Banco de Projetos

AÇÕES SOBRE O TRABALHO INFANTIL

Ano / Edição: 2019
Município: Campo Largo
Função de Governo: Assistência Social

Administração Indireta:

N/A

Diagnóstico

O dia 12 de junho (Dia Mundial contra o Trabalho Infantil) foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho. Desde então, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil.

Descrição

Buscando cumprir as determinações, a Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da Rede de Proteção, idealizou diversas atividades a serem executadas não somente nos equipamentos da Assistência Social como também junto à Saúde, Educação e Cultura, tratando o tema em sua completude.
Para realização das ações, buscamos explorar as potencialidades existentes no próprio organismo público. Deste modo, todas as capacitações e atividades desempenhadas contaram com funcionários públicos comprometidos com a causa.
Na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social envolveu-se todos os setores (Rede de Proteção, Vigilância Socioassistencial, Proteção Básica – CRAS e Proteção Especial-CREAS), desde Assistentes Sociais e Psicólogos até estagiários.
Contou-se com a Assistente Social do Setor de Vigilância Socioassistencial para ministrar palestras no projeto da Guarda Mirim e para os Agentes da Cidadania do Centro da Juventude.
As educadoras sociais dos CRAS trabalharam o tema com as crianças atendidas nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e articularam com escolas locais a apresentação e discussão do tema. Os professores de dança do Centro da Juventude realizaram apresentações de dança no centro da cidade a fim de chamar atenção do público para explicação sobre o tema.
Os Agentes da Cidadania do Centro da Juventude realizaram entrega de materiais educativos para os transeuntes no centro da cidade de Campo Largo.
A equipe da Rede de Proteção organizou a logística para montagem das tendas, organização das oficinas, organização das apresentações e registro do evento.
A equipe do CREAS realizou a abordagem dos transeuntes para orientações sobre o tema e entrega de materiais educativos.
Articulou-se com a Secretaria Municipal da Educação, por meio Secretária a organização de 6 turmas das Escolas Municipais para participação das atividades no dia 19/06 (onde ocorreu pintura de cerâmica, apresentações de dança, oficinas de dobradura). Além disso, a Secretaria de Educação informou que o tema havia sido trabalhado nas escolas com realização de desenhos e poemas os quais foram lidos pelos alunos no dia da ação.
A Secretaria Municipal de Saúde por meio da coordenação do Setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador auxiliou nas ações realizadas no dia
19/06, fazendo o trabalho de conscientização sobre os riscos à saúde que o trabalho infantil pode trazer as crianças e adolescentes, além de auxiliar na
organização e execução das oficinas.
A Secretaria Adjunta de Cultura, por meio do Diretor do Departamento Cultural ficou responsável pela aplicação das oficinas as crianças e adolescentes que compareceram no local, com oficinas de pintura em cerâmica, confecção de cataventos (símbolo do combate ao trabalho infantil) e desenho. Além disso, a Secretaria Adjunta de Cultura gravou frases com informações sobre o trabalho infantil que foram colocadas no alto-falante para internalização do tema aos transeuntes.
A Guarda Municipal, através da Coordenação do projeto Guarda Mirim realizou blitz educativas no centro da cidade.

Objetivos

Gerais:

Buscando cumprir as determinações, a Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da Rede de Proteção, idealizou diversas atividades a serem executadas não somente nos equipamentos da Assistência Social como também junto à Saúde, Educação e Cultura, tratando o tema em sua completude. Ações de mobilização sobre os riscos e malefícios do trabalho infantil no desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Específicos:

Capacitações aos pais, responsáveis e nos equipamentos de Serviço de Convivência e Fortalecimento, com a promoção de articulação da rede de enfrentamento e erradicação do trabalho infantil.

Metas a atingir:

Conscientização dos pais e responsáveis sobre os riscos e malefícios do Trabalho Infantil; Redução e erradicação do Trabalho Infantil.

Cronograma

Físico:

a Assistente Social do Setor de Vigilância Socioassistencial para ministrar palestras no projeto da Guarda Mirim e para os Agentes da Cidadania do Centro
da Juventude.
As educadoras sociais dos CRAS trabalharam o tema com as crianças atendidas nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e articularam com escolas locais a apresentação e discussão do tema.
Os professores de dança do Centro da Juventude realizaram apresentações de dança no centro da cidade a fim de chamar atenção do público para explicação sobre o tema.
Os Agentes da Cidadania do Centro da Juventude realizaram entrega de materiais educativos para os transeuntes no centro da cidade de Campo Largo.
A equipe da Rede de Proteção organizou a logística para montagem das tendas, organização das oficinas, organização das apresentações e registro do evento.

Financeiro:

Os materiais necessários para a execução das ações partiram do registro de preço de cada secretaria, além dos materiais existentes em seus depósitos/almoxarifados.

Orçamento:

materiais necessários para a execução das ações partiram do registro de preço de cada secretaria, além dos materiais existentes em seus depósitos/almoxarifados.
Materiais envolvidos: Tendas, materiais educativos sobre o tema (Folders, cartilhas, entre outros), mesas e cadeiras, lápis, papéis, tintas, giz de cera. EVA, palitos de churrascos, tachas e cerâmicas. Carro para o transporte dos materiais e profissionais, colchões e tapetes, barrinhas de cereal e sacolas para o transporte dos materiais, e equipamento de som.
Tudo angariado pelos servidores das secretarias envolvidas (Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Saúde por meio do Setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Secretaria de Educação, Secretaria Adjunta da Cultura e Guarda Municipal por meio do projeto Guarda Mirim).

Beneficiários Diretos:

Campo Largo possui aproximadamente 131. 000 Habitantes com a extensão territorial de 1 249,422 km², sendo 13,4771 em perímetro urbano. O município possui os distritos de Bateias, Três Córregos, São Silvestre e Ferraria, e subdivididos por 147 bairros, loteamentos e residenciais.

Beneficiários Indiretos:

A sociedade em geral e toda a região de Campo Largo, uma vez que a redução do trabalho infantil beneficia toda a população.

Resultados:

No dia 19/06/19, a Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da Rede de Proteção, em parceria com a Secretaria da Saúde - Setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Secretaria Adjunta da Cultura e Secretaria da Educação realizaram ações de sensibilização sobre o tema no centro da cidade, contando com a seguinte programação:
Resultados objetivos encontrados
• 9h/10h – Abertura
• 10h – Apresentação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Meliane da música “Criança não trabalha”
• 11h/12h - Oficina de massinha de modelar, desenho e
pintura em cerâmica (3 turmas da Escola Municipal Reino da Loucinha, aproximadamente 79 alunos)
• 13h – Leitura de alguns poemas dos alunos sobre o tema
• 13h – Bliz Educativa com os Agentes de Cidadania do Centro da Juventude
• 13h30min- apresentação de dança dos participantes das oficinas de dança do CÉU e do Centro da Juventude
• 13h às 15h - oficina de dobradura (catavento – símbolo do combate ao trabalho infantil) e pintura em cerâmica,
realizadas pela da Secretaria Adjunta de Cultura (3 turmas da Escola Municipal Reino da Loucinha, aproximadamente 77 alunos)
• 14h às 15h- oficina da Secretaria Adjunta de Cultura de artesanato (arte de catavento em EVA) - 3 turmas da Escola Municipal Reino da Loucinha, aproximadamente 77 alunos
• 15h – Leitura de alguns poemas dos alunos sobre o tema
• 16h- Encerramento das atividades

Anexos

Banco de Projetos