Banco de Projetos

PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL - BALUARTES PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Ano / Edição: 2019
Município: Santa Mariana
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

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Diagnóstico

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, em seu Art. 2º estabelece que “ A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
De acordo com a Lei nº 1.120/2015 de 16 de junho de 2015, que aprova o Plano Municipal de Educação, o norte educacional do município, será dentre outros, estabelecer estratégias para todos os níveis e modalidades de ensino, para formação e valorização dos profissionais da educação, propondo uma Educação de Qualidade, reduzindo as desigualdades sociais, elevando o nível de escolarização da população, democratizando o ensino, realizando uma educação efetivamente inclusiva.
Preocupar-se com a educação significa preocupar-se com a elevação do nível cultural das massas; significa, em consequência, admitir que a defesa de privilégios é uma atitude insustentável. Isto porque a educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada.
Diz Demo (2.000, p.9) que a aprendizagem é marcada profundamente pela virtude de trabalhar “os limites em nome dos desafios e os desafios dentro dos limites.” Pois, a aprendizagem é, no seu âmago, expressão política e ética. Tem como objetivo a formação do sujeito capaz de saber o que fazer da vida, de construir sua própria história (expressão política), mas sempre com sentido solidário, pois a ética dessa história se origina no mundo dos valores no qual a educação deve se fundar.
Nessa concepção de aprendizagem e desenvolvimento, é impossível separar as funções motoras, das intelectuais e principalmente da afetividade, nesse contexto diante das problemáticas que demandam de intervenções pedagógicas elencadas após análise criteriosa dos resultados do desenvolvimento do processo de aprendizagem durante o ano de 2017 e início de 2018, elaboramos o “Projeto Formação de Professores Psicomotricidade na Educação Infantil Baluarte para uma Educação de Qualidade”. Entendemos que a Psicomotricidade representa importante papel no desenvolvimento da criança trabalhando para sua evolução e amadurecimento da vida emocional, cognitiva e social, estimulando a imaginação e criatividade.
O caminho dessa reflexão que instiga o educador é vasto e intrincado.

Descrição

O Projeto Formação de Professores: Psicomotricidade na Educação Infantil baluarte para uma Educação de Qualidade, foi elaborado a partir da análise dos avaliação/observação no desenvolvimento e aprendizagem das crianças matriculadas nos CMEIs e Escolas de Ensino Fundamental, constatando que um número considerável destas apresentavam resultados abaixo do esperado em virtude de problemas orgânicos, pedagógicos, neurológicos e/ou psicológicos. Levando em conta a ansiedade dos professores diante das adversidades em propiciar aos alunos atendimento individual/coletivo que auxiliassem as crianças em seu pleno desenvolvimento. O curso é composto por aulas teóricas e práticas com atividades que também serão desenvolvidas com os alunos da educação infantil ao longo do segundo semestre de 2018 e acompanhamento durante o ano letivo de 2019.
No primeiro semestre desse ano letivo, dando continuidade aos objetivos propostos, foram realizadas visitas em todas as salas de Educação Infantil do Município, conversando com as professoras e observando os alunos em seus progressos, confrontando os resultados obtidos em 2018 com o desenvolvimento dos mesmos em 2019. Tomando já ciência dos alunos novos principalmente os ingressos nos Berçários.

Objetivos

Gerais:

- Desenvolver mecanismos que auxiliem a criança em sua formação global contemplando aspectos afetivo, motor e cognitivo.

Específicos:

- Oferecer uma formação a curto prazo que atenda a demanda dos professores, bem como da equipe pedagógica das escolas no que se refere a diversidade de atividades e métodos de aprendizagem voltadas para o desenvolvimento das crianças na etapa da educação infantil.

- Elaborar atividades que promovam o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo nas crianças.

- Promover a compreensão dos processos cognitivos, afetivos e motor que favorecem o desenvolvimento global das crianças.

- Aprimorar a percepção de si mesmo e do outro, enquanto ser individual, social e cultural e no seu papel de Professor.

Metas a atingir:

- Promover a formação continuada dos profissionais da educação infantil da rede municipal de ensino.

- Implementar programas de orientação e apoio às famílias, por meio da articulação das áreas de educação, saúde e assistência social, com foco no desenvolvimento integral das crianças.
- Fomentar a oferta do atendimento educacional especializado complementar e suplementar aos alunos com necessidades especiais.

- Assegurar a avaliação da educação infantil, com base em parâmetros nacionais de qualidade, respeitando as especificidades do Município.

- Ofertar ensino de qualidade, atendendo as metas estabelecidas no PME, assegurando atendimento a todas as crianças dentro de seu tempo e espaço.

Cronograma

Físico:

ANO AÇÃO ESPECIFICAÇÕES
2018 Realização das avaliações por meio de observação e aplicação de testes. Realizadas no 1º semestre

2018 Análise das atividades desenvolvidas e leitura de relatórios elaborados pelas professoras Quantificação individual

2018
Reunião geral para apresentação dos resultados obtidos. Elaboração de atividades para sanar/amenizar as dificuldades dos alunos.

2018
Início de formação com foco na Psicomotricidade Apresentação de conteúdos a ser abordado bem como autores de relevância.

2018
Elaboração de atividades a serem aplicadas às crianças. Distribuição durante os encontros com entrega quinzenal para análise.
2018 Encerramento no 4º encontro com apresentação das medidas tomadas em relação às crianças com maior dificuldade. Encaminhamento para atendimento especializado em alguns casos.
2019 Levantamento pela Secretaria Municipal de Educação para localização das crianças avaliadas e atendidas no ano anterior. Organizado pela Assessoria Pedagógica da Educação Infantil
2019 Visita realizada em todas as salas, conversa com as professoras, observação das crianças em atendimento, formulação de atividades para sequência pedagógica. Visitas às Escolas e CMEIs pela SME.

2019 Encontro com as professoras de Educação Infantil para aprofundamento teórico e abertura para propostas e discussões. Encontro previsto para Agosto.

Financeiro:

Uma vez que a formação é oferecida pela própria Secretária de Educação (Com formação e qualificação específica na área) o projeto não tem orçamento específico, tendo em vista o aproveitamento dos materiais utilizados em sala de aula, bem como a estrutura da escola.

Orçamento:

Uma vez que a formação é oferecida pela própria Secretária de Educação (Com formação e qualificação específica na área) o projeto não tem orçamento específico, tendo em vista o aproveitamento dos materiais utilizados em sala de aula, bem como a estrutura da escola.

Beneficiários Diretos:

Professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Alunos matriculados nessa modalidade de ensino, distribuídos em CMEIs e Escolas Regulares.

Beneficiários Indiretos:

Comunidade escolar, Famílias.

Resultados:

As crianças avaliadas (e de modo geral todas as crianças matriculadas) foram trabalhadas com atividades pertinentes e específicas a cada situação, que auxiliaram para atenuar suas dificuldades frente aos desafios educativos, nesse caso obtivemos sucesso em várias intervenções.
Em alguns casos com maior nível de dificuldade, as crianças continuam sendo atendidas no corrente ano e do universo que se encontravam no Infantil 5 e progrediram para o 1º ano do Ensino Fundamental, tivemos encaminhamentos para atendimento na APAE, Classes Especiais/Sala Multifuncional.
Esse projeto incorporou-se como Meta dentro do Projeto Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação por entendermos que não há possibilidade de encerramento do mesmo tendo em vista que as crianças chegam a cada ano e durante o período letivo, trazendo consigo toda expectativa dos pais e/ou responsáveis de acolhimento e desenvolvimento escolar das mesmas.

Anexos

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