UTILIZAÇÃO DE SISTEMA DE LEITOS CULTIVADOS NO TRATAMENTO DO EFLUENTE ORIUNDO DE DUAS UNIDADES EDUCACIONAIS EM IRETAMA – PR
Ano / Edição: 2019
Município: Iretama
Função de Governo: Saneamento
Administração Indireta:
Escola Municipal Santa Rosa e Centro de Educação Infantil Doce Magia
Diagnóstico
Os investimentos em saneamento básico na história do Brasil aconteceram de forma muito pontual, porém na atualidade esse problema vem a ter uma maior notoriedade, onde a necessidade de água com qualidade torna-se o tema central de algumas de discussões, por parte do governo, população e comunidade científica. Devido ao seu ciclo, a água pode ser vista como um recurso inesgotável, porém deve-se observar que esse está condicionado a sua qualidade e a possibilidade de uso, assim o processo de depuração é extremamente importante, e o tratamento do esgoto é capaz de acelerar o processo de limpeza da água.
O estado do Paraná possui 399 municípios, em 2008 apenas 168 contavam com serviço de esgotamento sanitário, e no censo de 2010 foram contabilizados 173 municípios com esse serviço. Iretama encontra-se entre os municípios em que não há coleta e tratamento de esgoto, apenas alguns casos isolados em comunidades rurais.
A realidade das comunidades em zonas rurais demonstra uma grande defasagem nos serviços prestados, unidades de tratamento de esgoto em áreas rurais são quase inexistentes, porém são extremamente importantes, a ausência dessas pode deixar as pessoas mais suscetíveis a doenças relacionadas a águas contaminadas.
Sabe-se dos problemas que a falta de esgotamento sanitário causa, portanto busca-se alternativas para serem aplicadas na realidade de Iretama, em específico do distrito de Águas de Jurema. Espelhando-se nos demais sistemas que já foram aplicados no município e possuem sua efetividade atestada em diversos estudos. O presente projeto tem como objetivo a instalação de duas estações de tratamento de esgoto em dois centros educacionais no distrito citado, adotou-se o método de leitos cultivados, os adequando à realidade local.
Descrição
Localização da Área
A construção do sistema de leitos cultivados se dará em duas escolas no distrito de Águas de Jurema, Iretama/ PR. O município está localizado na Mesorregião Centro-Ocidental, na bacia hidrográfica do Rio Ivaí. O distrito de Águas de Jurema está ao norte da sede do município, na coordenada 24º17’27” S e 52º04’47” O. Conforme o Mapa de Solos do Paraná, o distrito está localizado em uma área de associação de Latossolo Vermelho Eutrofico e Nitossolo Vermelho eutrófico típico em uma região de declividade acentuada, de 10% à 45% de declividade.
Sistema de Leitos Cultivados
Estes são sistemas que utilizam de condições encontradas no meio ambiente para tratar águas residuárias, ou seja, projeta-se este sistema para utilizar-se da capacidade de conversão de matéria orgânica e nutrientes, que ocorre em ambientes de alagados naturais, para remoção de poluentes presente nas águas.
Esse sistema é composto por uma bacia de filtração, que em seu interior é preenchida por um material de suporte (por exemplo: pedra brita), nesse pode-se plantar espécies típicas dos alagados naturais, e deve conter fundos e laterais impermeabilizadas com algum polímero (PEAD ou lona preta), pode ser utilizado para tratamento secundário, sendo precedido por uma fossa séptica ou outro método de tratamento primário.
Optou-se por adotar um sistema de escoamento horizontal subsuperficial, pois esse possui maior eficiência na redução da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO). Nesse sistema o escoamento ocorre de forma longitudinal e o líquido fica abaixo do nível superior do material filtrante.
Por fim, projetou-se ambos os sistemas com uma fossa séptica, utilizando a estrutura já existente, seguido de um sistema de leito cultivado de escoamento horizontal subsuperficial, destinando o efluente tratado para um sumidouro.
Dimensionamento dos sistemas de leitos cultivados
Utilizou-se no dimensionamento de cada unidade de tratamento as informações referentes a cada escola. As equações aplicadas ao sistema são apresentadas no “Manual de sistema de wetlands construídas para o tratamento de esgoto sanitários”. Para determinar a Demanda Bioquímica realizou-se a coleta de água residuárias de ambos os locais, destinou-se estas amostras para análise no Laboratório de Análises ambientais AcquaSollus, em Campo Mourão – PR.
O consumo diário de água por individuo de 50 L, obteve-se esse na NBR 7729/1993. Para o coeficiente de decaimento da atividade microbiana adotou-se a temperatura média do mês mais frio, 13ºC. A Escola e o centro de educação infantil podem atender 250 e 150 pessoas, respectivamente. Para ambas estações de tratamento de água residuária adotou-se como parâmetro técnico um coeficiente de decaimento de 0,7, a porosidade de 0,5 e uma profundidade de 0,7 m.
Plantas
Pretende-se coletar plantas presentes nas áreas húmidas próximas ao distrito, pois estas deverão estar mais adaptadas ao clima local, assim reduzirá a possibilidade de problemas associados à má adaptação das plantas aos sistemas e irá reduzir o custo com a aquisição de plantas.
Objetivos
Gerais:
Partindo da necessidade de reduzir os custos associados com o esgotamento sanitário das unidades educacionais e construir um sistema de referência para os munícipes, o presente projeto objetiva-se em construir duas unidades de tratamento de esgoto sanitário utilizando o sistema de leitos cultivados em dois centros educacionais (Escola Municipal Santa Rosa e Centro de Educação Infantil Doce Magia) do distrito de Águas de Jurema, Iretama - PR.
Específicos:
1. Propiciar a redução do impacto ambiental causado pela água residuária oriunda das unidades educacionais;
2. Favorecer o desenvolvimento da consciência ambiental dos alunos, professores e comunidade escolar;
3. Criar modelos de sistema de tratamento de esgoto unitário de baixo custo, para que estes possam servir como exemplo para os munícipes;
4. Reduzir os gastos associado às fossas sépticas de ambas as unidades educacionais;
5. Dimensionar e orçar o sistema de leitos cultivados para ambas escolas;
6. Acompanhar as qualidades físico-químicas da água residuária após tratada.
Metas a atingir:
A principal meta a ser atingida é a redução dos gastos associados com o atual método de esgotamento sanitário, coleta com caminhão, o gera um custo aproximado anual de cinquenta mil reais. Outra meta a ser atingida é a redução do impacto ambiental oriundo das águas residuárias de ambas unidades educacionais.
Cronograma
Físico:
Maio: Visita ao local para conhecimento;
Junho: Explanação da problemática à comunidade;
Julho: Coleta e destinação para análise das amostras de águas residuárias e dimensionamento das bacias de tratamento;
Agosto: Início das obras: Escavação e nivelamento do solo; instalação de tubulações, impermeabilização das bacias, preenchimento da bacia com o material suporte e a coleta e o plantio das plantas aquáticas.
Setembro: Final das obras e Análise de DBO para acompanhamento.
Financeiro:
Julho: Gasto de R$194,00 para análise de DBO das águas residuárias;
Agosto e setembro: Gastos associados às obras.
Orçamento:
Estima-se que as duas obras venham a custar um total de 10 mil reais, considerando o fato de a obra ser realizada por colaboradores da prefeitura, portanto os valores orçados estão associados apenas à aquisição de materiais para construção das unidades.
Beneficiários Diretos:
Após o término das atividades associadas a este projeto espera-se que haja uma redução dos custos associados ao esgotamento sanitário, podendo assim destinar melhor os recursos da Secretaria de Educação. Logo todo a comunidade escolar, de ambas as escolas, será beneficiada, como também a administração pública.
Beneficiários Indiretos:
Todos a comunidade, pois haverá a redução de um gasto que será direcionado para outras necessidades da Secretaria de Educação, e por servir como um exemplo a ser utilizado pelos munícipes, visando uma solução pontual para a falta de tratamento de águas residuárias.
Resultados:
Considerando valores teóricos de DBO de 350 mg/L, uma eficiência de remoção de 85%, obteve-se resultados associados ao dimensionamento das unidades de tratamento. Para atender as necessidades obteve-se que a unidade da escola deve ter 14 m por 7 m, e a unidade do centro de educação infantil deve ter 11 m por 5 m, considerando os demais aspectos de construção utilizados na obtenção destas dimensões. Esses valores poderão sofrer alteração conforme o resultado obtido na análise de DBO.
Espera-se que haja a redução da concentração de poluente presentes nas águas residuárias das unidades educacionais e redução dos gastos associados ao esgotamento destas, assim transferindo este dinheiro para realizar melhorias no espaço das unidades educacionais. Como também, a criação de um espaço para discussão e conhecimento de práticas ambientais, preferivelmente com a toda a comunidade.