Banco de Projetos

SAÚDE NA COMUNIDADE

Ano / Edição: 2019
Município: Lidianópolis
Função de Governo: Saúde

Administração Indireta:

FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE

Diagnóstico

No município de Lidianópolis, estado do Paraná, a população é de aproximadamente 3400 habitantes (regiões e redes, 2018), sendo aproximadamente 40% da população da zona rural. Município pertencente a 22 regional de saúde do estado do Paraná, regional a qual segundo o site regiões e redes (2010) é comparado a grande parte do Nordeste Brasileiro, devido ao vazio assistencial na área de saúde.
O projeto Saúde na Comunidade alcança 09 comunidades rurais, com cerca de 1400 pessoas, as quais possuem dificuldade de locomoção para o acesso a saúde bem como a outros serviços básicos e público ofertado. Comunidade carente, tanto financeiramente quanto culturalmente e enraizada de costumes e crenças que dificultam a aceitação de um tratamento básico de prevenção em saúde.

Descrição

As visitas são realizadas mensalmente às comunidades rurais, sendo existentes 09 comunidades no município. A equipe do projeto realiza o planejamento juntamente ao gestor local, buscando apoio dos líderes das comunidades.

Também estipula-se metas de atendimentos de 75% das famílias existentes em cada área, e tal meta é de ordem ao agente comunitário de saúde, o qual visita as famílias em período anterior a data agendada, e realizando os convites para irem até o local do atendimento o qual irá acontecer.

O local é reservado em parceria com as próprias comunidades, ou com os líderes religiosos lá encontrados. Sendo de total sigilo e em condições perfeitas de trabalho para a equipe de saúde. E a visita acontece uma vez ao mês em cada comunidade rural.

Cada caso encontrado no momento da realização das ações, é direcionado para o Centro Municipal de Saúde para dar continuidade ao tratamento estipulado pelo médico do projeto. Assim, também é base do projeto uma logística de atendimentos, para que o usuário do SUS não seja esquecido ou perca seu tratamento.

O farmacêutico é inserido nas ações, para levar os medicamentos necessários e autorizados pelo conselho, e realizar o despacho no mesmo local do atendimento médico, mediante receita com indicação. Priorizando o tratamento emergencial e facilitando a logística do usuário.

A dentista, segue juntamente com a equipe para realizar busca ativa de pacientes, assim controlarmos os atendimentos realizados na clínica e potencializarmos a importância da continuidade de tratamentos ora abandonados pelos usuários.

O projeto é custeado com recurso próprio do município, ou seja, o governo federal e estadual não financia tal projeto, por ser um projeto local e que busca sanar problemas encontrados no município de Lidianópolis especificamente.

O valor mensal do custo é de cerca de 10 mil reais, desconsiderando a folha de pagamento dos servidores.

Objetivos

Gerais:

Tem como objetivo geral alcançar a comunidade rural desassistida pela atenção primária em saúde, devido problema de transporte público bloqueado pelo Ministério Público Estadual.

Específicos:

Levar assistência médica a população rural de Lidianópolis;
Minimizar os indicadores de mortalidade infantil e materna.

Metas a atingir:

Atender 100% da população rural de Lidianópolis no espaço de 1 ano, visando o fortalecimento da atenção primária em saúde e diminuir o abismo entre unidade de saúde e população rural;
Diminuir o indicador de mortalidade materna e infantil do município bem como contribuir para minimizar o da região;

Cronograma

Físico:

Atendimento mensal a casa comunidade rural, desenvolvida no período anual, com transporte público custeado com recurso próprio.

Financeiro:

Despesas mensais:
Combustível: 3 mil
Material de enfermagem: 1.000 reais
Medicamentos: 6 mil

Valores indicados e custeados pelo município no ato das visitas. Outros valores são indiretamente atrelados, tais como: folha de pagamento, exames laboratoriais, encaminhamentos a especialistas, e todo o tratamento que o paciente necessitar.

Orçamento:

Orçamento Global para o projeto em 02 anos é de 240.000,00 reais, desconsiderando folha de pagamento.

Combustível: 72.000,00 mil
Material de enfermagem: 24.000,00 reais
Medicamentos: 144.000,00 mil

Beneficiários Diretos:

Comunidades:

Santo Antonio: 131
Nossa Senhora de Fátima: 110
Vila Rural I: 90
Vila Rural II: 166
Lampeão: 82
Água Verde: 58
Porto Ubá: 408
Santa Terezinha: 57
Monte Alto: 298

Beneficiários Indiretos:

Não temos beneficiários indiretos. Alcançamos todos diretamente.

Resultados:

Alcance de 97% da população priorizada;
Mais de 4.000 consultas com clinico geral e enfermagem;
Mais de 1000 encaminhamentos a especialistas;
Detectados 35 casos de câncer e todos encaminhados para tratamento;
Indicador de mortalidade infantil chegamos a ZERO, e contribuímos para nossa regional de saúde ter o menor indicador de mortalidade materna e infantil do BRASIL em 2018.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos