Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

Programa Coleta Verde

Ano / Edição: 2019
Município: Colombo
Função de Governo: Agricultura

Diagnóstico

O município de Colombo possui uma população estimada de 237.402 habitantes em 2017, distribuídas em 68.326 residências, com uma significativa taxa de crescimento geométrico populacional de 1,27% segundo dados do IBGE.
O Coleta Verde é um Programa da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento instituído pela Lei municipal nº 1366/2015, executado em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Com este Programa a Prefeitura Municipal de Colombo realiza a troca do reciclável por hortaliças.
Além disso, o Programa consiste em melhorar a qualidade de vida de todas as famílias, preferencialmente a população menos favorecida economicamente, contribuindo com o Meio Ambiente e melhorando a qualidade nutricional das famílias que participarem do Programa.
O Departamento de Abastecimento é o responsável pela execução do Programa, para que uma vez por mês as famílias troquem o material reciclável pelas frutas e hortaliças.

Descrição

O Programa Coleta Verde é realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Consiste em despertar na população a maneira correta de separar os recicláveis gerados em casa e em troca essas famílias recebem sacolas de hortaliças, melhorando a qualidade da alimentação, promove à limpeza dos Bairros e conseqüentemente a melhoria na qualidade de vida das famílias que ali vivem.
Para participar, a população troca dez quilos de materiais recicláveis por uma sacola de 5 Kg de produtos oriundos da agricultura familiar do município.
Todo o material reciclável arrecadado é doado para associações de catadores cadastrados junto a Secretaria de Meio Ambiente gerando renda as famílias de catadores de recicláveis.
No ano de 2015 o programa foi implantado em sete locais: Vila Zumbi, Vila Liberdade, Monte Castelo, Jardim das Graças, Vele Verde, Moinho Velho e Guaraituba.
Em 2016 o Departamento de Abastecimento recebeu diversas solicitações para a ampliação do programa e passou a atender doze locais: Jardim Florença, Santa Tereza, Vila Zumbi, Vila Liberdade, Paloma, Jardim Arapongas, Monte Castelo, Guaraituba, Santa Fé, Moinho Velho, Embú e Osasco.
No ano de 2017 o Coleta Verde atendeu 16 locais: Jardim Florença, Embú, Vila Zumbi, Vila Liberdade, Santa Tereza, Jardim Arapongas, Monte Castelo, Paloma, Santa Fé, Moinho Velho, Rio Verde, Osasco,Guarani, Campo Alto, Jardim Eucaliptos e Guaraituba.
No primeiro semestre de 2018 o Programa atendeu vinte localidades: Jardim Florença, Embú,Jardim Carvalho, Vila Zumbi, Vila Liberdade, Santa Tereza, Jardim Ana Rosa, Jardim Arapongas, Monte Castelo, Paloma, Santa Fé, Moinho Velho, Cezar Augusto, Rio Verde, Osasco,Guarani, Campo Alto, Jardim Eucaliptos e no Guaraituba foi implantado mais um ponto de coleta de reciclável.
Para o segundo semestre o programa foi ampliado e passou a ter trinta e seis pontos de coleta de recicláveis nas seguintes localidades: Jardim Florença, Embú,Jardim Carvalho,São Sebastião, Guarujá, Vila Zumbi, Vila Liberdade, Parque dos Lagos, Maria do Rosário, Santa Tereza, Jardim Ana Rosa, Jardim Arapongas, Monza, São Gabriel, Monte Castelo dois pontos, Paloma, Maracanã, Santa Terezinha, Santa Fé, Moinho Velho, Cezar Augusto, Santa Cruz, Jardim das Graças, Rio Verde, Osasco, Vale Verde, Campo Pequeno, Guarani dois pontos, Campo Alto,Jardim Eucaliptos, Jardim Aurora,Belo Rincão, Porteira e no Guaraituba dois pontos.

Objetivos

Gerais:

Promover no município de Colombo o aproveitamento eficiente da produtividade oriunda da agricultura familiar e conscientizar a população sobre a necessidade da preservação dos recursos naturais.

Específicos:

- Incentivar a população a separar o material reciclável em casa;
- Incrementar a alimentação das famílias beneficiadas;
- Promover o escoamento da produção da agricultura familiar;
- Gerar renda as cooperativas de catadores de reciclável;

Metas a atingir:

Com a execução do Programa Coleta Verde em 2017, recolheu cerca de 400 toneladas/ano de material reciclável nos 16 pontos de coleta no município, foram adquiridas 184 toneladas de hortaliças dos agricultores do município e distribuídas 40.933 sacolas com cinco tipos de hortaliças.
No primeiro semestre de 2018 foram coletados 95.243 quilos de reciclável e distribuídas as famílias 11.088 sacolas de produtos. Com a implantação de mais dezesseis locais no segundo semestre pretendemos coletar mais de 300 toneladas de reciclável e distribuir aproximadamente 60.000 sacolas de hortaliças neste ano.

Cronograma

Físico:

Desenvolvimento e formatação do Programa, Implantação do Programa, Formação e capacitação da Equipe Operacional, Aquisição de Produtos, Aquisição de Equipamentos e Material Permanente, Caminhão para coleta e transporte, Seleção e cadastramentos das entidades, Monitoramento e avaliação.

Financeiro:

A despesa com o Programa Coleta Verde esta prevista no orçamento anual da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.
Compõem as despesas do programa os seguintes itens: a compra das sacolas contendo os produtos oriundos da agricultura familiar do município, locação de dois caminhões, pessoal e material de expediente e permanente.

Orçamento:

DESPESAS COM PESSOAL O Departamento de Abastecimento é órgão que executa o programa e conta com uma equipe de 3 profissionais administrativos, 1 engenheira agrônoma e 5 serventes com custo mensal aproximado de R$ 41.000,00 (quarenta e um mil reais).
CUSTO OPERACIONAL O programa tem um custo operacional aproximado de R$ 18.000,00 (dezoito mil reais) mensais, relativo à compra das sacolas com as hortaliças, combustíveis para transporte dos colaboradores e impressão de folders.

Beneficiários Diretos:

São beneficiados com o programa 36 bairros, aproximadamente 70 produtores agrícolas da Cooperativa de agricultores do município, 11 associações de catadores de recicláveis cerca de 2.400 famílias que recebem as sacolas com verduras por mês.

Beneficiários Indiretos:

Todas as famílias pertencentes às comunidades que o programa atende são beneficiadas com a melhora na qualidade do meio ambiente em que vivem.

Resultados:

Além de ter incentivado a separação de resíduos e a destinação correta dos recicláveis produzidos nas residências, o Programa Coleta Verde tem melhorado a qualidade da alimentação das famílias de Colombo, gerado renda das famílias de agricultores no meio rural, gerado renda as famílias de catadores de recicláveis e reduzido a poluição no meio ambiente.

Anexos

Banco de Projetos