CIÊNCIA, CONSCIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE: Prática de educação ambiental em uma escola municipal de Iretama – PR
Ano / Edição: 2019
Município: Iretama
Função de Governo: Educação
Administração Indireta:
Escola Municipal Maria de Lurdes Melo
Diagnóstico
DISGNÓSTICO
Com base em documentos emitidos pelo Governo Federal (PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais - vol. 9, 1997) A questão ambiental está sendo considerada como cada vez mais urgente e importante para a sociedade, uma vez que o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis.
O amparo legal para implantação da Política Nacional de Educação Ambiental foi instituída pela Lei nº 9.795/99 regulamentada em 2002, o que tem contribuído significativamente para acelerar o processo de institucionalização da Educação Ambiental no país, cujo marco inicial, pelo menos para o ensino formal, foi a Lei nº 6.938/81, a qual, ao instituir a Política Nacional de Meio Ambiente, determinou a inclusão da Educação Ambiental em todos os níveis de ensino.
Atualmente a interação da sociedade com ambiente vem ocorrendo de modo muito conflituoso, principalmente quando se relaciona com os aspectos econômicos, que de modo indiscriminado vem se sobrepondo a qualidade de vida de todos os cidadãos.
Na atual conjuntura se faz necessário refletir, analisar e propor novos modelos de interação e a escola surge como um espaço para tal atividade. A realizar um trabalho conjunto entre equipe pedagógica e professores para que possam desenvolver nos educandos a capacidade e a sensibilidade para identificar e principalmente compreender que os problemas ambientais estão relacionados com as decisões tomadas no dia-a-dia.
A escola deve ser considerada como um espaço de descoberta e análise de nova possibilidade de viver bem, sem prejudicar o meio ambiente. Neste sentido, compete ao professor propor atividades específicas para estimular o educando a perceber a complexidade do mundo em que vive e tentar identificar as ideologias no discurso presente em vários espaços sociais que ele está inserido, que defendem a exploração do meio ambiente.
Hoje se faz necessário que a escola se organize democraticamente, para que possa vir a desempenhar um papel transformador, tendo em vista atender os anseios das camadas menos favorecidas. Neste sentido, a Educação Ambiental em âmbito escolar se torna um meio indispensável para se conseguir criar e aplicar formas sustentáveis de interação sociedade/natureza, bem como, propor soluções para os problemas ambientais encontrados principalmente no espaço em que o educando está inserido.
A educação escolar sozinha não é capaz para mudar os rumos do planeta, mas se torna a condição necessária para isso, por meio de um trabalho prático, com ampla discussão com a comunidade escolar acerca dos problemas ambientais que aflige a todos, bem como, a proposição de soluções para os mesmos, a forma consciente de explorar o meio ambiente.
Muitos educadores ainda têm a percepção que a Educação Ambiental, reduziu-se a
“Processos de sensibilização ou percepção ambiental, geralmente orientados pela inserção de conteúdos da área biológica, ou a atividades pontuais no Dia do Meio Ambiente, do Índio, da Árvore, ou visitas a parques ou reservas. Não queremos negar a importância dessas atividades, apenas assinalar que elas são necessárias, mas não suficientes, para desenvolver conhecimentos e valores, tais como eles são postulados nos PCN de Meio Ambiente e de Ética”. (Panorama da Educação Ambiental no Ensino Fundamental, p.18. 2000).
A partir disto, busca-se inserir de forma transversal a temática ambiental dentro da Escola Municipal Professora Maria de Lurdes Melo, Iretama – PR.
Descrição
Realizou-se as atividades na Escola Municipal Professora Maria de Lurdes Melo, localizada no município de Iretama, e que atende alunos de 4 e 5 anos da educação infantil (83 alunos), séries iniciais do ensino fundamental (334 alunos) e educação de jovens e adultos (17 alunos), no ano de 2019 atende 434 alunos com idade variando de 4 a 86 anos.
Mostra de Ciências
A primeira atividade realizada como conjunto das atividades proposta para o projeto de educação ambiental foi a Mostra de Ciências. Atividades relacionadas à educação ambiental foram desenvolvidas a partir da disciplina de ciências e permearam as demais atividades. As atividades foram divididas por faixa etária:
• Educação Infantil e 1º ano: Reciclagem e produção de brinquedos com materiais recicláveis;
• 2º Ano: Plantas alimentícias (convencionais e não convencionais), plantas medicinais e relação do homem com as plantas;
• 3º Ano: Fontes de energias renováveis e história do município;
• 4º Ano: Mata Ciliar e Recuperação de nascentes, e Tipos de poluição;
• 5º Ano: Água e esgoto, formas de uso e tratamento, e Sítio sustentável.
Partindo destas temáticas os professores desenvolveram atividades práticas e teóricas para explanar o tema e criar produtos para apresentar na Mostra de Ciências. Essa mostra consistiu num dia de escola aberta para comunidade com o intuito de apresentar os resultados das atividades produzidas a partir das temáticas.
Horta Escolar
Utilizou-se as plantas trazidas pelos alunos das turmas de 2º ano para construção da primeira horta escolar. Para isso utilizou-se uma parte do terreno da escola, neste local realizou-se a delimitação da área com pneus e as mudas trazidas pelos alunos.
Diagnóstico socioambiental da comunidade escolar
Planeja-se aplicar um questionário sobre aspectos socioambientais, com objetivo de obter conhecimento sobre esses aspectos de toda a comunidade escolar. Esse será utilizado para quantificar alguns problemas ambientais da comunidade, auxiliar na próxima etapa e criar um material para ser trabalhado em sala sobre a realidade ambiental local.
Mapeamento colaborativo
Após a primeira explanação realizada para a Mostra de Ciências e com as informações oriunda do diagnóstico, pretende-se realizar o mapeamento de forma colaborativa dos problemas ambientais do município de Iretama. Esse se utiliza de um mapa do município e do conhecimento das crianças do espaço geográfico de Iretama e dos problemas ambientas para localizá-los. Após da identificação destes problemas pretende-se buscar soluções para estes junto com os alunos do o 3º ao 5º ano e os que estejam na Educação de Jovens e Adultos.
Rua do Recreio
Dando continuidade as atividades iniciadas para a Mostra pedagógica, programa-se a realização de uma atividade externa de recreação com todos os alunos. A rua do Recreio será um espaço de atividades lúdicas com enfoque em brincadeiras antigas e confeccionadas (exemplo: bugalha e jogo de bets) e as que podem ser feitas com materiais recicláveis (exemplo: boliche e bilboquê).
Recuperação de nascentes
Como parte do trabalho iniciado sobre a importância das matas ciliares pretende-se ir a campo com os alunos de 4º e 5º para que estes possam acompanhar e auxiliar o processo de preservação de uma nascente na área rural do município. A técnica utilizada para esse processo será a proteção com solo-cimento, que utiliza rochas de origem basáltica, solo do local e cimento. Neste mesmo local planeja-se o plantio de mudas de árvores nativas para auxiliar no processo de recuperação da margem da nascente.
Atividade de Conscientização ambiental
Em conjunto com a Secretaria de Agricultura municipal e EMATER planeja-se realizar uma atividade de conscientização ambiental com os alunos no centro de produção municipal, essa atividade será direcionada para apresentar métodos de produção de alimentos, a importância das matas ciliares e dos polinizadores.
Outra atividade planejada, para os alunos de 4º e 5º ano é a visita à uma propriedade rural, em um distrito de Iretama, com práticas sustentáveis, para que esses vejam a realidade do funcionamento da temática abordada na Mostra de Ciências.
Mostra Pedagógica
Esta última atividade consiste na apresentação à comunidade das atividades realizadas durante o ano, entre essas as atividades relacionadas ao projeto de Educação Ambiental.
Objetivos
Gerais:
Este projeEste projeto visa utilizar a temática ambiental em práticas educacionais, propiciando aos alunos da Escola Municipal Professora Maria de Lurdes Melo (Iretama – PR) momentos de reflexão, discussão e interação com o meio ambiente e atividades que interferem na nossa relação com esse, podendo tornar a relação homem-natureza destes alunos mais harmônica e sustentável. to visa utilizar a temática ambiental em práticas educacionais, propiciando aos alunos da Escola Municipal Professora Maria de Lurdes Melo (Iretama – PR) momentos de reflexão, discussão e interação com o meio ambiente e atividades que interferem na nossa relação com esse, podendo tornar a relação homem-natureza destes alunos mais harmônica e sustentável.
Específicos:
• Conscientizar quanto a importância do meio ambiente e sua preservação para manter o equilíbrio natural do planeta;
• Ressaltar através das atividades a importância da prática e do exercício diário e constante de atitudes ecologicamente positivas;
• Apresentar diferentes formas de interação que se dão entre a sociedade e a natureza e quais os possíveis resultados dessas;
• Incentivar o uso consciente da água, apresentar práticas de tratamento e reaproveitamento dessa, e reciclagem de materiais (como garrafas plásticas e papel), deixando explícitas as vantagens de o fazê-lo.
• Identificar quais são as principais causas para os desequilíbrios e problemas ambientais da atualidade;
• Exercitar a capacidade de abstração na busca por soluções para os problemas identificados;
• Propiciar a discussão sobre o ambiente em que vivemos e como podemos fazer para melhorá-lo;
• Desenvolver raciocínio lógico, coordenação motora, capacidade de interpretação e análise, senso de responsabilidade, percepção visual, tátil e auditiva.
• Sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente, identificando as situações que causam danos à ecologia como: poluição, desmatamento, queimadas, extinção de animais e outros, a nível municipal.
• Conscientizar o cuidado e preservação do meio em que vivemos como um todo e em todos os aspectos;
• Enfatizar a problemática dos resíduos sólidos, e a reciclagem como sua solução;
• Conscientizar os pais e alunos sobre a importância da coleta seletiva do lixo, do reaproveitamento dos materiais recicláveis e do tempo de decomposição desses;
• Obter o conhecimento de questões socioambientais dentro da comunidade de Iretama;
• Propiciar momentos de contato com práticas ambientalmente corretas.
Metas a atingir:
1. Tornar a Educação ambiental mais presente no planejamento das atividades desenvolvidas na escola;
2. Reduzir o desperdício e o descarte inadequado dentro do ambiente escolar;
3. Inserir a Educação ambiental dentro do planejamento anual da escola;
4. Criar um modelo de trabalho de referência a nível municipal;
5. Aumentar o nível de consciência dos alunos quanto a importância do meio ambiente;
6. Criar materiais pedagógicos utilizando a realidade da comunidade escolar.
Cronograma
Físico:
Mostra Ciências (maio e junho)
Horta Escolar (julho)
Diagnóstico socioambiental da comunidade escolar (agosto)
Mapeamento colaborativo (agosto e setembro)
Rua do Recreio (agosto)
Recuperação de nascentes (agosto, setembro e outubro)
Atividades de Conscientização ambiental (agosto e setembro)
Mostra pedagógica (outubro).
Financeiro:
Maio e junho: não houve gastos exclusivos para a produção dos materiais para Mostra de Ciências, as atividades estavam relacionadas com as atividades em sala de aula.
Julho: Construção da horta – sem custos;
Agosto: Impressão do mapa e dos questionários – R$30,00;
Brinquedos reciclados – sem custo;
Recuperação da nascente – R$50,00;
Aquisição de mudas – fornecidas pelo Instituto Ambiental do Paraná;
Transporte dos alunos – fornecido pela administração pública municipal ;
Setembro: Atividades externas, Transporte e alimentação dos alunos– fornecido pela administração pública municipal;
Materiais cedidos pela escola e Secretaria Municipal de Educação: tinta guache, papel bobina, lápis de cor, cola, tesoura, impressão colorida.
Outubro: Sem gastos.
Orçamento:
Estima-se que para o desenvolvimento destas atividades a escola irá despender de R$100,00 com aquisição de materiais para realização das atividades. Para muitas das atividades a fonte de recurso será originada de outras fontes.
Beneficiários Diretos:
Todos os alunos, direção, equipe pedagógica, professores e funcionários. Pois estes estão envolvidos com os trabalhos e são responsáveis pelos resultados alcançados.
Beneficiários Indiretos:
Devido a capacidade dos alunos de transmissão do conhecimento obtido, pode-se esperar que todos aqueles que tenham contato com algum desses pode ser um benificiário deste projeto, pois estes também serão influenciados pelo conhecimento adquirido das novas práticas.
Resultados:
As atividades tiveram início com a apresentação dos temas aos alunos, abordando o significa de cada um desses e qual a importância deste conhecimento (Figura 1). Com os alunos da Educação de Jovens e Adultos definiu-se o tema a partir do interesse dos alunos, onde estes optaram em trabalhar a temática de reciclagem e produção de materiais com produtos reciclados, pois já realizam esse tipo de atividade.
Obteve-se os primeiros resultados na Mostra de Ciência, esta foi realizada no dia 06 de junho de 2019, contou com a presença de diversas pessoas da comunidade escolar (Figura 2). Neste momento, todos os alunos apresentaram as atividades realizadas conforme as temáticas definidas (Figura 3). Os temas foram organizados em salas que ficaram aberta para visitação pública.
Outra atividade já concluída é a horta da escola, esta foi desenvolvida com os alunos das turmas de 2º ano (Figura 4).
A partir deste momento espera-se a conclusão das demais atividade dentro dos prazos definidos.
Publicações para divulgação:
Iretama em foco:
https://www.facebook.com/watch/?v=408064253383467
Iretama Paço Municipal:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=609749599529157&set=pcb.609751099529007&type=3&__tn__=HH-R&eid=ARDSWEPKyGUGR8mKrjbeT6y_t8MKCSLdQJiENXfdoJ_gLajsXjrWq40VDjhVGMrkc0rBTEgqL6UmVosb
Tribuna do Interior:
https://www.tribunadointerior.com.br/noticia/iretama-realiza-varias-acoes-na-semana-do-meio-ambiente