Banco de Projetos

Prefeito Mário Augusto Pereira X Ribeirão - Clarenses: Uma Parceria de Cooperativismo Conectando Saberes.

Ano / Edição: 2019
Município: Ribeirão Claro
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

Atualmente há 1238 alunos matriculados e frequentando as escolas. Desde ao berçário, Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos. O município de Ribeirão Claro consta com nove escolas municipais:
• CMEI Professora Venina Batista Ribeiro da Silva;
• CMEI Maria Baggio;
• CMEI Ursinho Pimpão;
• Escola Municipal Correia Defreitas EIEF;
• Escola Municipal José Gavioli EIEF;
• Escola Municipal Professora Jovira Conti Néia EIEF;
• Escola Municipal Zuleika David Chammas Cassar EF;
• Escola Municipal do Campo Professora Ana Pinheiro EIEF;
• Escola Municipal do Campo João Teodoro da Silva EIEF.

Sabemos que o papel da escola vai bem além das avaliações e atribuições (como formar cidadãos, por exemplo). Só que não podemos esquecer que a educação tem como função principal facilitar o mundo do conhecimento.
O município e as escolas desenvolvem vários projetos de leitura. Através dos registros escritos descobrimos e aprendemos culturas, histórias e hábitos diferentes, compreendemos a realidade, o sentido real das ideias, vivências, sonhos, etc.
A leitura é uma das mais importantes tarefas que a escola tem que ensinar. Através da leitura desenvolve a imaginação, embrenhando no mundo da imaginação, desenvolvendo a escuta lenta, enriquecendo o vocabulário, envolvendo linguagens diferenciadas, etc.

No município de Ribeirão, o Prefeito Mário Augusto Pereira investe na Educação em vários aspectos:
• Uniformes para todos os alunos matriculados na rede municipal: Camiseta, Jaqueta, Calça, bermuda, meia e tênis;
• Alimentação de qualidade, priorizando produtos naturais e orgânicos com variedade de verduras, legumes, frutas e sucos naturais. A alimentação escolar é supervisionada por nutricionista e preparada por merendeiras que anualmente participam de capacitações. Também é ofertado um lanche de entrada além do recreio. Todos os alimentos utilizados são de excelente qualidade, selecionados através de amostras garantindo assim, ótimas preparações para o cardápio de nossas crianças;
• Sistema Apostilado – Sistema de Ensino SIM- FTD: Educação Infantil e Ensino Fundamental;
• Anualmente acontece a Feira do Livro.
• Anualmente, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura oferta, no mínimo, 40 horas de Formação Continuada aos professores.

No início do ano letivo as escolas fazem reunião com pais e/ou responsáveis para apresentar o trabalho que será desenvolvido com os alunos no decorrer do ano. Explicam a importância da participação da família na vida de seus filhos e comentam sobre os Simulados e Avaliações que serão realizadas.
Os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental participam de Simulados que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura elabora. Além desses simulados, os professores elaboram simulados continuamente para seus alunos.
Todos os Simulados, são aplicados pelas supervisoras das escolas e pela Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental. É organizado um rodízio pela SMEC. Esse rodízio é importantíssimo, pois o aluno já é preparado, desde a Educação Infantil, a participar de atividades que não sejam aplicadas pelo professor da sala. Quando o aplicador entra, o aluno conhece outra pessoa, preparando-o assim a trabalhar suas emoções, o tempo estimulado de cada simulado, amenizando a timidez, o nervosismo.
Os aplicadores corrigem os gabaritos e o resultado do mesmo é repassado para a SMEC. As coordenadoras reúnem com a Secretária Municipal de Educação e Cultura, direção, supervisora e com os professores de cada sala e apresentam os resultados. É o momento de reflexão, pois são apresentadas as habilidades e competências de cada aluno e, juntos conversam, estudam, pesquisam o que tem que ser melhorado.

Descrição

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Ribeirão Claro-Pr, ao assumir o compromisso de assegurar a todos/as os/as estudantes o direito à educação pública com excelência, vem desenvolvendo um conjunto de ações com vistas à melhoria da qualidade do ensino na rede pública, de forma a garantir o acesso, a permanência na escola. Entre as ações desenvolvidas é possível destacar investimentos: na formação, qualificação e valorização dos profissionais de educação, com a oferta de cursos de especialização e atualização, formação continuada nas diversas áreas do conhecimento; na revisão e reorganização do currículo escolar e nos processos avaliativos de aprendizagem; na melhoria da rede escolar em termos de infra-estrutura e da gestão; na garantia de materiais didáticos para apoio aos estudantes e docentes. Nessa direção, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura compreende que são diferentes fatores que interferem e influenciam nos processos de ensino e de aprendizagens dos/as estudantes e, portanto, devem ser tratados em conjunto na implementação das políticas educacionais. Com esses esforços esperamos melhorar os resultados da Educação Básica no município de Ribeirão Claro – Pr. Elevar o aproveitamento dos estudantes e os índices educacionais.

Objetivos

Gerais:

Melhorar ainda mais a qualidade da Educação em Ribeirão Claro – Pr, para os/as estudantes da Rede Municipal, através de novas oportunidades de aprendizagens e consolidação dos conhecimentos, em todas as disciplinas.

Específicos:

• Motivar os alunos a querer aprender para, a partir daí, ensinar com qualidade e receber resultados positivos;
• Privilegiar o conhecimento mais profundo e aplicado do conhecimento no dia a dia dos estudantes, de modo que aquilo que o aluno aprende em sala passe a fazer parte de sua vida, mesmo fora da escola;
• Tornar as aulas mais dinâmicas e práticas, aliando o conteúdo das disciplinas;
• Relacionar aquilo que está nos livros às situações comuns do cotidiano dos estudantes;
• Sensibilizar os alunos a perceber a utilidade dos estudos e a aplicação dos conceitos na prática.

Metas a atingir:

No ano 2017 a meta do Ideb do município era 6.0, atingimos em 2017 7.0

Para esse ano, 2019 nossa meta é 8.0

Cronograma

Físico:

Esse projeto teve início do Ano letivo de 2017. Esse projeto não tem fim, vamos aperfeiçoando na medida dos resultados apresentados. Equipe Gestora, corpo docente, corpo discente, pais, comunidade e funcionários da Educação também participam, dialogando, apresentando ideias sempre focado em cada aluno.

Financeiro:

O custo que temos, que não consideramos custo e sim investimento é de papel sulfite, computador, impressora , tinta para computador e outros, para que os Simulados elaborados pela Secretaria Municipal de Educação chegue até aos alunos de forma clara, organizado.

Orçamento:

É difícil falar em orçamento, pois quando vem o material para a Secretaria Municipal de Educação, não vem o orçamento específico para os materiais dos simulados. Todo o processo de compra é feito de maneira global.

Beneficiários Diretos:

1238 alunos da Rede Municipal.

Beneficiários Indiretos:

População estimada [2018] 10.693 pessoas
População no último censo [2010] 10.678 pessoas

Resultados:

Estamos obtendo resultados ótimos. Simulados média 7,8

Anexos

Banco de Projetos