tinham a segurança que seus filhos haviam adentrado na escola. Com a implantação do projeto de reconhecimento facial, muitos benefícios foram atingidos no que se refere a segurança e permanecia da criança na escola, maior relacionamento entre escola e família, maior eficiência da gestão de sala de aula pelo professor, além de um maior controle da própria gestão da escola como um todo.
Para a implementação do projeto foram disponibilizado entre as 20 escolas que acomodam o ensino fundamental 39 coletores de reconhecimento facial, o que resultou em um investimento de meio milhão de reais, beneficiando aproximadamente 6.200 alunos, e 560 profissionais da educação.

Objetivos

Gerais:

O objetivo geral do projeto de reconhecimento facial, é promover uma educação de qualidade, informatizando processos de gestão educacional antes manuais, intentando a promoção de uma efetiva segurança dos alunos da Rede Pública Municipal.

Específicos:

• Estudar a viabilidade técnica para informatização da gestão escolar, aquisição dos Equipamentos e software para gerenciamento da gestão escolar;
• Capacitar a equipe escolar, professores e alunos, apresentação, disponibilização e utilização do sistema pelos alunos, professores, secretários escolares, pais e demais órgãos integrados a Rede Municipal de Educação;
• Contribuir para otimizar o processo de registro de frequência;
• Assegurar o ingresso e a presença do aluno no ambiente escolar;
• Orientar o preparo de merenda de acordo o número de alunos frequentes;
• Controlar o recebimento de ausências pelo Conselho Tutelar;
• Gerenciar os processos de sala de aula, bem como os processos burocráticos da gestão escolar;
• Promover maior segurança aos alunos e demais atores envolvidos na educação dos alunos;
• Ampliar a oferta da qualidade da educação.

Metas a atingir:

A finalidade do projeto é assegurar e ampliar a qualidade da educação da Rede Municipal, por intermédio da otimização do processos educacionais, pela informatização da gestão educacional com a implementação do sistema de controle facial de frequência, diário de classe online, aspirando assim uma evolução significativa no desenvolvimento dos alunos, na segurança ofertada, na integração entre os atores envolvidos no processo educacional, bem como na evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Município, que atualmente já se encontra com média significativa de 7,4.

Cronograma

Físico:

Inicio do projeto durante ano 2018 :
Fevereiro/2018 – Instalação dos equipamentos;
Março/2018 á junho/2018 – Treinamento sobre o funcionamento do sistema e cadastramento dos alunos no sistema e no coletor facial;
Agosto/2018 – Habilitação da funcionalidade de envio de SMS aos responsáveis pelo aluno, quando o mesmo estiver ausente da escola; Envio à merendeira do quantitativo de alunos que registram frequência no equipamento de reconhecimento facial;
Novembro/2018 – Cadastro de pretensão de vagas para os Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação (fase de 0 a 4 anos – creche);

2019:
Fevereiro/2019 – Cadastro no sistema dos professores e respectivas disciplinas para implantação do diário de classe online;
Agosto/2019 – Cadastro dos membros do Conselho Tutelar, para o gerenciamento do controle de frequência dos alunos da Rede Municipal.

Financeiro:

• Controlador inteligente para identificação e reconhecimento facial com capacidade e armazenamento e processamento de no mínimo 800 faces - incluso software de gerenciamento dos coletores faciais.

39 unidades á R$ 7.700,00 (preço unitário), totallizando R$ 300.300,00

• Licença de uso por aluno de software web de gerenciamento da frequência facial de alunos e de gestão educacional.

R$ 90.706,00

• Instalação de equipamento de reconhecimento facial.

R$ 34.710,00

• Suporte técnico, manutenção preventiva, manutenção corretiva e treinamento presencial; atualizações; customizações; integraçoes; hospedagem; e envio automático e ilimitado de e-mail, push e sms.

R$ 88.920,00


Total do Projeto: R$ 514.636,00 (quinhentos e quatorze mil seiscentos e trinta e seis reais)

Orçamento:

Total do Projeto: R$ 514.636,00 (quinhentos e quatorze mil seiscentos e trinta e seis reais)

Beneficiários Diretos:

Alunos matriculados na Rede Municipal de Educação, quantificando 6.200 alunos do Ensino Fundamental anos iniciais, distribuídos em 20 escolas da Rede Municipal

Beneficiários Indiretos:

Família dos alunos matriculados na Rede Municipal de Educação, professores e demais servidores que compõem a comunidade escolar e demais comunidade que se encontra em todo o seu entorno.

Resultados:

Os resultados com a implantação do projeto pode ser percebido com a otimização do horário de acesso dos alunos na sala de aula, melhor gestão de tempo pelo professor em sala de aula, promovendo maior interação e dedicação aos alunos, controle mais efetivo dos registros da vida acadêmica dos alunos, acesso dos pais ou responsáveis a vida acadêmica dos filhos, maior credibilidade com a segurança dos filhos na escola, maior qualidade de vida dos alunos e professores no ambiente escolar, melhor gerenciamento da preparação da merenda escolar, maior eficácia no relacionamento entre Escola e Conselho Tutelar, possibilitando menor evasão escolar, contribuindo assim para ampliação da qualidade no ensino.

Anexos

Documentos Anexados:

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