Águas do Campo: Garantindo qualidade de vida a todos os munícipes
Ano / Edição: 2019
Município: Nova Tebas
Função de Governo: Gestão Ambiental
Diagnóstico
Devido ao grande percentual de desmatamento na atualidade vemos a importância dos cuidados com nossas florestas e os recursos hídricos, para garantir a sobrevivência de todos os seres vivos na terra, vemos também um aumento considerável nas áreas agrícolas que oferecem grandes ameaças as nascentes. Nova Tebas tem aproximadamente 60% de sua população nas áreas rurais, ou seja, não recebem água tratada, são abastecidas através de nascentes, poços rasos. A mata ciliar, que é essencial para a preservação dessas nascentes, foi drasticamente reduzida e até mesmo eliminada em alguns locais. Considerando a urgência de recuperar as nascentes que exercem um papel fundamental na formação e manutenção dos recursos hídricos a Prefeitura Municipal colocou em pratica este projeto de recuperação das nascentes e implantação da mata ciliar com espécies nativas, quando inexistentes.
Descrição
A prefeitura municipal dispõe sobre uma LEI 797/2018 que dispõe a preservação, cadastramento, monitoramento e recuperação das nascentes existentes no Município. O projeto identifica a propriedade que recebe água de nascente sem proteção, através de visitas a campo ou solicitação do proprietário na Secretaria de Meio Ambiente. A equipe vai até o local da nascente inicialmente consiste em limpar dentro e no entorno da nascente manualmente, tirando todos os restos orgânicos que possam posteriormente se decompor e contaminar a água, após é colocando pedras dentro da nascente que também servirão de base para lacrar a mesmo, em seguida, instalando-se canos sendo cano de limpeza, suspiro e saída de água. A cabeceira é vedada com uma mistura feita de solo, cimento e água. As pedras têm a função de filtrar a água. Os canos, de várias espessuras, servem para permitir o escoamento. Em seguida, é feito o plantio de vegetação ciliar nativa, num raio de 50 metros em torno da nascente, quando inexistente ou possui mata ciliar inferior que o exigido. A partir disso, o ponto é isolado com cercas para evitar a contaminação por produtos orgânicos ou animais. A participação do produtor e de sua família se dá na aquisição dos materiais necessários (01 saca de cimento) e/ou na ajuda com o trabalho braçal, tal como cavar valas e peneirar a terra. Os produtores também colaboram com uma das primeiras providências ambientais tomadas, a limpeza da nascente, com o recolhimento de entulho, lixo e outros materiais nas imediações e, posteriormente, com o plantio da mata ciliar. Para a execução do projeto, orientamos o produtor a convidar todos os vizinhos da sua propriedade, para que, juntos, possam aprender a técnica, objetivando ampliar a rede de agentes multiplicadores da tecnologia social. É de responsabilidade do produtor beneficiado a manutenção periódica do local e a conservação de árvores no entorno da nascente e às margens do seu leito. Sempre que possível, é convidada uma classe escolar para participar na implementação, no local, é ministrada uma aula prática de educação ambiental para explicar todo o funcionamento da tecnologia. Posteriormente, é efetuado o plantio da mata ciliar com os alunos, no intuito de sensibilizá-los sobre a importância da conservação ambiental.
Objetivos
Gerais:
Recuperar áreas de preservação permanente de nascentes, mesmo que intermitentes, localizadas em área rural ou urbana com características rurais, para abastecimento de famílias.
Específicos:
-Recuperar nascentes de água que estão degradadas e suas respectivas matas ciliares, localizadas nas propriedades de pequenos produtores rurais;
-Melhorar as condições de saúde dos agricultores através do fornecimento de água potável;
-Evitar o êxodo rural, propiciando a melhora na qualidade de vida dos pequenos agricultores com o aumento da renda familiar, visto que a água das nascentes recuperadas também é utilizada na irrigação de hortaliças e na criação de animais, tanto para consumo próprio quanto para venda;
-Utilizar da Tecnologia Social como aula pratica de educação ambiental para os alunos da rede púbica e privada;
-Sensibilizar os participantes sobre a importância da existência de outras espécies de seres vivos, tanto da fauna como da flora, que vivem nesse habitat.
Metas a atingir:
A Criação da Unidade de Conservação municipal proporcionou ao Município de nova Tebas um grande salto no sentido socioeconômico e ambiental, propiciando aos seus cidadãos a usufruir dos benefícios dessas áreas protegidas não apenas para a presente geração, mas também para as próximas gerações no desenvolvimento de ações práticas e pontuais sobre a ecologia do município de Nova Tebas e região.
Cronograma
Físico:
As recuperações de nascente são feitas pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, Sr. Pedro Netto Goulart, Claudinei André dos Santos, Ademar Fernandes Pereira, Guilherme Porfírio dos Santos, Diognes Thomaz da Silva e Jussara Strugal dos Santos Ribas.
Atividades desenvolvidas;
• Reconhecimento da área;
• Levantamento das ações a serem tomadas;
• Organização da equipe junto com a comunidade;
• Limpeza da área;
• Recuperação da nascente;
• Plantio de mudas em áreas degradadas;
• Cercar a área;
Financeiro:
Para a realização do projeto é investido aproximadamente R$ 30,00 para adquirir 01 saca de cimento, os demais recursos são recursos humanos da equipe e comunidade envolvida, o IAP- Instituto Ambiental do Paraná, entre em parceria com a doação de mudas de espécies nativas.
Orçamento:
Recurso Humano
Beneficiários Diretos:
Os beneficiários diretos da recuperação de nascentes são as famílias que recebem dessa água, agora com qualidade em suas torneiras, garantindo qualidade de vida e comodidade para realizar as atividades do dia a dia.
Beneficiários Indiretos:
Natureza, compreendendo a preservação, a manutenção, a utilização sustentável, a restauração e a recuperação do ambiente natural, para que possa produzir o maior benefício, em bases sustentáveis, às atuais gerações, mantendo seu potencial de satisfazer as necessidades e aspirações das gerações futuras, e garantindo a sobrevivência dos seres vivos em geral;
A Recuperação de nascente promove benefícios indiretos para toda a população e meio ambiente, as cabeceiras devem ser tratadas como algo mais importante que existe em uma propriedade rural, pois são elas as responsáveis pela existência das nascentes que, por sua vez, são fontes de água valorosas para a humanidade. Além disso, deve-se ter em mente que isso não deve ser feito apenas visando benefícios próprios, mas também, o da população em geral, que, sem dúvida, depende da vazão de água fornecida pela nascente, mesmo que ela seja pequena.
Resultados:
É necessário considerar que a água potável é essencial para as diferentes formas de vida, inclusive para seres vivos do meio rural. Resumidamente, estimamos que, com a aplicação e a reaplicação deste projeto, para mais de 56 famílias de pequenas propriedades já foram atendidas com Projeto “Água do Campo” levando água potável para seu consumo direto e para a manutenção de suas atividades agrícolas. Nesse sentido, afirmamos que especialmente para o agricultor familiar, mais do que qualquer outra categoria, a água potável vinda das nascentes adquire um caráter de extrema importância, pois garante a qualidade de vida da família, já que um percentual elevado desses produtores reside no meio rural e não tem acesso ao saneamento básico. O projeto ainda viabiliza o aumento dos ganhos através de atividades típicas da agricultura familiar, tais como irrigação de hortaliças, bovinocultura de leite, piscicultura e criação de animais como aves e suínos. Concluímos que os benefícios não estão relacionados somente à saúde, que foi o que motivou a implementação desta tecnologia, mas principalmente à conservação dos recursos hídricos naturais, ao saneamento básico e à formação de cidadãos mais sensíveis frente à preservação do meio ambiente.