Banco de Projetos

EDUCAÇÃO DIGITAL: UMA NECESSIDADE QUE SE CONCRETIZA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Ano / Edição: 2013
Município: Ponta Grossa
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

Dentro das novas perspectivas do mundo das tecnologias a Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa contempla em seu universo geofísico 81 (oitenta e uma) escolas, 45 (quarenta e cinco) CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) e 4 (quatro) complexos educacionais (escola e CMEI no mesmo prédio) localizados em diferentes bairros e distritos rurais da cidade, dentre os quais temos inúmeras vilas e núcleos residenciais sendo entregues a comunidade. As escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil atendem aproximadamente 24.704 (vinte e quatro mil, setecentos e quatro) alunos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e 6 (seis) mil na Educação Infantil. Temos também 127 (cento e vinte e sete) alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos e aproximadamente 74 (setenta e quatro) alunos no Programa ProJovem. Trabalham na Secretaria Municipal de Educação cerca de 2.043 (duas mil e quarenta e três) professores do Ensino Fundamental e Educação Infantil e 824 (oitocentos e vinte e quatro) funcionários de suporte entre merendeiras, escriturários e serventes. Dentro desse universo de escolas, 78 (setenta e oito) delas contam com laboratórios de informática instalados através do Programa Nacional de Tecnologia (PROINFO/MEC) sob a responsabilidade da DITEC (Diretoria de Infraestrutura em Tecnologia Educacional), e, cinco escolas possuem desde o segundo semestre de 2008 os CIDs, "Centros de Inclusão Digital". A parceria do município de Ponta Grossa com o MEC foi efetivada por meio do termo de adesão: estado/município, o qual é signatário e a DITEC/MEC é a responsável pela instalação dos laboratórios de informática, desde que, o município faça as adequações do local com infraestrutura das escolas selecionadas para a instalação dos laboratórios. Junto a essa tramitação se faz presente a UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). Considerando que estamos vivendo na era da tecnologia da informação e comunicação, com suas vantagens e também seus paradoxos, percebemos que aquela escola considerada boa para a sociedade do século XX, hoje, pleno século XXI, século da informática, da robótica, cibernética, já não corresponde mais às necessidades humanas neste terceiro milênio. Os computadores fazem parte do cotidiano das pessoas, mesmo quando, algumas vezes de forma indireta ou acessado por terceiros, no trabalho, na escola, no lazer, logo uma ação pedagógica aliada às tecnologias de comunicação e informação criam condições necessárias para a construção coletiva do saber e instrumentalizam nossas crianças e educadores para um modo de viver que não retrocederá. Aquela pessoa que não se adequar a esse novo tempo, com certeza estará fadada a tornar-se um "analfabeto tecnológico". Ao realizar-se uma pesquisa no inicio deste ano de 2013, obteve-se resultados que contribuíram para elaboração e execução do referido projeto. Do universo de 1380 professores do Ensino Fundamental, em média 900 professores responderam a um questionário sobre o uso de computadores a nível profissional e pessoal sendo que se verificou: 51% dos professores possuem conhecimento básico de informática e que 49% possuem um pouco ou nem um conhecimento. Isto demonstra que as pessoas usam direta ou indiretamente os computadores, afirmação comprovada por meio de 92% dos professores que possuem computadores contra apenas 8% que não possuem. Percebe-se também no questionário que, as ferramentas mais utilizadas pelos professores são o editor de texto com 39%, jogos 20% e internet 40%. Outro dado interessante do questionário é que apenas 5% dos professores não conhecem o sistema operacional Windows e que 70% dos professores que responderam o questionário não conhecem, ou muito pouco, o sistema operacional Linux Educacional 3.0, sistema esse, que está disponível nos laboratórios de informática das escolas municipais há praticamente 3 anos dependendo da data de instalação dos laboratórios nas escolas. Ao serem questionados sobre o que necessitam aprender sobre o Linux Educacional 3.0 percebeu-se variedades de solicitações sobre as ferramentas para escritório e uso da Barra Edubar. A última questão demonstrou que, os professores sabem o que é inclusão digital e da sua importância para suas vidas, de seus alunos e da própria sociedade. Porém, há necessidade de formação na área de tecnologia visando o uso pedagógico da ferramenta, bem como, o desenvolvimento de competência e habilidades para este cenário que se apresenta no sentido de aprender e ensinar com as tecnologias.

Descrição

Para viabilizar o uso contínuo e pedagógico da informática nas Escolas da Rede Municipal de Ponta Grossa utilizando os laboratórios do PROINFO se faz necessário o domínio do Sistema Operacional Linux 3.0 por parte dos profissionais da educação de nosso município. Para tal domínio será ofertado cursos de formação oferecidos pelo NTM, SME em parceria com a UNDIME/MEC. Como meta inicial foi solicitada a todos os profissionais da educação o preenchimento de um questionário com perguntas abertas e fechadas sobre informática, informática educativa, e conhecimentos tecnológicos. Estes questionários serviram como linha de pesquisa para termos um mapeamento de qual é o nível de conhecimento dos profissionais da educação, bem como, das necessidades a serem sanadas e também da situação real dos laboratórios de informática de cada estabelecimento de ensino. Para iniciarmos as formações no NTM, planejamos para o ano letivo de 2013 o curso "Formação Sistema Operacional Linux 3.0", visando atingir os professores da rede municipal que não tem nenhum conhecimento sobre este sistema operacional; na continuidade será ofertado o curso "Elaboração de Projetos" em parceria com a UNDIME/MEC para os professores que já estão em formação desde o ano de 2011, e, o curso de formação será "Introdução à Educação Digital" para professores que já possuem certa habilidade com a informática em parceria com a UNDIME/MEC. Pra àqueles professores que já dominam as noções básicas de informática o Núcleo Tecnológico Municipal esta oferecendo curso de formação na área de Informática Educacional voltado para criação de aplicativos pedagógicos para alfabetização, no Centro de Inclusão Digital da Escola Municipal Cel. Cláudio Gonçalves Guimarães. Esse curso está dividido em quatro módulos: tratamento de imagem, criação de páginas da internet para trabalhar in of Publisher, Software de tutores e script. Para o ano letivo de 2014 e sucessores planejamos ré ofertar os cursos de 2013 e acrescentar o curso Tecnologias na Educação: aprendendo e ensinando com as TIC para os professores, bem como, de abrir formações para as equipes gestoras, escriturários e serventes. Durante os cursos serão trabalhados as questões de alfabetização, letramento, letramento digital, alfabetização matemática, e demais áreas do conhecimento. Os cursos em parceria com UNDIME/MEC terão aulas presencias e a distância, participação na Plataforma do e-Proinfo, na alimentação dos blogs e com aplicação de projetos que envolvem seus alunos e laboratórios de informática. As questões de leitura e escrita estarão presentes nos encontros visando às habilidades que devem ser desenvolvidas nos alunos e, também, o letramento digital que é a fase do conhecimento das tecnologias na qual o individuo pode utilizar as mesmas para facilitar a vida das pessoas. Valente justifica: Por isso, é comum encontrarmos a expressão letramento digital, designando o domínio das tecnologias digitais, no sentido de alguém não ser um mero apertador de botões (alfabetização digital), mas sim capaz de usar essas tecnologias em práticas sociais. (Valente apud Duran, 2010, p.82) Os cursos serão registrados através dos relatórios dos cursistas, formadores e também através de fotos e filmagens para comprovação das atividades realizadas, bem como uma forma de utilizar as tecnologias durante as formações.

Objetivos

Gerais:

Proporcionar a inclusão dos profissionais da educação professores, pedagogas, diretoras, escriturários e serventes escolares ao mundo tecnológico para sua própria vivência na sociedade e para garantir aos alunos da rede municipal de ensino acesso às tecnologias de informação e comunicação de forma pedagógica, crítica e criativa.

Específicos:

 Capacitar professores e demais funcionários das escolas municipais para o trabalho com o Sistema Operacional Linux Educacional 3.0.  Instrumentalizar professores sobre o uso pedagógico dos laboratórios de informática proporcionando um melhor desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem.  Criar situações de aprendizagem nas quais o professor possa construir o conhecimento com criatividade e de forma colaborativa no ambiente dos laboratórios.  Proporcionar o intercambio das múltiplas práticas educacionais desenvolvidas nos laboratórios de informáticas através de ações colaborativas (eventos, jornadas, simpósios, etc.)  Prestar suporte pedagógico e técnico às escolas (elaboração de projetos de uso pedagógico das TIC, acompanhamento e apoio à execução, etc.)  Interagir com as Coordenações Regionais do PROINFO e com a Coordenação Nacional do Programa no Ministério da Educação - MEC, no sentido de garantir a homogeneidade da implantação e sucesso do Programa PROINFO.  Estimular e garantir a produção de softwares pedagógicos num ambiente de cooperação.  Ampliar a capacidade do domínio das novas tecnologias.

Metas a atingir:

 Equipar as escolas com computadores, impressoras e Datashow.  Proporcionarmos formação pedagógica na área de Tecnologia da Informação e Comunicação para 50% dos professores da rede municipal.

Cronograma

Físico:

Cursos Duração em horas Meses Locais Vagas Formação Linux Educacional 3.0 30 horas (sendo 20 presenciais e 10 a distância) Início: 19 de março Término: 23 de abril de 2013 Laboratório da Escola Mul. Alda Rebonato 80 professores em 4 turmas Formação Linux Educacional 3.0 30 horas (sendo 20 presenciais e 10 a distância) Início: junho Término: julho de 2013 Laboratório da Escola Mul. Alda Rebonato 80 professores em 4 turmas Projeto Clique e Crie 40 horas presenciais Início: 23 de abril Término: 22 de agosto de 2013 CID da Escola Mul. Cel Claudio 40 professores em 4 turmas Formação para os Professores dos CIDs (Centro de Inclusão Digital) 40 horas ( 28 horas presenciais e 12 a distância) Início: agosto Término: dezembro de 2013 A ser definido Todos que atuam nos CIDs Elaboração de Projetos 40 horas (sendo 20 presenciais e 20 a distância) Início: setembro Término: novembro de 2013 A ser definido 100 professores das formações de 2011 e 2012 Introdução à Educação Digital 60 horas (sendo 20 horas presenciais e 40 horas a distância) Início: setembro Término: novembro de 2013 A ser definido 50 professores em 3 turmas Formação Linux Educacional 3.0 (3ª etapa) 30 horas (sendo 20 presenciais e 10 a distância) 1º semestre de 2014 NTM (Núcleo Tecnológico Municipal) 50 professores em 3 turmas Formação Linux Educacional 3.0 (4ª etapa) 30 horas (sendo 20 presenciais e 10 a distância) 1º semestre de 2014 NTM 50 professores em 3 turmas Tecnologias na Educação: aprendendo e ensinando com as TIC 60 horas (sendo 40 presenciais e 20 a distância) 2º semestre de 2014 NTM 100 professores das formações de 2011 e 2012 Linguagem LOGO 40 horas presenciais 1º semestre de 2014 NTM 17 professores em 1 turma Internet e suas possibilidades de trabalho pedagógico 8 horas presenciais 1º semestre de 2014 NTM 200 professores em 10 turmas Desvendando o Calc 8 horas presenciais 1º semestre de 2014 NTM 200 professores em 10 turmas Explorando o Impress 8 horas presenciais 2º semestre de 2014 NTM 210 professores em 10 turmas Projeto Clique e Crie: Conhecendo o Publishe 40 horas presenciais 1º e 2º semestre de 2014 160 professores em 16 turmas. Obs.: de acordo com os resultados encontrados por meio das avaliações dos cursistas, os cursos serão rê ofertados e reelaborados para os anos subsequentes da atual gestão.

Financeiro:

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Orçamento:

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Beneficiários Diretos:

Educação digital para professores, equipe gestora e alunos da Rede Municipal. Independência por parte dos professores no uso dos computadores e autoestima elevada em relação ao saber utilizar a ferramenta e fazer parte deste mundo tecnológico. Maior participação dos alunos nas aulas nos laboratórios de informática, melhora na disciplina, redução do número de falta de alunos e possibilidade de aprendizagem dos alunos com maior dificuldade para aprender. Os CIDs proporcionam as pessoas que não possuem computadores particulares a Inclusão Digital e a cidadania por meio do acesso a Internet para efetuar inscrições em concursos ou vagas para trabalho, pesquisas escolares ou acadêmicas, criação de contas de e-mail, envio e recebimento de e-mails, digitação e produções nos computadores.

Beneficiários Indiretos:

Professores e demais cursistas sendo multiplicadores em suas escolas, ensinando e auxiliando a partir dos conhecimentos adquiridos nas formações disponibilizadas. Alunos ao auxiliarem e até ensinarem seus familiares no uso dos programas disponíveis nos computadores e na Internet. Este processo de inclusão digital possibilita uma ação colaborativa entre professores, alunos e família, na qual ambos podem estar ensinando e também aprendendo ao mesmo tempo.

Resultados:

Ao término do curso Linux Educacional por meio da ficha de avaliação preenchida pelos cursistas de todas as turmas obteve-se os seguintes resultados a partir de três categorias de análise: * espaço físico: 81% ótimo, 17% bom, 2% razoável * conteúdo trabalhado: 79% ótimo, 19% bom, 2% razoável * equipe: 94% ótimo, 6% bom Na questão qualitativa podemos observar que houve um enriquecimento por parte dos professores no sentido técnico, pedagógico e humano no enfrentamento com a utilização dos computadores como ferramenta pedagógica nas salas de aula. A emoção ao conseguir fazer tarefas simples frente aos computadores, de criar seu e-mail, de criar suas atividades ficou registrado em nossas mentes e nos relatos das avaliações. Abaixo segue alguns relatos: Os conteúdos auxiliaram na melhora de minha pratica pedagógica tornando a tecnologia mais presente. (Professora A) Gostei muito de fazer o curso, me surpreendi, pois os recursos que foram apresentados são muitos úteis para o nosso dia a dia. (Professora B) Para mim foi muito bom o conteúdo que foi trabalhado, pois não sabia nada. (Professora C) O curso foi excelente principalmente para os professores que possuem medo de trabalhar no laboratório. (Professora D) Sugestão, mais aulas sobre a barra Edubar, pois e muito rica em "conteúdo" podemos explorar vários eixos para auxilio no dia do professor e alunos. (Professora E) Sugerimos que haja mais oportunidade de participação, mais curso de capacitação. (Professora F) Em relação à equipe de formação: Muito atenciosos, principalmente com as professoras quem tinham dificuldade no entendimento da tarefa a serem cumpridas. (Professora G) Sempre auxiliaram sanando as duvidas e traziam novidades. (Professora H) Que essa equipe continue dando mais formação. (Professora I) Todos ótimos e bem preparado. (Professora J) Pacienciosos competentes com os pés na realidade. Fizeram em pouco tempo o trabalho de muito tempo. (Professora K)

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

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