Banco de Projetos

Florir Boa Vista

Ano / Edição: 2019
Município: Boa Vista da Aparecida
Função de Governo: Urbanismo

Administração Indireta:

Prefeitura

Diagnóstico

A questão estética das vias públicas municipais reconhece-se como um grande aliado ao bom aspecto de vivencia da população em sua respectiva sociedade. Ruas mal cuidadas, sem cuidados como, por exemplo, sem pintura, grama, flores, calçadas dão aspecto de abandono e desleixo, consequentemente passando uma imagem negativa.
Perante isso a administração publica responsável pela manutenção de suas vias urbanas, deve observar e levantar os aspectos atuais da situação das vias, bem como propor e executar ações que possibilitem a manutenção, readequação e embelezamento das mesmas, propi-ciando os benefícios que são constatados, tais como, melhoramento do aspecto estético das vias, de limpeza, organização como também possivelmente uma melhora na convivência social da população, consequentemente melhorando a qualidade de vida da mesma.
Com isso se diagnosticou que no município de Boa Vista da Aparecida, todos esses itens importantes quanto à estética das vias públicas estavam em segundo plano e não correspon-dia a uma boa gestão pública urbanística, essa questão de segundo plano se da muitas vezes, por se constatar existir serviços urbanos mais importantes de serem executados, e pela falta de mão de obra, equipamentos e orçamento ficam averiguados estar em segundo plano, oca-sionando em vias publicas abandonadas principalmente as belezas florísticas.
E assim buscando melhorar todos esses aspectos urbanos se iniciou a readequação das prin-cipais vias urbanas do município, principalmente no que diz respeito ao plantio e manutenção de flores, onde se deu através de parceria com instituições para doação de flores (Show Rural Coopavel), assessoria técnica de órgãos especializados (EMATER) e principalmente priorizando este serviço por parte do Departamento de Urbanismo do município de Boa Vis-ta da Aparecida-PR.
Avalia-se que os beneficiados deste projeto seja toda a população do município de Boa Vista da Aparecida, estimada pelo IBGE para 2018 em 7.643 pessoas, como também a população flutuante que é assim denominada a população que possui residências nas marinas, e passa pelo município principalmente nos finais de semana, outras pessoas beneficiadas são os turistas das praias artificiais, familiares de moradores do município, e demais públicos que por Boa Vista da Aparecida passam.

Descrição

Procurando melhorar as condições estéticas e físicas das principais vias públicas de Boa Vista da Aparecida-PR, iniciaram-se ações para resolver tais problemáticas. Pois se observava uma falta de cuidado com essas vias, e sabe-se a importância do embelezamento e cuidado que isso representa para os munícipes, turistas e demais pessoas que se deslocam para o município.
As ações foram simples, mas que propiciaram uma mudança positiva do ambiente urbano municipal, tais como:
• Plantar flores e grama nos canteiros;
• Plantio de árvores;
• Pintar os bancos com as cores da gestão municipal;
• Construir os canteiros das flores;
• Retirar os pingos de ouro;
• Retirar os corretos e construir passeios com paver no local com acessibilidade.


De maneira geral, os recursos materiais utilizados foram às mudas de flores e árvores, grama, paver, tijolos, tinta, maquinário para a retirada dos corretos, demais materiais para a construção do passeio com paver e as proteções das flores. Com relação aos recursos financeiros, foram utilizados recursos para custear todas as ações entorno de 11.000,00 e estima-se gastar igual valor para a continuação do projeto nos canteiros ainda não trabalhados, vale salientar que também foram utilizadas flores doadas para o projeto.
A abrangência de tal projeto, se da pelas vias urbanas principais de Boa Vista da Aparecida-PR, e os beneficiários são as pessoas que transitam por tais vias do município, sejam munícipes, seja turistas e demais pessoas que por lá circulam.

Objetivos

Gerais:

Melhorar as condições estéticas e físicas das principais vias públicas urbanas do município de Boa Vista da Aparecida-PR

Específicos:

• Realizar o plantio de flores nas principais vias públicas urbanas do município;
• Realizar a readequação física nas principais vias públicas urbanas do município;
• Melhorar a condição estética das principais vias públicas urbanas do município.

Metas a atingir:

Na medida do possível as metas do projeto estão sendo alcançados e executados, pois ouve a intervenção nas principais vias publicas urbanas de Boa Vista da Aparecida-PR, através da realização de retirada dos corretos antigos que atrapalhavam a circulação dos veículos, ouve a retiradas de plantas como o pingo de ouro, ouve o plantio de flores e construção de espa-ços de plantio para a mesma, ouve a pintura do meio-fio, aparo da grama, entre outras ações vinculadas ao projeto. Mas ainda falta certa faixa das vias a ser revitalizada a previsão é de conclusão até dezembro de 2019.
Calcula-se que até o final do ano sejam plantadas entorno de 600 mudas de flores e 200 ar-vores de Manacá da Serra nas duas vias publicas principais do município.

Cronograma

Físico:

O projeto teve todo seu processo desenvolvido no decorrer das atividades iniciando-se em novembro de 2018 e devendo ser executado ao longo do ano de 2019, como pode ser obser-vado abaixo:
• Novembro/2018: Ocorreu a limpeza dos canteiros, adubação e plantio de flo-res e árvores na Avenida Tancredo Neves;
• Dezembro/2018: Continuação do plantio de flores e árvores;
• Janeiro e fevereiro/2019: Manutenção do plantio;
• Março/2019: Ocorreu a poda e adubação dos canteiros, retirada dos pingos de ouro e outras plantas antigas, começou-se a preparação e adubação dos can-teiros da Avenida Cicero Barbosa Sobrinho, houve a construção das floreiras, pintura de meio fio, bancos e escadarias;
• Abril/2019: Continuação das ações iniciadas em março bem como a retirada dos corretos da Avenida Tancredo Neves;
• Maio/2019: Iniciou-se a implantação dos passeios onde havia os corretos com a construção de calçada com acessibilidade e canteiro de flores;
• Junho e Julho/2019: Manutenção das ações;
• Agosto a Dezembro/2019: Realização das ações anteriores nos canteiros que ainda faltam da Avenida Cicero Barbosa Sobrinho.

Financeiro:

Entorno de R$11.000,00 já se tenha gastado e até final da execução do projeto estima-se gastar igual valor. Valores utilizados através da dotação orçamentaria da Divisão de Serviços Urbanos: 15.451.0005.1005.000 Construção, Reforma, Ampliação e Revitalização

Orçamento:

Entorno de R$11.000,00 já se tenha gastado e até final da execução do projeto estima-se gastar igual valor. Valores utilizados através da dotação orçamentaria da Divisão de Serviços Urbanos: 15.451.0005.1005.000 Construção, Reforma, Ampliação e Revitalização

Beneficiários Diretos:

Observando ser um projeto que visou a revitalização de vias públicas urbanas do município de Boa Vista da Aparecida-PR, a comunidade diretamente beneficiada pelo projeto é consequentemente toda a população de Boa Vista da Aparecida que pelo IBGE em 2018 está em 7.643 pessoas.

Beneficiários Indiretos:

Com relação aos beneficiados indiretamente estão os turistas, pessoas que pelo município circula, beneficiando assim todos que por algum motivo vem até Boa Vista da Aparecida e se encantam com as mudanças estéticas observadas.

Resultados:

Pode se resumir que através da implantação do projeto com o plantio de flores, gramas, árvores e restruturação física das principais vias públicas de Boa Vista da Aparecida resultou no embelezamento, reorganização estimulando a satisfação dos munícipes e demais pessoas influenciadas pelas ações. O projeto foi principalmente desenvolvido nas duas vias principais de circulação de pessoas, com o plantio de flores, grama, árvores, construção de canteiros, calçadas com paver, retirada de corretos e pingo de ouro. Em média sabe-se que até então foram plantadas 500 mudas de flores e 160 mudas de árvores nas vias

Anexos

Banco de Projetos