Banco de Projetos

Veterinário Mirim

Ano / Edição: 2019
Município: Toledo
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

Prefeitura Municipal de Toledo

Diagnóstico

Companhas informativas para a população, que abordem temas de guarda responsável e eCampanhasducação em saúde, são de igual importância para reduzir crimes ambientais, reprodução indesejada, riscos de mordeduras, acidentes de trânsito, contaminação ambiental (pela eliminação de fezes e animais mortos), bem como a orientação para o correto acondicionamento do lixo orgânico a fim de diminuir a fonte de alimentação de cães na rua. Somente com atividades de ação e educação em saúde ambiental ocorrendo de maneira articulada e simultânea pode-se alcançar sucesso no controle populacional de cães, assegurando assim uma melhor qualidade de vida tanto para o ser humano quanto para os animais (BIONDO, 2007). Os Programas com a finalidade de controle populacional deverão ter por base a Educação em Saúde e Guarda Responsável, e não apenas o fluxo de esterilizações (CFMV, 2010).

Descrição

O projeto será dividido nas seguintes etapas:
1. Capacitação dos professores da disciplina de Educação Ambiental quanto aos temas relacionados à guarda responsável, bem-estar animal e zoonoses. A capacitação será realizada por membros do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais (CMPDA). Na capacitação os professores receberão orientações sobre guarda responsável, controle de zoonoses e legislação. Além disso, receberão informações sobre algumas diferentes metodologias de aplicação do material didático. Cada professor poderá escolher a melhor forma de trabalhar com o material didático relacionado ao projeto, baseados nos conhecimentos adquiridos na capacitação. A capacitação terá a duração de 4 horas (período vespertino) e será realizada em local e horário definidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Neste dia receberão também o material didático (cartilhas).

2. Professores realizarão a distribuição do material didático para todos os alunos participantes do projeto que é constituído por cartilhas relacionadas ao tema proposto e também assistirão a vídeos relacionados ao tema guarda responsável e bem-estar animal.
3. A melhor maneira de trabalhar o tema será definida pelos professores envolvidos no projeto. O Projeto Veterinário Mirim 2019 será lançado por meio da publicação do regulamento próprio, que conterá as regras gerais para participação no projeto.
4. Os alunos deverão confeccionar um desenho com uma frase sintetizando o que aprenderam sobre o assunto durante o ano, com o tema: “Quem vê raça não vê coração”.
5. As escolas devem selecionar o melhor desenho de cada turma, sendo um do período matutino e outro do período vespertino (Veterinário Mirim da Escola).
No dia da premiação os finalistas receberão o certificado de veterinário mirim, e também participarão de algumas atividades (teatro, apresentação dos cães da guarda municipal, coffee break, sorteio de brindes).

Objetivos

Gerais:

Despertar nos professores senso crítico quanto às questões voltadas à prevenção de Zoonoses, promoção de bem-estar animal e orientação na Guarda Responsável de animais domésticos de companhia.

Específicos:

Transformar alunos em multiplicadores do conhecimento adquirido com o projeto, tornando-os ‘Veterinários Mirins’ em suas comunidades.

Metas a atingir:

Serão convidados para participação do projeto 1655 alunos em 68 turmas de 36 escolas.

Cronograma

Físico:

apresentação do projeto aos professores e distribuição do material (cartilhas), na Secretaria Municipal da Educação (SMED).
seleção dos trabalhos nas escolas (cada escola formará uma comissão para a escolha do melhor desenho, sendo um trabalho de cada escola nos períodos matutino e vespertino). Não serão aceitos trabalhos após esta data!
prazo final para entrega dos trabalhos selecionados. Os trabalhos serão entregues na secretaria da educação ao responsável pela condução do projeto nas escolas. Juntamente com os desenhos deverá ser entregue lista com o tamanho das camisetas do estudante e do professor.
premiação no anfiteatro da Prefeitura Municipal de Toledo.

Financeiro:

R$ 9.500,00

Orçamento:

Orçamento: gastos estimados de R$ 9.500,00 com material.

Beneficiários Diretos:

1655 alunos em 68 turmas de 36 escolas e seus respectivos professores.

Beneficiários Indiretos:

Familiares, amigos e comunidade em geral.

Resultados:

Os resultados deste projeto serão vistos na comunidade com a mudança do comportamento das pessoas através da educação.
Com o tempo o investimento realizado nessas crianças trará resultados para a comunidade em geral.

Anexos

Banco de Projetos