Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

PROGRAMA CAMPO MOURÃO + ATIVA

Ano / Edição: 2019
Município: Campo Mourão
Função de Governo: Desporto e Lazer

Administração Indireta:

FUNDAÇÃO DE ESPORTES DE CAMPO MOURÃO

Diagnóstico

Considerando os dados publicados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) chama-se a atenção que um em cada quatro adultos é considerado sedentário, correspondendo a mais de 20 % da população mundial. Entre os adolescentes, o número é ainda maior, quatro a cada cinco estão no sedentarismo, fazendo o índice aumentar para mais de 80%.
No Brasil, conforme um estudo chamado “Vigitel 2016” realizado em 26 capitais mais o Distrito Federal pelo Ministério da Saúde, via inquérito telefônico, publicado em 2017, que 13,7% da população adulta nacional se autodeclara inativa. O estudo chama atenção para o fato de que a inatividade física é um dos fatores de risco de mortalidade no país.
Diante de tais apontamentos, a OMS pediu atenção para a necessidade de fazer com que a população busque a prática de atividade física regular para a promoção da qualidade de vida, pois o sedentarismo acarreta inúmeras doenças mortais e mais de 3 milhões de pessoas morrem todo ano por estarem sedentários.
Para tentar combater a inatividade física, a OMS instaurou metas para diminuição dos índices de sedentários no mundo. O plano de metas foi lançado em 2018 com prazos até 2030, uma iniciativa para tornar o mundo mais ativo. Dentre as diretrizes traçadas no plano, destacam-se quatro ações: criar sociedades mais ativas; criar ambientes mais ativos; pessoas ativas e sistemas ativos.
É neste sentido, que o Município de Campo Mourão representado pela Fundação de Esportes tem o intuito de fortalecer a rede para combater o sedentarismo, por meio do Programa de Atividade Física Permanente nomeado “Campo Mourão + Ativa”.
O Programa Campo Mourão + Ativa visa combater o sedentarismo, promovendo atividade física e o conhecimento dos benefícios de um estilo de vida ativo aos munícipes da cidade. A mensagem central do Campo Mourão + Ativa segue a recomendação da OMS, de que os indivíduos devem praticar ao menos 150 minutos de atividade física semanal de forma contínua ou acumulada, tendo benefícios em diversos aspectos da vida, sejam eles, biológicos, psíquicos e sociais.
Silva et al (2010) apresenta que os benefícios com a prática são visíveis, como melhoras dos aspectos físicos se destacam, o controle de peso corporal, melhora da mobilidade, da força, da resistência e diminuição da pressão arterial. Os benefícios em relação aos aspectos psicológicos também são importantes, pois o indivíduo tem a melhora da auto-estima, alívio do estresse, mantém a autonomia, diminui uma possível depressão e ainda, reduz seu isolamento social, porque sempre está em contato com outras pessoas, ou seja, a socialização passa a fazer parte do dia-a-dia melhorando o bem-estar social.
Vale salientar ainda, que o Município de Campo Mourão possui uma grande potencialidade, e desde o lançamento do Programa Campo Mourão + Ativa em 2017 contempla atividades que vão muito além da prática de atividade física, ou seja, abrange os diversos aspectos inerentes a promoção da qualidade de vida dos participantes.

Descrição

A proposta do Programa Campo Mourão + Ativa foi apresentada ao município e lançada em julho de 2015 com o nome Viva Mais, sendo este um projeto piloto, tendo como objetivo sensibilizar os jovens quanto à busca do estabelecimento de hábitos saudáveis no seu cotidiano, sistematizando informações nos eixos de atividade física, alimentação saudável, relacionamento saudável e comportamento preventivo.
Após a experiência de 2015/2016 surgiu o interesse e a necessidade de ampliar o programa para atingir um maior número de cidadãos e de diferentes faixas etárias. É neste sentido que reformulamos e o projeto passou a ser denominado de Programa Campo Mourão + Ativa para 2017/2020, de maneira que este pudesse se tornar uma ferramenta para reestruturação, implantação e manutenção de projetos em qualidade de vida no Município de Campo Mourão.
Os projetos e ações do Programa Campo Mourão + Ativa são voltados a população de diferentes faixas etárias, seguindo o objetivo central do programa. Entretanto, é um desafio que exige adoção de estratégias especiais para o êxito do mesmo.
Sendo assim, a FECAM e as instituições parceiras realizam, dentro de espaços próprios ou nas instituições parceiras, megaeventos, eventos, projetos e ações permanentes, assim como com tempo determinado, em prol da promoção da saúde e qualidade de vida.
Para a efetivação dos objetivos propostos, o programa atinge grupos específicos como crianças no período escolar, adultos de ambos os sexos, idosos, trabalhadores, entre outros.
Quanto aos Escolares, a estratégia é entrar em contato com a rede pública e privadas de ensino, incentivar e apoiar a realização de ações que envolvam os estudantes, funcionários e comunidade, de modo que possam cultivar uma vida mais ativa e feliz.
Em relação aos Idosos, as ações ocorrem por meio de projetos específicos, promoveremos a opção de um envelhecimento saudável mediante a adoção de um estilo de vida ativo, com a orientação de atividades físicas, de acordo com as necessidades físicas e funcionais do adulto e idoso.
Os adultos trabalhadores o foco é apoiar e orientar as empresas a incentivar seus funcionários a adotarem um estilo de vida mais ativo e saudável dentro e fora da instituição.
Além disso, vale a pena lembrar, que o programa apoia a realização da atividade física independente do lugar, seja em casa, no trabalho ou nos momentos de lazer.

Projetos permanentes do Programa Campo Mourão + Ativa

Os projetos permanentes são ações que buscam a participação da comunidade em atividades, criadas e organizadas pela equipe técnica do Departamento de Qualidade de vida (profissionais de Educação Física com habilitação em bacharelado e registro no CREF-PR), atendendo a necessidade dos seus participantes. Desta forma, alguns projetos já existentes no município foram considerados permanentes no programa em questão.
Tais projetos são realizados em parceria com instituições de ensino, instituições religiosas, empresas privadas e no Centro da Juventude Itachir Tagliari. Os projetos foram reestruturados e sistematizados com regras de participação, frequência nas aulas, cadastros e diagnóstico para melhor a população.
Segue abaixo, os projetos permanentes do programa Campo Mourão + Ativa, são eles:

Grupo de Condicionamento Físico + Ativa: Grupo criado em 2015 para atender a população jovem, adulta e da melhor idade. Tal grupo visa desenvolver atividades voltadas à melhora do condicionamento físico dos participantes. Em 2016 foi considerado como um projeto do programa Viva Mais com o nome de Grupo de Condicionamento Físico – Viva Mais, atendendo no ano de 2016 cerca de 80 adultos, nomeado agora como Condicionamento Físico + Ativa. Esse projeto ocorre em parceria com o Centro da Juventude, e por conta da quantidade de pessoas, ultrapassa 100 pessoas, em 2018 o Programa Campo Mourão + ativa passou a oferecer um trabalho específico às pessoas com limitação física e de terceira idade.

Terceira Idade em ação: + Ativa: Denominado como 3ª Idade em Ação é um programa muito efetivo de atendimento ao público idoso. Este foi criado a mais de 18 anos e vêm atendendo centenas de idosos do município de Campo Mourão (Conforme Lei 2897/2012). O atendimento ocorre em diferentes bairros da cidade e é realizado por profissionais formados em bacharelado em Educação Física. Este projeto tem como atividades a ginástica e o condicionamento físico, porém, também se realizava gincanas, mostra de talentos e jogos recreativos da terceira idade. O interessante deste é que o mesmo contempla os aspectos físicos, psíquicos e sociais, elevando a qualidade de vida dos idosos participantes. A intenção foi manter o trabalho que vinha sendo realizado, buscar reestruturar para fortalecê-lo de acordo com o proposto pelo Programa Campo Mourão + Ativa, com ações com psicólogas, nutricionistas, médicos, enfim, para muito além da atividade física.

Mulher + Ativa: Este projeto anteriormente denominado de Mais Mulher atende inúmeras mulheres (adolescentes e adultas) das mais diversas regiões da cidade com atividade de ginástica, liderada por profissionais formados em bacharelado em Educação Física (Conforme Lei 2800/2011). Participar deste projeto é ter o momento da realização da atividade física, mas, sobretudo, ter um grupo de amizades, de socialização e trocas de experiências. As atividades ocorrem em espaços do município ou em locais em que a FECAM possui parceria, como escolas, igrejas, empresas privadas e Centro da Juventude. São inúmeras atividades realizadas com esse público, na média de uma vez por mês realizamos ações com nutricionistas, mês do desafio, aulas temáticas, psicólogas, avaliações físicas, dentre outras.

Academia da Terceira Idade do Corpo de Bombeiros: Este projeto visa atender pessoas com idade igual ou superior aa 60 anos, abaixo desta idade, a inserção ocorre somente com indicativo médico. Neste projeto são 7 turmas de 15 alunos que fazem musculação, tendo como objetivo o fortalecimento e a prevenção ao processo de envelhecimento. As turmas participam de todas as ações do programa elevando a qualidade de vida dos participantes.

Escola + Ativa: Lançado em 2019, o projeto tem como foco que a promoção da atividade física no ambiente escolar não pode ficar restrita somente as aulas de Educação Física. O projeto tem como objetivo trabalhar a sensibilização em relação ao conceito de qualidade de vida buscando a promoção da saúde e a mudança de estilos de vida em diferentes faixas etárias. Ainda, visa difundir sobre a importância da atividade física e saúde, a qual deverá ser uma preocupação da escola e do projeto pedagógico. Este projeto tem como foco as parcerias com as instituições de ensino púbico/privadas, onde serão realizadas palestras educativas, formações com pais e capacitações com os profissionais de ensino. Ainda, tem-se como objetivo futuro a construção de um jogo de tabuleiro pedagógico com foco nos principais objetivos do programa em questão.

Servidor + Ativo: Lançado na Sipat 2019 tem como intuito incentivar os servidores à prática de atividade física regular, seja no trabalho ou para o trabalho. O projeto conta com alguns princípios: atendimento em grupos específicos (Ex: grupo piloto da FECAM – Fundação de Esportes de Campo Mourão – duração de 4 meses, com sessões de coaching, acompanhamento psicológico, aulas exclusivas de condicionamento físico, avaliações físicas e orientações nutricionais) focado no autoconhecimento e emagrecimento. Outro princípio é a execução de ginástica laboral, que por meio de parcerias com as demais secretarias do município (Iniciamos com um colaborador direcionando a ginástica laboral, no caso da Secretaria da Fazenda e Administração, uma funcionária apta está realizando o Tai Chi Chuan com os funcionários do Paço Municipal).

Outro aspecto a destacar é que o Programa Campo Mourão + Ativa é coordenado pela Fundação de Esportes de Campo Mourão - FECAM, e é realizado a partir de parcerias com outras Secretarias municipais. As ações são programadas pelo Departamento de Qualidade de vida, que organizam o planejamento e se reúnem semanalmente a fim de planejar as ações e firmar parcerias com instituições governamentais, não-governamentais e empresas privadas.
No início da implantação do Programa Campo Mourão + Ativa, buscou-se utilizar técnicas em “empowerment”, aproveitando primeiramente os programas existentes ao invés da criação de novos. O programa também já está com inserção de novos projetos e novas turmas, para atingir diferentes grupos etários.
Muitas destas ações ocorrem por meio de parcerias, as instituições envolvidas assinam termos de convênio, mostrando as intenções e a vontade de colaborar com os objetivos do Programa Campo Mourão + Ativa.
Outro aspecto a destacar é necessidade do trabalho de rede, isto é, intersetorial, pois desta forma conseguiremos atingir um maior número de pessoas a partir de eventos e ações realizadas.

Objetivos

Gerais:

Promover a saúde e qualidade de vida da população por meio de atividades e ações para diferentes grupos etários de modo a combater o sedentarismo no Município de Campo Mourão – Paraná.

Específicos:

 Diagnosticar o nível de atividade física da população de Campo Mourão por meio de questionários e testes específicos nos grupos de trabalho (RIKLI e JONES, 2008; ROSA NETO, 2009).
 Elevar o índice de adeptos à atividade física regular no municípios em diferentes faixas etárias.
 Melhorar o comportamento da população em relação ao estilo de vida para que se torne saudável.
 Incrementar o nível de conhecimento sobre os efeitos benéficos da atividade física na saúde e na qualidade de vida em três ambientes: casa, trabalho e lazer.
 Estimular o uso de espaços existentes para a prática de atividade física, esportiva e de lazer.
 Ampliar os projetos de qualidade de vida em Campo Mourão bem como fortalecer os projetos existentes.
 Disseminar a ideia da prática de atividade física por meio de palestras e ações para a comunidade.

Metas a atingir:

Buscar a adesão da atividade física por participantes de 90 bairros do Município, além de ampliar o público atendido.

Cronograma

Físico:

Ao todo o Programa Campo Mourão + ativa tem ofertado atendimentos a 31 grupos com ginástica e condicionamento físico direcionada a diferentes faixas etárias (horário e cronograma anexo)

Financeiro:

O estudo do custo encontra-se anexo, porém se refere ao salário de 5 profissionais de Educação Física, 1 estagiária e 1 coordenadora que compõem Departamento de Qualidade de Vida da Fecam (Fundação de Esportes de Campo Mourão).

Orçamento:

Todos os profissionais de Educação Física do Programa são contratados pela Fundação de Esportes bem como o custo de materiais de expediente, de consumo e permanentes são disponibilizados pela órgão.

Beneficiários Diretos:

O Programa tem como propósito beneficiar a população levando qualidade de vida e saúde aos participantes do Programa Campo Mourão + ativa bem como dos projetos direcionados aos alunos, crianças, adolescentes e servidores.

Beneficiários Indiretos:

Conscientização da população municipal, por meio de ações e atividades, de diferentes idades, para que busquem a adesão a prática regular de atividade física; Diminuição da utilização das Unidades Básicas de Saúde; Cuidado para com seu corpo; Encaminhamento a outros serviços do município (Educação, Saúde, Ação Social).

Resultados:

A partir do ano de 2017, com toda a expectativa após implantação, o trabalho foi sendo sistematizado e os participantes passaram a ser monitorados por frequência nas aulas. O atendimento alcançava 1.000 pessoas. Todos os dados dos cadastros de matrículas foram tabulados de maneira a classificar o público atendido, dando suporte teórico ao trabalho realizado na prática. Vale destacar, que em 2017 o programa realizou 34.730 atendimentos.
Em 2018, com os dados do diagnóstico, pudemos perceber que o impacto das atividades e ações do Programa foi de suma relevância na vida dos participantes. A partir o trabalho realizado, cerca de 5% das pessoas que tomavam medicamento de hipertensão deixaram de fazer o uso do medicamento, gerando um impacto até mesmo nos custos e gastos com saúde.
Ao todo, no ano de 2018, cerca de 1.200 pessoas frequentaram regularmente as atividades, espalhados em 29 turmas em diversos bairros da cidade. O número total de atendimentos em 2018 foi de 59.927 atendimentos.
Como já mencionado, o Programa Campo Mourão + Ativa: muito além da atividade física está transformando alguns cenários em 2019. Com orientação nutricional, acompanhamento psicológico, palestras sobre qualidade de vida, integração e socialização com os jogos e mostra de talentos chegamos a um patamar além do que foi proposto inicialmente.
Destaca-se o encaminhamento de mais de 50 pessoas que se autodeclaravam analfabetas apara a secretaria de educação. Foi encaminhada a secretaria da saúde cerca de 140 pessoas com depressão. Entretanto, como a demanda na saúde mental é elevada, optou-se pela parceria com as faculdades locais para o atendimento em grupo (terapia de grupo) nos bairros/turmas com maior índice.
Por intermédio de parcerias privadas conseguimos realizar um trabalho efetivo com grupos específicos, como os de depressivos e diabéticos, com orientação, palestras, cadastros de banco de dados bem como testes rápidos.
Vale apontar, que o Programa Campo Mourão + ativa está sendo referência para coletas de dados de inúmeros cursos de graduação, mestrado e doutorado. Em uma dessas parcerias, uma Instituição Federal ofereceu por meio de pesquisa de extensão, a inserção e acesso dos participantes do programa em um estudo de startup de apoio psicológico. O mesmo grupo, ainda está auxiliando na informatização dos dados, criando um aplicativo de apoio e manutenção dos cadastros de matrículas.
Por último, a partir de levantamento dos dados, remanejamento de horários e professores, a coordenação do Programa intensificou os trabalhos para o lançamento de mais dois projetos em 2019, intitulados “Escola + Ativa” e “Servidor + Ativo”.
O projeto “Escola + Ativa” tem como o foco crianças e adolescentes das escolas do município e tem como objetivo central trabalhar a sensibilização em relação ao conceito de qualidade de vida buscando a promoção da saúde e a mudança de estilos de vida em diferentes faixas etárias. A atividade é realizada por meio de palestra e uma vivência prática mostrando a importância dos jogos e brincadeiras enquanto atividade física.
O outro projeto lançado em 2019 foi o “Servidor + Ativo”, que tem como intuito incentivar os servidores à prática de atividade física regular, seja no trabalho ou para o trabalho. O projeto conta com alguns princípios: atendimento em grupos específicos (Ex: grupo piloto da FECAM – Fundação de Esportes de Campo Mourão – duração de 4 meses, com sessões de coaching, acompanhamento psicológico, aulas exclusivas de condicionamento físico, avaliações físicas e orientações nutricionais) focado no autoconhecimento e emagrecimento, e parcerias com as demais secretarias para o trabalho de ginástica laboral (Iniciamos com um colaborador direcionando a ginástica, no caso da Secretaria da Fazenda e Administração, uma funcionária apta está realizando o Tai Chi Chuan com os funcionários do Paço Municipal).
Atualmente, o Programa conta com a participação de 1.300 pessoas em 31 turmas permanentes além dos projetos com prazos determinados.

Anexos

Banco de Projetos