Banco de Projetos

Transporte Universitário

Ano / Edição: 2019
Município: Ivaí
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

Não.

Diagnóstico

Discorrendo sobre o incentivo aos estudantes universitários do município de Ivaí – PR, a prefeitura municipal a partir do ano de 2017 identificou a necessidade de apoio aos acadêmicos no fornecimento do transporte até as cidades de Ponta Grossa – PR (cerca de 100 Km) e Irati – PR (cerca de 90 Km). O programa levou em consideração que muitos até passavam nos vestibulares das instituições de ensino superior, no entanto, o custo mensal para se manter estudando é elevado, sendo pois, o transporte um dos que influenciava na desistência da carreira acadêmica. Tendo em vista, a incentivar a permanência e contribuir com a diminuição dos custos o Município, disponibiliza a todos os acadêmicos de ensino superior o transporte Universitário, afim de diminuir o êxodo universitário e auxiliar a continuidade nos estudos. Outro ponto importante leva em consideração o aperfeiçoamento dos futuros profissionais que o mercado municipal e regional absorverá, sendo que desde a implantação do programa muitos dos beneficiários hoje atuam no município e demais municípios vizinhos.

Descrição

Etapa 01 – Licitação de Empresas de Transporte: realização de licitação para a escolha da empresa de transporte, sendo transporte para os acadêmicos que estudam na cidade de Irati-PR e para a cidade de Ponta Grossa – PR.
Etapa 02 – Cadastro dos Acadêmicos: depois de feita a escolha da empresa que fornece o serviço do transporte universitário é realizado junto a Secretaria Municipal de Educação um cadastro dos acadêmicos que necessitam deste transporte para identificar a demanda de quantos carros são necessários a cada umas das cidades.
Etapa 03 – Utilização do Transporte- em seguida depois de realizado o cadastro os acadêmicos podem utilizar o transporte até a finalização de seus cursos, sendo ofertado o transporte gratuito.

Objetivos

Gerais:

Fornecer aos acadêmicos das faculdades de Irati – PR e Ponta Grossa – PR transporte gratuito, procurando incentivar aos cidadãos do município o ensino superior.

Específicos:

Identificar a demanda de acadêmicos que necessitam do uso do transporte universitário.
Realizar cadastro dos alunos.
Fornecer transporte gratuito.
Incentivar a procura pelo ensino superior.

Metas a atingir:

A Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Educação têm como meta principal incentivar o ensino superior na cidade de Ivaí ofertando transporte para os acadêmicos se deslocarem até as respectivas cidades.

Cronograma

Físico:

O Transporte Universitário tem duração de 11 meses durante o decorrente ano, com inicio no mês de Fevereiro e termino no mês de Dezembro, onde se encera o período letivo das faculdades.

Financeiro:

Tabela de valores aproximados Transporte Universitário por ano
Irati (01 ônibus)
Ponta Grossa (03 ônibus)
Total: R$ 260.000,00/mês
Fonte dados aproximados do ano de 2018.

Orçamento:

Aproximados do ano de 2018 R$ 260.000,00/mês.

Beneficiários Diretos:

Aproximadamente 300 (trezentos) acadêmicos distribuídos entre as cidades de Irati – PR e Ponta Grossa – PR.

Beneficiários Indiretos:

Acadêmicos, Familiares e população em geral da cidade de Ivaí – PR com o apoio e incentivo aos moradores a ingressar no ensino superior.

Resultados:

O Transporte Universitário vem sendo disponibilizado gratuitamente nos últimos três anos sendo 2017 2018 e 2019 onde são atendidos diariamente cerca de 300 acadêmicos.

Anexos

Banco de Projetos