Rota do Conhecimento - Uma ação transformadora
Ano / Edição: 2019
Município: Carambeí
Função de Governo: Educação
Administração Indireta:
Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Diagnóstico
O referente projeto é "piloto", pois teve início este ano de 2019 , abrangendo os dois quintos anos da Escola Municipal Professora Tonia Joanna Harms situada no município de Carambeí e os dois quintos anos da Escola Municipal Jahyr Lopes, do município de Castro formalizando um intercambio entre as duas instituições de ensino onde os dois municípios compartilham de um mesmo contexto histórico. No projeto piloto serão contemplados inicialmente 98 alunos, 56 de Carambeí e 42 de Castro tendo o intuito de expandir para todas as turmas dos 5º anos da rede municipal de ensino sequencialmente com total de alunos.
Descrição
A construção e o desenvolvimento da “Rota do Conhecimento” será pautada na BNCC - BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR e REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ no ensino do Componente Curricular de História, tendo como público alvo os alunos das turmas de quintos anos da Escola Municipal Professora Tônia Joanna Harms( Carambeí) e da Escola Municipal Jahyr Lopes( Castro) .
Qual é o contexto em que Castro e Carambeí se entrelaçam e compartilham da mesma história? Por que realizar o intercâmbio entre as escolas?
"Identidade não é apenas um construto político - ela é cultural. E toda cultura tem história. Castro e Carambeí não compartilharam apenas um limite municipal no passado, a história por trás do povoamento dos Campos Gerais perpassa por estes territórios. Desde a presença indígena de caçadores e coletores há 10.000 anos, passando pelos indígenas agricultores e ceramistas que se estabeleceram na região há 4.000 anos (ancestrais de atuais guaranis e kaigangs), pelos portugueses no contexto colonial do Brasil, pelos africanos que vieram como escravos para trabalhar nas fazendas luso brasileiras, pelos lusos brasileiros tropeiros responsáveis pelo abastecimento e crescimento das comunidades locais, passando pelos imigrantes europeus que vieram no final do séc. XIX e início do séc. XX até aos brasileiros que migraram entre as regiões devido ao crescimento econômico desencadeado pelo cooperativismo em Carambeí, a formação populacional da região é pautada não apenas em diversidade étnica, mas também em diversidade cultural e patrimonial”. (Lucas Kugler – historiador pertencente ao Núcleo Educativo APHC- 2019)
Os alunos serão estimulados a ver e sentir o mundo de outra maneira, além do quadro de giz e livros de história. É preciso oportunizar o contato com objetos, lugares, imagens e narrativas de sujeitos que pertenceram a um mesmo contexto em diferentes épocas focando no desenvolvimento de COMPETÊNCIAS presentes na BNCC. Por meio da indicação clara do que os alunos devem “saber” (considerando a constituição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) e sobretudo, do que devem “saber fazer” (considerando a mobilização desses conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho).
A Rota do Conhecimento se efetivará a partir de oficinas para os professores e coordenadores pedagógicos envolvidos buscando o entendimento do contexto regional e cultural em que os dois municípios se entrelaçam. Em sala de aula o professor será o mediador e articulador do conhecimento, contextualizando os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias adequadas para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e do tempo nos quais as aprendizagens serão situadas, trabalhando de forma interdisciplinar os componentes curriculares utilizando métodos mais dinâmicos, interativos e colaborativos.
O trabalho inicial com os alunos será o de conhecer, reconhecer e registrar sua história de vida, suas experiências no seu contexto familiar, social e cultural, suas memórias, seu pertencimento a um grupo e sua interação com as mais diversas tecnologias de informação e comunicação, que são fontes que estimulam a curiosidade e a construção da sua identidade.
Em seguida, amplia-se para o conhecimento de um “Outro”, às vezes semelhante, muitas vezes diferente. Depois, alarga-se ainda mais em direção a outros povos, com seus usos e costumes específicos. Por fim, parte-se para o mundo, sempre em movimento e transformação. Em meio a inúmeras combinações dessas variáveis – do Eu, do Outro e do Nós –, inseridas em tempos e espaços específicos, indivíduos produzem saberes que os tornam mais aptos para enfrentar situações marcadas pelo conflito ou pela conciliação.
A construção da história local será apresentada de maneira a despertar paixão a colaborar para a compreensão de mundo. Este despertar é o ponto chave onde os alunos farão um intercâmbio e trocarão informações e conhecimentos com a cidade vizinha, onde perceberão que fazem parte de um mesmo processo histórico. Faz- se aqui necessária a inserção do turismo pedagógico, que irá, de maneira viva e vibrante, promover situações de aprendizagens diferenciadas, elaborar e executar roteiros criativos e agradáveis concretizando uma grande aula a céu aberto e em espaços e lugares inimagináveis.
Objetivos
Gerais:
- Incentivar o intercâmbio dos estudantes entre as cidades de Castro e Carambeí, como instrumento de enriquecimento da consciência histórica.
Específicos:
- Valorizar a história de vida do aluno buscando sempre a formação da criticidade e autonomia, para que se reconheça e participe de sua comunidade ou grupo social, exercendo sua cidadania.
- Reconhecer o "eu" e o "outro" a partir da própria realidade e das referências de seu círculo pessoal e da sua comunidade.
- Fomentar o senso crítico dos alunos percebendo que o passado é parte de sua vida e que conhece-lo fará com que compreenda o presente
- Conhecer como foi a circulação dos primeiros grupos humanos.
-Pensar sobre a diversidade de povos e culturas diferentes e suas formas de organização.
- Reconhecer a diversidade, conviver com ela e respeitá-la.
-Identificar as várias etnias presentes na formação de seu município, suas contribuições...
-Ampliar a abordagem dos conteúdos de História promovendo uma reflexão a respeito da necessidade de valorizar o patrimônio histórico e cultural.
- Aprender sobre a importância do turismo para a região, o fluxo constante de visitantes e o dinamismo deste na economia local.
- Propiciar visita lúdica e formativa ao espaço do Museu do Tropeiro, Casa da Cultura, Casa da Sinhara, Casa da Praça, Parque Histórico de Carambeí, visando desenvolver a educação patrimonial junto aos educandos e a noção de consciência história e geográfica.
- Entender que os diferentes Espaços Culturais têm seus objetivos e especificidades.
- Conceber que os Espaços Culturais são acessíveis para todas as idades inclusive para as crianças.
- Analisar as diferentes formas de registros que cada grupo social produz.
Metas a atingir:
O presente projeto será realizado entre os meses de março a setembro do ano de dois mil e dezenove (2019), envolvendo os professores e alunos dos 5° anos das escolas municipais de Castro e Carambeí: Escola Municipal Jahyr Lopes e Escola Municipal Professora Tônia Joanna Harms e respectivos coordenadores pedagógicos das escolas municipais.
A proposta inicial será realizada com a capacitação dos professores e coordenadores por meio de Oficinas de História/Geografia abordando o início do povoamento dos Campos Gerais chegando até os dias atuais (indígenas, colonizadores, tropeiros, africanos, imigrantes europeus, constituição da cidade de Castro, desmembramento de Carambeí com sua emancipação, atualidade e curiosidades sobre os municípios) .
ATIVIDADES DO PROFESSOR EM SALA DE AULA
Iniciando com o estudo do componente curricular de História o sentido da palavra "MEMÓRIA", as lembranças são compreendidas como fonte de informação sobre a vida das pessoas no presente e no passado. É uma ferramenta de grande utilidade, pois envolve o saber prévio dos alunos e o grupo familiar no processo educacional, além de valorizar a família e os ascendentes das crianças. Com isso o aluno compreende e toma posse de sua própria história na construção de sua " IDENTIDADE". Pesquisa de dados sobre a vida da criança: o significado do seu nome, a origem do seu sobrenome, sua certidão de nascimento ( primeiro documento), sua carteira de vacinação: com quantos quilos nasceu, em que hospital, carimbo do pezinho...
Promover perguntas a respeito do que os alunos conhecem sobre esse tema com a realização de uma roda de conversa:
- Quem gosta de ouvir história dos avós a respeito de seus pais e tios?
- Alguém já viu fotos de seus pais quando eram crianças?
- Você já viu uma foto antiga de sua família?
- Relate um acontecimento que foi marcante para sua família (viagem, passeio, festa).
Buscar suas origens em fotos antigas, cartões, roupas, objetos de valor sentimental, peças antigas, culminando com a realização de exposições na comunidade escolar.
Conversar com os alunos sobre a importância do registro de momentos e acontecimentos importantes da família. Comentar sobre a mudança da estrutura familiar e como antigamente era comum ver famílias com grande quantidade de filhos. Ressaltar como é interessante registrar momentos felizes e as fases da vida de uma pessoa (gestação, infância, adolescência, juventude e velhice), e ainda, ver a imagem de pessoas que não se pôde conhecer pessoalmente. Realizar um mural com fotos, linha do tempo, álbuns etc.
O ensino de História deve permitir que os alunos" se compreendam"
Após tomar consciência de sua própria história de vida, propor ao aluno: escrever sobre o local onde vive em forma de uma carta para os alunos do 5º ano da cidade vizinha, contando como é sua casa, bairro onde mora, curiosidades, pontos turísticos, lazer, onde gosta de ir nos finais de semana ilustrando com imagens interessantes e ao final realizando um convite para que o aluno da outra escola venha conhecer a sua localidade. As escolas farão trocas dessas cartas que serão lidas pelos alunos destinatários, aguçando a vontade de conhecer a cidade e a criança que escreveu.
Agendada a visita ao município de Castro, os alunos carambeienses receberão de seus professores uma explanação sobre a presença de duas figuras importantes na descrição sobre o passado do Paraná “SANT HILAIRE E DEBRET” viajantes europeus que descreveram sobre os lugares que passaram tornando seus relatos e desenhos fontes de pesquisa nos dias atuais. Tudo o que sabemos no que se refere a história dos Campos Gerais é por conta dessas riquíssimas fontes. Explanar para os alunos sobre a importância destes personagens trazendo imagens e curiosidades relatadas por eles durante sua expedição na região de Castro e Carambeí.
A “Rota do Conhecimento” acontecerá com as duas turmas de Carambeí e Castro simultaneamente. Como os viajantes europeus fizeram seus apontamentos diante do que viam os alunos também irão descrever e retratar o momento com um caderno de desenho ou uma prancheta com folhas, sob o seu olhar crítico, expressando artisticamente aquilo que vê.
As turmas envolvidas irão aprender juntas, estabelecendo uma troca de ideias e informações. Esta atividade será mediada pelo professor sendo este orientado pelo Monitor dos Espaços Culturais que explanará sobre a história de cada município.
DINÂMICA DA ROTA DO CONHECIMENTO
CASTRO - Os alunos de Carambeí irão até a Escola Municipal Jahyr Lopes, conhecerão as crianças que enviaram as cartas, trocarão informações e compartilharão de uma atividade preparada para este momento.
- Almoço na escola
- Visita aos pontos históricos: margens do Rio Iapó, Praça Central, Igreja de Sant’ Ana, Museu do Tropeiro, Casa da Sinhara, Casa da Praça, Casa da Cultura
CARAMBEÍ - Os alunos de Castro se encontrarão na Escola Municipal Professora Tônia Joanna Harms onde conhecerão as crianças que enviaram as cartas, trocarão informações e compartilharão de uma atividade preparada para este momento.
- Almoço na escola
- Visita aos pontos históricos de Carambeí : Estação Boqueirão, Casa da Sinhara, Parque Histórico de Carambeí;
O PROJETO ACONTECERÁ ENTRE OS MESES DE MARÇO A SETEMBRO FINALIZANDO COM APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS EM FORMA DE EXPOSIÇÕES E APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS EM LOCAL A SER DEFINIDO.
Cronograma
Físico:
ESPAÇOS FÍSICOS PRESENTES NO PROJETO: Escola Municipal Professora Tonia Joanna Harms, Casa da Sinhara , Parque Histórico de Carambeí, Escola Municipal Jahyr Lopes, Museu do Tropeiro, Casa da Praça, Igreja Sant'Ana e Casa da Cultura
DINÂMICA DA ROTA DO CONHECIMENTO
CASTRO - Os alunos de Carambeí irão até a Escola Municipal Jahyr Lopes, conhecerão as crianças que enviaram as cartas, trocarão informações e compartilharão de uma atividade preparada para este momento.
- Almoço na escola
- Visita aos pontos históricos: margens do Rio Iapó, Praça Central, Igreja de Sant’ Ana, Museu do Tropeiro, Casa da Sinhara, Casa da Praça, Casa da Cultura
CARAMBEÍ - Os alunos de Castro se encontrarão na Escola Municipal Professora Tônia Joanna Harms onde conhecerão as crianças que enviaram as cartas, trocarão informações e compartilharão de uma atividade preparada para este momento.
- Almoço na escola
- Visita aos pontos históricos de Carambeí : Estação Boqueirão, Casa da Sinhara, Parque Histórico de Carambeí;
CRONOGRAMA
ATIVIDADE CASTRO CARAMBEÍ
Encontro dos Coordenadores 23 de fevereiro
Apresentação do projeto nas escolas 1ª semana de março 1ª semana de março
Levantamento da lista de alunos dos 5º anos 1ª semana de março 1ª semana de março
Entrega da lista para iniciar correspondências e definir data para envio 11 a 15 março 11 a 15 março
1º Encontro para a formação dos professores 27 de março das 8:30 ás 11:30 Museu do Tropeiro 03 de abril das 8:30 ás 11:30 Parque Histórico
Visita aos espaços culturais 2ª quinzena de maio 1ª quinzena de junho
Financeiro:
Foram realizados dentro do orçamento previsto para educação, ajuda mútua, apoio das entidades envolvidas
Orçamento:
Dentro do orçamento previsto para educação
Beneficiários Diretos:
Alunos da rede municipal de ensino
Beneficiários Indiretos:
professores e comunidade
Resultados:
A conclusão das atividades terão seus resultados no mês de setembro de 2019, com apresentações artísticas e exposições de todos os trabalhos.