Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

SEMENTINHAS DO SABER

Ano / Edição: 2019
Município: Ivaiporã
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

O município de Ivaiporã, localizado na região norte do Paraná conta com aproximadamente 33.000 habitantes é um município que vem destacando-se no cenário estadual em diversas áreas.
A Rede Municipal de Ensino é composta por 11 CMEIs – Centros Municipais de Educação Infantil, sendo destes dois CMEIs localizados na Zona Rural e 10 escolas municipais, sendo quatro rurais e seis urbanas, conta com mais de 3.000 estudantes.
O modelo de desenvolvimento consumista atual promove crescente degradação dos recursos naturais com consequências na qualidade de vida, modificando assim hábitos sociais. Tais consequências têm apresentado reflexos negativos nas características do planeta e, assim, no cotidiano das pessoas.
Nesta perspectiva, vários setores da sociedade vêm desenvolvendo discussões sobre a necessidade de implementar ações, programas de sensibilização, conscientização que visem a construção de novos valores e atitudes, ou seja, promover urgentemente a disseminação de um processo educacional, com ações didáticas e pedagógicas voltadas para a sustentabilidade dos recursos naturais, formação de cidadãos críticos e sensibilizados para com os problemas ambientais. Entende-se que quanto antes começarmos, antes teremos bons resultados sendo assim, observar-se a necessidade de começarmos já com os pequenos a vivenciar e experimentar situações que envolvam a preservação e manutenção do ambiente onde, alimentação saudável e sustentabilidade.
Observando o quanto precisamos avançar com relação aos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que se baseiam nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e percebendo que poucas famílias estão educando seus filhos para observarem a natureza, para preservar e modificar o espaço onde vivem, nem tão pouco plantando ou cuidando de alguma planta e mostrando os cuidados que devemos ter com as mesmas. Constatamos também que há uma porcentagem significativa de estudantes que não possuem hábitos alimentares saudáveis, não aceitando os legumes e verduras ofertados na alimentação escolar e após a execução do projeto no ano de 2018 os estudantes passaram a aceitar os referidos alimentos. Partindo do pressuposto que todos os anos temos novos estudantes e que a aquisição de hábitos alimentares saudáveis é uma construção contínua, observamos a necessidade de continuar com o projeto.
No ano de 2019 o Projeto: Sementinhas do Saber está sendo desenvolvido em 4 CMEIs envolvendo aproximadamente 350 estudantes e seus familiares, 75 funcionários, enfim toda a comunidade escolar.
Portanto, faz-se necessário um trabalho com parcerias que possibilitem o desenvolvimento de ações que trarão benefícios não só para a comunidade escolar, mas ao município de forma ampla e eficaz, consolidando saberes e possibilitando mudanças de atitudes que beneficiarão a todos.

Descrição

O projeto: “Sementinhas do Saber” está sendo realizado em quatro Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs, iniciado no ano de 2017 no CMEI Emilia Kyoko Kuroda, no ano 2018 nos CMEIs Antônio Carlos Costa e CMEI Paulo Freire, e no ano de 2019 no CMEI Santa Terezinha envolvendo cerca de 350 crianças de 6 meses a três anos e seus familiares como também coordenação, educadores, auxiliares de educação, estagiários, auxiliares de manutenção e equipe de ensino da Secretaria Municipal de Educação.
Temos a Parceria com o Instituto Federal do Paraná -IFPR que nos disponibiliza a mão de obra através de estagiários bolsistas do curso de Agroecologia, que auxiliam no plantio e manutenção das hortas e jardins.
São realizadas sequências didáticas envolvendo o tema, com várias atividades pedagógicas.
Foram usadas para as hortas e jardins materiais recicláveis como pneus, caixas de madeira, paletes, latas, garrafas pet entre outros.
Foram disponibilizadas pela prefeitura pás, regadores em vários tamanhos, carrinho de mão, martelo, pregos, arame, entre outros.
Nas hortas e jardins foram usados esterco animal e compostagem, tornando o mais orgânico e sustentável possível.

Objetivos

Gerais:

Garantir com o Projeto “Sementinhas do Saber” a Educação pelo olhar, a importância de uma alimentação saudável como propõe as políticas de EAN (Educação Alimentar e Nutricional) e de SAN (Segurança Alimental e Nutricional), cuidados com o ambiente e a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que se baseiam nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Específicos:

-Garantir com o projeto “Sementinhas do Saber” acesso a importantes informações sobre alimentação saudável, cuidados com o meio ambiente e qualidade de vida;
- Ampliar e consolidar as informações que são passadas para os estudantes no dia a dia, ajudando a melhorar e desenvolver suas noções sobre os hábitos alimentares, cultura de consumo de alimentos naturais e qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
-Envolver as crianças no sentido de estimular a sua participação na produção, consumo e importância das hortaliças na alimentação;
- Incutir nas crianças, pais e funcionários o valor e a compreensão de seu lugar na natureza através de práticas que envolvam o contato com a terra preservando o planeta como fonte de vida;
-Criar um espaço escolar aconchegante e prazeroso através dos jardins;
-Viabilizar as crianças e profissionais para que tenham um acompanhamento técnico sobre a importância da alimentação saudável e cuidados com o meio ambiente.

Metas a atingir:

Pretende-se com este projeto propiciar ao estudante/cidadão conhecimentos que lhe permitam fazer suas escolhas alimentares garantindo hábitos saudáveis e o consumo de alimentos naturais, cuidados e revitalização de espaços através da jardinagem, bem como estreitar as relações entre CMEI e Família, pois o ponto de partida é trabalhar a diversidade coletivamente. Entendemos que, CMEI e Família são instituições que se complementam nas funções de cuidar e educar, então faz-se necessário a participação e a parceria entre estas instituições, uma vez que a criança pertence ao mesmo tempo, a esses dois ambientes.

Cronograma

Físico:

Início: 2017. Fim: 2020

Financeiro:

Os itens necessários são viabilizados de acordo com a demanda.

Orçamento:

Transporte (combustível): R$ 900,00
Materiais expedientes, utensílios equipamentos: R$ 1.000,00
Materiais didáticos: R$ 500,00
Impressão: R$ 320,00
Aquisição de mudas e sementes: R$ 150,00

Beneficiários Diretos:

-75 Funcionários.
-350 crianças.

Beneficiários Indiretos:

Comunidade Escolar das referidas Instituições.

Resultados:

Após a primeira colheita percebeu-se nos CMEIs que uma quantidade significativa de estudantes saboreou os alimentos produzidos. Consideramos também os relatos feitos pelas famílias dos estudantes onde houve crescente ingestão de variados alimentos que não faziam parte do costume dos mesmos. Observa-se também o encantamento e cuidado apresentado pelos estudantes ao passarem pelos locais que foram feito os jardins, demonstrando assim alegria e orgulho de fazerem parte daquela mudança do espaço. Percebeu-se também que este processo deve ser contínuo estimulando cotidianamente o consumo.
Para conseguir que as crianças tenham amor pela natureza favorecendo a sustentabilidade, o melhor caminho é enriquecer suas vivências, planejar atividades com o objetivo de ensiná-las a amar o meio ambiente, facilitar o contato da criança com as plantas, e dar-lhes a possibilidade de observar, perguntar e expressar suas ideias quanto ao tema.

Anexos

Documentos Anexados:

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