Banco de Projetos

Meu Papel Na Família e na Sociedade

Ano / Edição: 2019
Município: Colombo
Função de Governo: Assistência Social

Diagnóstico

As dificuldades encontradas foram a falta de compreensão da importância do projeto por parte da equipe do S.C.F.V, e as diversas Vulnerabilidades do público atendido, tais como: Crianças e adolescentes inseridos no programa PETI, Idosos em situação de Abandono, Alienação Familiar, entre outras.

Descrição

Através da participação efetiva da Secretaria de Assistência Social, proporcionando capacitações, treinamentos e orientações nos planejamentos da equipe do S.C.F.V, houve melhor compreensão da importância do projeto. Como resultado houve melhora do convívio de nossos usuários no meio familiar e comunitário.
1- Intergeração: O resgate do respeito e da valorização da criança e do adolescente pela pessoa idosa, bem como promover o bem estar e qualidade de vida de ambas as partes.
2- Unificação do S.C.F.V: Criança, Adolescente e Idoso compartilhando o mesmo espaço.
3- Parcerias: O envolvimento com outras Secretarias e departamento, como: Educação, Esporte e Cultura, visando à efetivação do projeto de forma eficaz.

Objetivos

Gerais:

Através do S.C.F.V, Proporcionar ao público atendido o fortalecimento de vínculos, sejam eles familiares ou sociais.

Específicos:

- Promover convivência familiar e comunitária;
- Mudar dogmas sociais através de um planejamento e acompanhamento humanizado, dentro da tipificação do serviço;
- Visar a melhoria na qualidade de vida, através do resgate social, de cada um dos usuários do S.C.F.V do Município de Colombo.

Metas a atingir:

No ano de 2019, atender aproximadamente 600 crianças e adolescentes de 06 à 14 e 850 idosos à partir de 60 anos. Totalizando 1450 usuários, distribuídos em 28 unidades do S.C.F.V. Buscando sanar diversas vulnerabilidades encontradas no município.

Cronograma

Físico:

Através de rodas de conversa e dinâmicas, os grupos desenvolvem ações referentes aos subtemas e eixos estruturantes, com duração bimestral:
1° Bimestre: Humanização e Sensibilização; 2° Bimestre: Vulnerabilidade e Fragilidade emocional; 3° Bimestre: Negligencia e Proteção; 4° Bimestre: Resiliência e Vínculos afetivos.
São realizadas atividades esportivas e culturais, através de Gincanas, divididas por etapas e territórios, onde o período preparatório acontece através de treinos quinzenais, onde as crianças/adolescentes denominados TÉCNICOS MIRINS, vão até o S.C.F.V da Pessoa Idosa para treinar os idosos.
A Intergeração entre crianças, adolescentes e idosos acontece através de diversas atividades, como: Visitas onde os idosos vão até as crianças ou as crianças vão até os idosos, para atividades em conjunto, apresentações e trocas: Através de contação de história, teatro, musica, danças, jogos interativos, confraternização com o simples ato de sentar a mesa para comer juntos.

Financeiro:

Capacitação, alimentação, aluguel, combustível, água, luz , telefone, equipamentos permanentes, material de consumo, serviço terceirizado e vencimentos fixos de pessoal.

Orçamento:

Sendo R$ 3, 960, 000,00 em recursos Municipais.
E R$ 733 000 em recursos Estaduais e Federais

Beneficiários Diretos:

Todos os 1.450 usuários do S.C.F.V, distribuídos nas 28 unidades. (Anexo I)

Beneficiários Indiretos:

As Famílias dos usuários do serviço e comunidade em geral.

Resultados:

O acompanhamento das famílias atendidas dos 1.450 usuários inscritos no S.C.F.V nos diversos programas, benefícios, serviços e projetos socioassistencias, uma vez que as mesmas estão inseridas no CAD único nacional, com a perspectiva de superar as situações de vulnerabilidade social e extrema pobreza com o fortalecimento de seus vínculos familiares e comunitários com olhar descentralizado dentro do território de cada localidade trabalhada.
A intergeracionalidade e a convivência social privilegiada do S.C.F.V, por ser capaz de produzir interações sociais mais ricas entre os participantes, proporcionando além de outros sentimentos, a alegria do compartilhar, do aprendizado mútuo e da vivência coletiva, reinventando novas formas de contribuir com a " construção de um mundo para todas as idades".

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos