Banco de Projetos

RESTAURANTE POPULAR - COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR

Ano / Edição: 2019
Município: Mato Rico
Função de Governo: Comércio e Serviços

Diagnóstico

O jovem rural a décadas tem perdido sua identidade ao se ausentar de suas origens através do êxodo rural. Sua evasão torna seus costumes e cultura totalmente prejudicada vivendo em meios urbanos longe de suas raízes.

Descrição

Com a criação do restaurante popular, o desafio será a divulgação principalmente para as famílias carentes para que sejam frequentadoras do mesmo, uma vez que o público alvo forte são pessoas em estado de vulnerabilidade.

Objetivos

Gerais:

Seu principal objetivo é desenvolver setores estagnados da população matoriquense fornecendo alimentos prontos e de alto valor nutricional. Ser também um espaço de convivência, estímulo a práticas de vida saudável e educação alimentar e nutricional. Além de refeições servidas, realização de cursos, oficinas e palestras para o público participante e para a comunidade, sobre, alimentação saudável, higiene, armazenamento, conservação, aproveitamento integral dos alimentos e orçamento familiar. Receber parte da produção de hortifrutigranjeiros produzidos por agricultores da região gerando assim renda para as famílias e qualidade de vida para os envolvidos permitindo sua permanência no meio rural.

Específicos:

Reduzir drasticamente problemas de desnutrição que atinge parte de nossa população que são usuários de programas sociais como Família Paranaense, Bolsa Família, Aluguel Social e outros

Metas a atingir:

Combater a desnutrição e oferecer comida de qualidade à população carente como também a todos que se enquadrarem nos quesitos do restaurante. Embora aberto ao público em geral, a cozinha comunitária dará atenção especial aos servidores públicos, famílias de baixa renda, estudantes, aposentados, coletores de material reciclado, vendedores ambulantes, alunos da rede municipal de ensino e projetos sociais. Promover o fortalecimento da cidadania por meio de oferta de refeições saudáveis em ambiente limpo, confortável e aconchegante favorecendo a dignidade e a convivência entre os usuários.

Cronograma

Físico:

04 filhas de agricultores na administração
02 cozinheiras

Financeiro:

Total gasto do empreendimento: R$226.252,88

Orçamento:

RECURSOS PROPRIOS E PARCERIA COM A COAMAR

Beneficiários Diretos:

1.200

Beneficiários Indiretos:

2.000

Resultados:

Comida de qualidade, frequência assídua da população e convivência harmoniosa entre as pessoas durante o funcionamento.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos